quinta-feira, janeiro 10, 2008

9 O Retorno do Espírito

por Dudu
Mais do que o resultado, a fantástica partida de segunda-feira contra a Internazionale mostrou que o grupo de jogadores Colorados parece ter recuperado nosso maior trunfo na temporada 2006: o Espírito.
Sim, com letra maiúscula, pois o Espírito assim merece ser tratado. É Ele - o Espírito - que nos levou e nos levará às vitórias em 2008. Vejo no grupo muita seriedade, muito comprometimento, muito foco na cara de todo os jogadores (até os do banco). Como diz o Fernandão, muita "do-a-ção".
Senão vejamos: quem não ficou com uma ponta de dúvida quando o Abelão colocou Jonas, Maycon e Ramón a jogar contra Matterazzi, Ibrahimovic, Zannetti e Crespo? Sinceramente, achei que os guris fossem se borrar nas calças, até porque o gringão lá estava descendo a bota. Mas não, entraram com personalidade, o que demonstra que há muita consciência e segurança no grupo, aquela confiança mútua que denota que o Espírito se faz presente.
Todo Espírito tem seu guardião, e o nosso é Pablo "El Cholo" Guiñazu, um cara que é exemplo de conduta futebolística e que parece contagiar os demais jogadores com sua entrega a cada jogada. Ele realmente dá tudo o que tem nos lances.
Ainda, todo Espírito tem seu anjo-da-guarda, e o nosso é o Nilmar. Fantástico, fantástico. Comparando com o Pato, acho que Pato é e será mais espetacular, o melhor do mundo e o escambau. Mas Nilmar é increvelmente mais útil ao Inter do que Pato. Ele briga, ele participa, ele corre atrás do goleiro, atrás do zagueiro, põe na frente, leva falta, nunca fica parado... até gol de bicicleta ele faz. Ele faz o que o Sobis fazia no Inter, só que muito melhor, e ainda faz mais um monte de coisas que o Sobis não tinha condições de fazer.
Enfim, senhores, com o Espírito permanecendo, tenho a convicção de que nada vai nos separar de um ano absolutamente triunfal.


9 Comentários:

Schroder-EUA disse...

Concordo Dudu, a gente sente isso..que parece que a vontade e raça voltaram. Mas vamos torcer que isso continue assim!

PS:

Raul estará na Radio Band nessa manhã as 11:30. O pessoal da Band entrou em contato com o Blog para entrevista-lo...go get them Raul!

Gonçalves disse...

É verdade...eu creio que muito do que se perdeu no ano que passou foi além da conquista do mundial a logo parada e meio que real perda do fóco do que querer conquistar em um novo ano em que se havia ganho quase de tudo...agora é diferente terminamos um ano pronto, com um time pronto, enxugado por aqueles reservas que ficavam no banco e na real convicçaõ a gente sabia que se fossem chamados muito mais piorariam o time do que iriam melhorar algo...o Nilmar...o Guina...o Magrão são caras que tiram espaço do adversário o que já facilita a marcação no nascedouro da jogada adversária...este ultimo num determinado momento da partida ainda peitou um dos caras da Inter que de fraquinho não tinha nada...e acho que é por ae..um time que não se deixa abater, convicto do que quer e não leva desaforo pra casa...é um ano de muito otimismo , mas de real pé no chão.

Anelise disse...

Precisamos entender que o que houve no ano passado foi "pura ressaca". Quem é ou já foi do esporte sabe que isso é algo inteiramente normal, aceitável e até esperado. O problema é que alguns aproveitaram o fato para "disseminar" o terror...
O CAMPEÃO DO MUNDO VOLTA A ATACAR!!!
Viram, tese confirmada: foi só Christian sair e a nuvem negra que pairava sobre o Gigante se foi. A Portuguesa que se cuide...(ah, ah, ah).
E dá-lhe Inter!!!

Schroder-EUA disse...

Anelise concordo que houve ressaca...em varios esportes sempre tem um time que ganha 3, 4 ate 5 titulos nacionais consecutivos, a tal dinastia, sem ter problema de ressaca. O problema nosso foi ressaca mas piorado por nao saberem lidar com isso e manter a cabeça dos jogadores no lugar certo. A festa foi liberada e esqueceram de dar continuidade. Mas tem times que souberam lhe dar com isso e ganharam titulo apos titulo...

col disse...

Resta saber se a raça vai continuar contra times bem menores que a Inter de Milão.

Temos muitos jogadores que jogam bem 3 ou 4 vezes por ano (Iarley, WM e Alex). No resto do ano ficam importunando.

Mas 2008 começa melhor que 2007.

Duvido muito que ``Andrezinho`` seja a solução para o meio.

Vendam o Alex e aposentem o Iarley, por favor!!!!!!!!!

Dudu Guimarães disse...

Não aceito a tese da ressaca... pra mim, isso é desculpa esfarrapada para falta de planejamento. Imagine se uma empresa, após um fantástico ano de produção, passa um ano trabalhando menos. O que acontece? O concorrente passa por cima e a diretoria é demitida. Nos falta consolidar a posição de clube vencedor, máquina de levantar taças, coisa que o São Paulo começou a fazer há alguns anos. Creio que estamos no mesmo caminho, o caminho da mentalidade vencedora, e não da façanha esporádica.

Anelise disse...

Dudu e Luis: A questão é que o Inter passou muito tempo perseguindo estes títulos (L.A e Mundial) e os conquistou num único ano, então entendo que o relaxamento seja praticamente inevitável. A partir de agora, no entanto, já estaremos mais habituados com as conquistas e a reformulação necessária foi efetuada, então com certamente será diferente (já está sendo). A tese da ressaca não inviabiliza a tese da má administração que foi visível. No entanto, mesmo com toda a letargia de nossos dirigentes, ainda tínhamos mais time do que muitos para os quais perdemos jogos ridículos...
Infelizmente, a cultura futebilística do Brasil ainda está muito distante da cultura empresarial, portanto Dudu, concordo contigo em genero e grau, mas acho que ainda não há como comparar...

tela disse...

O mais interessante é que este ESPIRITO contagiou a nós torcedores. Pois com todos que converso temos o mesmo sentimento: Pés no chão e cabeça no trabalho. Sem essa de fazer passeata quando o time voltar. É só a recepção no aeroporto pelo titulo e deu. Até o gauchão que eu não via sentido no que o Inter ganharia em projeção, já estou mudando de idéia, devido a uma conversa com a Diana no dia do jogo do BV, o gauchão é importante pra valorizar o campeonato e pra terminar a sequencia daquele outro time. O Inter tem que mostrar que é forte, não jogando pra humilhar os times mais fracos, mas para realmente impor o porque se tornou tão forte assim.
Abraços a todos amigos colorados.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

A ressaca parece não chegar lá no SP, inclusive percebi MAIS UMA GRANDE DIFERENÇA entre o Inter e SP, nós compramos jogadores velhos e quase damos de graça os jogadores novos, no SP eles pegam / formam os jovens jogadores e os vendem novos ou velhos por valores muito além da qualidade.

Vejam, Fabão muito bem vendido (agora acabou pro futebol), Lugano, Danilo, Josué, Mineiro, exceção BRENO (verdadeira fortuna).

Nós compramos Marcão, J Luiz, Sorondo, Orozco, Christian, e mantemos a peso de ouro os hoje quase ex-jogadores Indio, Iarley e até o WM (decadência incrível prum cara de 28 anos). Exceção Guinazu qualidade física incrível para 29 anos...

Enquanto isso nossos jovens, tais como Sidney, Adriano e até o Jonas, comprovadamente melhores do que os titulares WM, Indio e Iarley, amargaram um longo ano de 2007, por isso ainda não se afirmaram no time...

Agora estão inventando o Iarley como 12o., VERDADEIRO ABSURDO...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]