sábado, janeiro 26, 2008

12 GRITO DA SOCIAL = Voz do Coração


ESCRITO POR NELSON B.

As idéias abaixo representam um sentimento baseado em experiência de quem acompanha futebol ao vivo desde 1968, muitos chamam de ´corneta`, Torço para estar errado, mas guardem este post, se for o caso, pagarei o pecado um praça pública.

Renan - Bom titular

Clemer – Bom reserva

Jonas – Bom lateral, poderá ser um bom 1º. Volante, precisa seqüência.

Bustos – Bom lateral de apoio, deverá ser melhor observado na marcação

W Monteiro – Péssimo lateral, sem força e velocidade, só de 1º. Volante, esqueceu o futebol de 2006.

Índio – Se entrar em forma poderá até voltar a ser titular, numa defesa de 02 zagueiros, não deveria ir ao apoio, não tem qualidade nem velocidade.

Marcão - Só na lateral esquerda, e olhe lá ! Insiste em querer jogar de 3º. Zagueiro, mas não dá, o Inter não é o Atlético-PR.

Orozco - De zagueiro não dá, talvez um razoável 1º. volante, jogador muito lento.

Sidnei – Bom zagueiro, poderá vir a ser craque !

Dani Morais – Bom zagueiro, não inventá-lo como volante.

Sorondo – Bom zagueiro.

Ramon – Não dá

Alex – Nunca deu, sem condições de jogar futebol, não corre, assiste ao jogo, não se compromete, a não ser na bola parada cuja eficácia é baixa.

Maycon – Não dá

Edinho – Bom primeiro volante, péssimo zagueiro e péssimo passador / condutor de bola, não deveria passar do meio-campo.

Magrão – Excelente 2o. volante, também pode ser 1º. Volante.

Guinazu – Excelente 2º. ou 3º. Volante, poderá também jogar de 4º. no meio-campo.

Ji-Paraná – Não dá, não tem estatura / corpo para jogar de 2º. volante.

Adriano – Se recuperar o preparo físico é um bom atacante.

Roger – Jogador ainda sem demonstrar seu potencial, precisa de seqüência e jogar em sua posição, meio-campo pela direita com chegada no ataque.

Iarley – Faz 34 anos em março, isto pesa, ainda mais para um atacante de poucos gols e que teve na velocidade e força suas melhores qualidades. Quantos gols ele fez em sua carreira ? Aposto que foram muito poucos....

F9 – Excelente atacante, péssimo no meio-campo, deve jogar só a partir da intermediária ofensiva e entrar mais na área, caso negativo, vira um peso para o time, não deve buscar o jogo na defesa.

Nilmar – jogador de lado do campo, deve ser o 2º. atacante.

Gil – Posição indefinida, pois é um jogador que não entra na área, joga só pelo lado campo, parece sem força, não tem imposição física e técnica para ser titular em um clube com as exigências do Inter.

Celeiro de Ases - Temos um verdadeiro celeiro de ases, mas qualquer jovem tem que entrar naturalmente em um time entrosado com esquema de jogo definido, o que não é o caso do Inter, pois o Abel já está aqui há praticamente 03 anos e a cada situação muda totalmente seus planos. Confunde atacante com meio-campo. Parece não conhecer o elenco, as posições dos jogadores, e o melhor esquema tático a ser empregado. Tem jogadores cativos que jogam em várias posições mesmo sem renderem o suficiente, parecem ´permanecer` no time por ´decreto`, WM, Alex, Marcão, Orozco e Iarley, por exemplo, enquanto os jovens dificilmente tem chances de afirmação, Sidnei, Dani Morais, Roger, Pato, (sim, foi ´criticado` publicamente).

Vejamos o co-irmão da Azenha, ano passado perderam vários jogadores e mesmo assim fizeram vários times e sua campanha foi muito melhor do que a nossa, revelando bons jogadores que entraram no time na ´marra´ e mesmo assim saíram-se.

Parece que no Inter esqueceram-se de Galvão, Pinga, Aloísio, Falcão, Batista, Jair, Carpegianni, e outros, pois lá a filosofia é comprar / segurar jogadores com idade avançada e vender os jovens promissores jogadores, como L Adriano, J. Guilherme, Marcelo Boeck e outros por qualquer proposta que apareça.

Esta é a maior diferença entre o Inter e o SP, lá quando vendem os jovens (muito raro) o vendem muito bem, e não compram jogadores acima de 25 / 26 anos, apenas os pegam por empréstimo. Se desfazem dos veteranos quando já ´deram tudo` sendo a reposição imediata e de qualidade superior. Ex: Lugano, Fabão, Danilo, Mineiro, Josué, Leandro, etc...

Aqui os jogadores são ´eternos´, isto torna o grupo com ´lideranças` por antiguidade e respeito, em qualquer setor da atividade humana a liderança ou titularidade deve ser por ´méritos` , pois todo o grupo percebe a diferença no tratamento e nas oportunidades. Os jovens só entram na ´fogueira` e tem que mostrar muito futebol, pois são passivos de críticas públicas por parte do treinador, ao contrário dos ´amigos` que mesmo após razoável atuação, são efusivamente elogiados (do tipo eu adorei, me encantei, etc...).

Os melhores jogadores do time Campeão Mundial já saíram, os que ficaram é porque ninguém quis (exceção talvez o F9), só que estes que ficaram eram bons acessórios, nunca poderiam ser promovidos à craques, foi este o erro de 2007 e está sendo o erro de 2008. Eles são os ´respeitáveis´ donos do time e nada poderá ser feito, então temos que agüentar uma bola parada sendo combinada entre Alex e WM, o Granja jamais cobrou uma falta no Inter, pois os ´líderes` não deixavam, será que o deixarão o Bustos cobrar faltas, será que deixarão ele jogar, o Jonas é seguidamente elogiado pelo Abel, mas o ´eterno` WM não sai do time.

O time está ficando ´velho` isto para uma longa temporada é ´mortal`.

Apesar de todo este tempo aqui em Porto Alegre ainda não sabemos os critérios de escalação e critério na escolha de esquema ´pensados` pelo Abel, ele diz que este grupo é o melhor de todos que trabalhou, onde está então o erro ?



12 Comentários:

João Marcelo disse...

Então você quer diser que a atual política de futebol do internacional está equivocada? Caro amigo, você está indo contra os fatos....Nos últimos anos ganhos muitos títulos e revelamos diversos jogadores, alguns com aproveitamento na equipe principal e outros não. Por exemplo, aproveitados: Sobis, Nilmar, Renan, Lucio, Daniel Carvalho, Edinho e Pato e Luis Adriano (sim, tbm foram aproveitados, afinal foram campeões do mundo). Outros, pela lei de mercado foram negociados para gerar receita ao clube.

Para o SP os méritos do SP. Mas, vale lembrar, para o amigo, que o nosso colorado é o clube mais vitorioso, até o momento, da década que vivemos. Portanto, nós somos o exemplo a ser seguido, inclusive ao vizinho da azenha.

Abraço, João Marcelo

Precisodevcakis2 disse...

Acorda meu! Tu tá cego???
O Inter é o clube mais organizado do Brasil, revelou vários talentos nos últimos anos, tem uma política de futebol fantástica e deu todos os títulos que tu sempre sonhou!
Não dá mais pra aturar essa cornetagem desenfreada e essa enxeção de saco apenas pq tivemos um ano ruim!
Parecem um bando de histéricos achando que tá tudo errado!
Simplesmente não dá mais pra argumentar com esse tipo de pessoa.
Dá uma olhada no rating do teu comentário e vê se tu está agradando algém??
Semana passada já falou um monte de porcarias, agora de novo??
Loius, por favor, tá na hora de substituir o bloguista!

Schroder-EUA disse...

Bah o Nelson com uma media de 2.2 ...acho que o pessoal não gostou Nelson!!

Guilherme Mallet disse...

Edinho foi o jogador com melhor média de passes certos do campeonato.

Só para começar.

Tu preferia o tempo dos contratinhos de 6 meses, que os caras vinham aqui fazer festa e ir embora, ou tu prefere os contratos de longo prazo que fazem os jogadores ficarem comprometidos com o time e com a torcida?

É corneta demais. Só o que faltava era começar a elogiar o time da Azenha e usá-lo como exemplo de política de futebol...

col disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
col disse...

Cornetas, ceguetas e muretas...

Pode ser Felipe, alguns aqui enxergam demais o lado ruim. Tu eh um que pensa que tudo no Inter eh motivo de comemoracao, do tipo fanfaronice do Piffio e Abel.

Precisodevcakis2 disse...

Sem comentários col...generalizar é brincadeira. Mas não poderia esperar outra coisa, a turma da corneta quando perde os argumentos parte para a generalização e demerecimento dos comentários. A própósito, tu deve estar tendo um pessimo ano de 2008 com teus odiados WM, Iarley e Alex jogando bem...

Schroder-EUA disse...

Col quer participar do chat?

entra no skype

col disse...

nao estava online, Louis. Fica pra proxima.

Dellinghausen disse...

Parei de ler quando ele falou q o indio não tem velocidade, é só o zagueiro mais rapido do brasil.

Cara acha q ficar corneteando é torcer.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Pessoal !

Um verdade dura e dói poucos dias, uma mentira dura e dói anos.

Se voces acham que o parâmetro do Inter é o VEC ou Zéquinha, então estamos muito bem.

Dellinghausen disse...

Tive a péssima idéia de continuar a ler depois do índio, desculpe mas vou ter q floodar para responder tanta bobagem.

Quanto a parte do grêmio, é óbvio q eles colocam os jovens deles, só contratam jogadores de qualidade duvidos e são todos por aluguel de 6 meses ou no maximo 1 ano.

A maior diferença entre Inter e SP, é q o SP esta em uma cidade de + de 10 milhões de habitantes, enquanto o colorado esta em um Estado q agora q tem 10 milhões de habitantes, sem falar na aceitação do SP em todos os estado Litoraneos do PR para cima, enquento os times gaúchos só tem uma aceitação maior nos estado da fronteira oeste brasileira, estados de pequenas populações. SP vende os seus jovens muito bem? Kaka 8 milhões de dolares, um ótimo negócio.
Pelos motivos de mercado citados acima o SP tem como manter 2~3times de muita qualidade, e assim quando perdem um jogador ja tem a reposição, q outro jogador poderia se dar ao luxo de contratar por ex o Hugo e quase nem colocar ele para jogar?

"Aqui os jogadores são ´eternos´, isto torna o grupo com ´lideranças` por antiguidade e respeito, em qualquer setor da atividade humana a liderança ou titularidade deve ser por ´méritos"

Ser campão da libertadores e do mundo realmente não é mérito algum.

O nome da tua coluna é perfeito, gritos da social, area da torcida famosa por suas cornetas. Aquela area aonde o silencio perpetua quando o inter está bem, quando houver alguma agitação por la pode saber é pq tem algo errado em campo para eles comemorarem.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]