terça-feira, dezembro 25, 2007

4 NOSSOS TÍTULOS – Campeonato Municipal e Estadual 1934


Escrito por Raul Pons


Após o título de 1927, o Internacional entrou na fase mais difícil da sua história. Perdeu o sem campo, e correu sério risco de fechar as portas, solução que chegou a ser proposta por Antenor Lemos, um dirigente tradicional. Muitos anos se passariam até que o Colorado conseguisse se recuperar. Mas um dia as alegrias voltaram.

O Internacional necessitava dar uma renovada no grupo, para voltar a vencer. E em relação ao time do ano anterior, 1934 começava com muitas novidades. No gol, continuava o eficiente Penha. Na zaga, Risada, zagueiro de seleção gaúcha, recebia a companhia do ex-volante gremista Poroto, que trocou de time e posição, para assumir a vaga de Miro. Da linha média de 1933 (laterais e volantes), sobreviveu apenas o lateral Garnizé, que trocou a esquerda pela direita. Na sua posição anterior entrou Levi. O centromédio Mabília, contratado ao São José, em 1933, saiu do time para dar lugar a Darci Encarnação, jogador de drible fácil e chute forte, que havia sido campeão gaúcho pelo São Paulo de Rio Grande, na última temporada. No ataque, Honório e o craque Tupan mantiveram suas posições, enquanto Chatinho, Mancuso e Marreco chegavam para completar o time. Cavaco e Venenoso, titulares em 1933, foram reservas bastante participativos na campanha vitoriosa.

A chance de testar as potencialidades coloradas surgiu em 25 de março de 1934, na Chácara das Camélias, quando foi disputado o Torneio Início. Na primeira fase, o Colorado bateu o Americano, o Zequinha eliminou o Força e Luz e o Porto Alegre derrotou o Cruzeiro, todos pelo placar de 1x0. Na semifinal, o Internacional bateu o Grêmio, que estreava, também por 1x0. Porto Alegre e São José empataram em 1x1, mas o veterano “Fussball” classificou-se pelos escanteios a favor (2x1). Na final, o Colorado voltou a vencer por 1x0, e ganhou o Torneio Início.

Quando a bola começou a rolar para valer, o Internacional estreou bem, fazendo 5x0 no Porto Alegre. Na segunda rodada, nova vitória, sobre o Americano. Como o Grêmio folgou, o Colorado abriu 2 pontos de vantagem sobre o rival. Mas a terceira rodada trouxe surpresas: o Grêmio caiu diante do São José (2x1), mas o Internacional perdeu para o Cruzeiro, 1x0, gol de Inácio, a dois minutos do final. A vantagem para o Grêmio se mantinha, mas a liderança do campeonato foi perdida para o Cruzeiro, que acumulava três vitórias. Nos jogos seguintes, Internacional, Cruzeiro e Grêmio acumularam vitórias, até que veio o Gre-Cruz, e com a vitória gremista (3x1), o time estrelado foi alcançado pelo Internacional. E para fechar o turno, o Colorado bateu o Grêmio por 4x3, com Honório fazendo o gol da vitória.

Campanha Colorada – 1º turno:
5x0 Porto Alegre
3x0 Americano
0x1 Cruzeiro
4x1 Força e Luz
2x1 São José
4x3 Grêmio

O returno começou com nova goleada sobre o Porto Alegre (5x0). Grêmio e Cruzeiro também começaram vencendo. Na terceira rodada, os dois líderes se encontraram, nos Eucaliptos. Na 1ª etapa, Cavaco marcou duas vezes e Mancuso fez 3x0 para o Colorado. Mas na 2ª etapa o Cruzeiro reagiu e Laci e Cascão diminuíram o prejuízo. Contudo, aos 34' Mancuso marcou mais um, e a vitória por 4x2 garantiu a liderança isolada. Na rodada seguinte, o Colorado empatou com o Força e Luz (2x2), mas o Cruzeiro perdeu em casa para o São José (2x1). Em 30 de setembro, ao bater o São José por 1x0, o Internacional conquistou o título, mesmo faltando uma rodada. Na última rodada, vitória de virada no Gre-Nal (2x1), resultado que deixou o rival na 3ª colocação, atrás do esforçado Cruzeiro.

Campanha Colorada – 2º turno:
5x0 Porto Alegre
2x0 Americano
4x2 Cruzeiro
2x2 Força e Luz
1x0 São José
2x1 Grêmio

A seguir, veio o campeonato estadual. Como campeão de Porto Alegre, o Internacional estreou direto na fase final, ao lado de Uruguaiana, Novo Hamburgo, Riograndense de Cruz Alta, e o forte 9º Regimento, de Pelotas (atual Farroupilha). Em um jogo eliminatório, o Riograndense bateu o Novo Hamburgo (3x1). Nas semifinais, o Colorado detonou o Uruguaiana (4x2), enquanto o 9º Regimento derrotava o Riograndense na prorrogação (1x0). Na grande final, o adversário assustava. Por outro lado, no mesmo ano o Internacional já havia vencido em amistosos o próprio Regimento (6x0) e a Seleção Pelotense (6x3). Mas decisão é decisão, e o gol do título só saiu aos 28’ do 2º tempo, Tupan, de pênalti. O Internacional ganhava seu segundo título gaúcho da história, e o 9º Regimento teria de esperar mais um ano, e um adversário mais fraco, para botar a mão na taça.
PS1: A qualidade da imagem está horrível, eu sei, mas foi a única foto que consegui de Tupan, o herói desta temporada.
PS2: Um Feliz Natal a todos os colorados (e mesmo aos "outros", também, he, he, he).


4 Comentários:

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Não sabia que esse 9º Regimento era o Farroupilha.
Muito bom, Raul.
Esse "adversário mais fraco" seria o co-ermão? ahuahaua

Raul Pons disse...

Exatamente, Rodrigo, he, he, he. O 9º Regimento tinha um bom time, mas em 1934 teve de se contentar com o vice. Em 1935, enfrentou o Grêmio, na final. Perdeu o primeiro jogo por 3x1, mas venceu o 2º por 3x0 e o jogo-extra por 2x1. Detalhe: todas as três partidas foram em Porto Alegre (a última nos Eucaliptos).

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

rodrigo joga igual ao mazinho loyola

uauhahuauha

grande post raul!

Gonçalves disse...

E o fato dos escanteios serem fator de desempate....se fosse nos dias de hoje cada escanteio era meio gol hehehe...Feliz natal ae Raul!!!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]