terça-feira, dezembro 18, 2007

19 FC é Numero 1

Acho que no Brasil "Cards" nunca virou grande mania mas aqui nos EUA Cards de Baseball e outros esportes é negocio serio a muito tempo. Lembro que quando eu era guri aqui nos EUA nos anos 70, sempre que eu ganhava um dollar pra comprar alguma coisa eu comprava chocolate ou Cards de Baseball ou Football Americano. Cada pacote vinha com umas 6 ou 7 cards mais um pedaço de chicle. Chato era quando eu abria o pacote e não tinha um jogador do meu time (Os Reds) ou se tivesse um Card da qual eu já era dono. Pior ainda, quando o Card duplo era de um jogador que não prestava. Com os duplos a gente tentava trocar com algum amigo e por isso aqui cards são conhecidos como "Trading Cards" pois eram feitas para serem trocadas de mão. Quem tinha dois "Falcão" (para usar futebol como exemplo) poderia trocar o Falcão extra por um monte de perna de pau.

Cada ano, eram lançados Cards novos de cada jogador e cada time da Liga. O Valor do card dependia do jogador e de sua raridade. Card de jogador novato (seu primeiro ano) que anos depois viria a ser idolo de repente ganhava um valor astronomico. Um Gabiru provavelmente teria pouco valor. Provavelmente nos primeiros 10 anos de carreira do Gabiru os Cards deles trocariam de mão rapidamente já que poucos levariam fé no seu sucesso no futuro. Mas com aqueles 15 minutos em Yokohama o valor de todos os Cards do Gabiru iriam subir muito. Mas isso se existissem cards de futebol no Brasil.

Futebolcards dos anos 80

Nos anos 80 até tentaram. Por 2 ou 3 anos fizeram Cards identicos aos Cards daqui dos EUA. Eram tão parecidos (e ate tinham chicle no pacote) que acho que era da mesma compania. Mas por alguma razão, como outras coisas boas no futebol (lembra do Canal 100 que tambem se foi?) elas desapareceram do mercado nos anos 80.

Aqui nos EUA fazem cards dese 1890, isso mesmo, desde o seculo 19! E continuam fazendo. O Card mais caro da historia foi vendido recentemente por $2.3 Milhões de Dollar. isso mesmo, um card de 90 anos atras, em perfeitas condições foi comprado em leilão por esse preço. O Card é tão raro que é proibido toca-lo sem luvas, isso se te deixarem chegar perto!

A Mona Lisa de Cards. Vendido por $2.3 Milhões de Dollars.

30 anos depois ainda tenho todos esses cards numa caixa. Tenho varios craques da epoca, mas meu pecado foi não ter cuidado melhor dos Cards que ficaram em boas mas não perfeitas condições, o que faria o seu valor mais alto. Em alguma casa nos EUA deve ter uma caixa num porão cheio de Cards de decadas atras que valem muita grana. Tomara que quem ache elas saibam do seu valor. Muitas crianças colocavam cards nos rodas de suas bicletas para da um barulinho "de motor" cada vez que tu ganhava velocidade...esses cards eram destruidas em segundos. Cards que um dia poderia valer o preço de um carro novo!

Então com essa paixão antiga que tenho por cards, combinado com a tecnologia de hoje que permite a gente fazer essas coisas, mais o material que tenho do Mundial no Japão comecei a fazer cards do Mundial (com a ajuda do Professor Mark no design). Fiz um teste e amanha deve ta chegando aqui em casa o resultado do teste, parece Natal, mal posso esperar o carteiro para ver como ficou o primeiro card que fiz.

Ah sim, e o FC... como é normal numerar os Cards pensei, qual deveria ser o CARD #1? Aí logo pensei, só pode ser o card do Fernando Carvalho, ele é o numero um. E adivinha qual card será o #16?

Aí está alguns dos Cards que já comecei a fazer. Cada um tem na frente uma foto feita no Japão e atras detalhes sobre a foto. Agora quantos Michel será que vale um Gabiru? E será que um Gabiru vale mais que um Fernandão?



19 Comentários:

Daniel D disse...

Oi Louis, ai nos EUA existem album de figurinhas ? Sempre que tu fala sobre os cards, eu me lembro dos albums de figurinhas. Os cards parece terem a mesma função, só que mais chiques, já que não sao colados nos albuns

Schroder-EUA disse...

Daniel

Deve existir album de figurinhas mas deve ser coisa mais pra criança pequena. Aqui Cards é mais para coleçoes e não necessariamente crianças. Acho que figurinhas de colar é mais popular no Brasil por razoes economicas, pois deve ser mais barato fazer do que cards que tem 2 lados e papel mais grosso.

Almighty disse...

aqui no brasil nos anos 90 eu lembro q cheguei a colecionar uns cards da coca-cola do campeonato brasileiro, nao lembro o nome mas eu tinha gente tarimbada, como Muller e o meu principal, Gamarra! e outros como aquele tal de Axel, pena q depois dei os cards pra um piazinho vizinho meu...

Anônimo disse...

Louis,
nao tem como vender essa ideia pro inter?
os cards estao muito bonitos!, parabens!

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Hehe, esses dias eu tava olhando as coisas velhas que eram do meu pai e do meu irmão e descobri um monte daqueles cards dos anos 80 que vc colocou foto aí em cima. Quando eu era pequeno eu já tinha visto aqui em casa, mas não sabia mais onde estavam. Tem quase todos os times completos, inclusive o Inter. Achei que ninguém mais lembrava daquilo.... Muito legal, pena que não deram continuidade. Eram chicletes da Ping Pong se não me engano.

OFF: Alguém poderia me explicar se foi o Abel que escalou o Sub-20 do Inter ontem? O time mudou toda a estrutura que estava dando certo, colocou um canhoto (Ramon) pra jogar de Meia Direita e um Destro (Tales) pra jogar de Meia Esquerda no primeiro tempo. Se não foi o Abel, ele deve ter dado dicas pro Loss....
Apesar da derrota, o time jogou muito melhor que o Cruzeiro. Dá pra aproveitar muita gente desse time. Principalmente o Sandro e o Tales.

Anônimo disse...

Ae Louis, eu lembro do tempo de infância e esse esquema de querer imitar o barulho de motor na bicicleta era feito com tampa de margarina presa no garfo traseiro da "bici" com prendedor de roupa de madeira. Bons tempos aqueles. Garanto que vários por aqui tbm fizeram isso, pois era muito comum.

Quanto aos cards achei muito show. Lembro de jpa ter assistido alguns filmes americanos onde é retratado esse esquema dos Cards. Aqui no Brasil não lembro de ter visto isso, mas os álbuns de figurinhas da Copa União e Campeonato Brasileiro faziam muito sucesso no meu tempo de criança. Eu cheguei a completar um deles, acho que o de 88. E os craques vinham com um carimbo da Placar para indicar que era craque! Hoje em dia isso sumiu um pouco e acredito que tenha sido em função das crianças estarem muito voltada pra internet, iPod e outras coisas hoje.

Lembro tbm que eu colecionava figurinhas da Copa do Mundo de 86 que vinham nos chiclés Ping-Pong. Tinha várias que ainda devem estar lá na casa da minha mãe em algum lugar!!!

Mauricio Machado disse...

No início da década de 80 existiu algo parecido com os cards aqui no Brasil. Como disse o Estevam, os cards vinham num chiclete Ping Pong e eram um pouco maiores e feitos com um papel mais firme que o das figurinhas da Copa União. Atrás dos cards, tinha informações sobre o jogador. Não sei quanto tempo isso durou, pois no início dos 80 eu tinha 6 - 7 anos, mas não deve ter durado mais que 2 temporadas.

Gonçalves disse...

Bah estão ficando legais os cards Louis...esses cards da ping pong era os futebol cards eu tenho uma caixa de sapato cheia deles ainda estes dias vi um programa na ESPN Brasil e tem cara que compra isso, tem até no mercado livre pra vender hehehe...no dia que tava fuçando encontrei varios caras que eram jogadores e hoje são técnicos ...vou scanear alguns e ir colocando no domingo os mais curiosos, ok?

Mauricio Machado disse...

Foi fácil de achar:

http://www.cardspingpong.com.br/

Só os tiozinho vão lembrar disso.

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Nunca fui muito fã dos albuns de figurinhas. Mas sou colecionador. Se existisse cards como esses do Louis, talvez me interessasse.

Seria uma grande jogada de marketing se o Inter fosse pioneiro numa coisa desse tipo. Principalmente se ficasse popular.

@Estevam: pensei a mesma coisa ontem, vendo um lateral no meio (caminho inverso ao do Alex).

Unknown disse...

acham mesmo que nosso departamento de marketing vai fazer isso??? fala sério...

- nao conseguiram nem colocar um outdoor da conquista do mundial na entrada de porto alegre, como ja faz tempo aquele outro time que se diz campeao de algo.

- até hj nao lançaram a camisa branca que o inter usou no mundial, com as 5 estrelas, essa que lançaram agora para completar 1 ano do mundial é uma piada, tecido podre e ja com a estrela do mundial, nos camelos deve ter coisa melhor.

- Nao foram capaz de dar um fardamento completo para os guris jogarem a final, tinha 2 tipos de camisas e todas do modelo antigo.

- trocaram nossa estrela do mundial por uma coroa, onde ja se viu o clube do povo ter uma coroa na camisa...

- so agora deram atençao para algo que poderia ter dado dinheiro, o Gabiru...

- os bonecos que falaram e tal.. nem pensar..

futebol é paixao... e tem que saber explorar isso melhor.

Schroder-EUA disse...

pois é chapolin...acho que o Inter poderia ter aproveitado o Gabiru muito mais ele era uma atraçao e continua sendo.

Aqui depois de jogos os clubes sempre selecionam 3 jogadores para sentarem numa sala e darem autografos a torcedores...é marketing..criando uma conecçao com o torcedore. mas no brasil acham o torcedor dependente do futebol e nao se esforçam demais pois sabem ou pensam que sempre estarão la.

Quanto aos cards acho que o Colorado sabe onde me encontrar se quiserem fazer algo nesse meio tempo vou fazendo sozinho. So nao aceito fazer figurinhas...tem que ser cards mesmo! :)

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Vocês repararam que o ano de fundação do Inter, no card da ping pong está errado? Em vez de colocarem 1909, está 1906.

Eu tenho uns cards que ganhei a anos atrás. Tenho que achar. Me lembro que, mesmo guardado durante todos esses anos, ainda mantinham o cheiro de chiclete.

Vinícius-BSB disse...

Beliatto, direto do túnel do tempo. Talvez seja o zagueiro a quem mais eu vi dar roscas. Normalmente, nas peladas, quando alguém cortava para onde o nariz estava apontado, sem muita preocupação com o estilo, sempre algum maluco gritava: "Afaaaaaassstaaaa Beliaaaattoooooo".

Caio - Mov. INTERnet/BV disse...

Fui ontem na loja do Inter e existe a camiseta branca do Mundil manga-longa, porém só tamanho P.

Claudio / movimento internet BV disse...

Ahahahahah , eu tenho guardado o do falcão 2°, caçapava , jair ,batista e bagatini ;-) e omais difícil de todos Taborda do corinthians ;-)

Claudio / movimento internet BV disse...

Naquele tempo era o mais difícil ;-)

Schroder-EUA disse...

OK o test Card chegou e ficou otimo. Da uma conferida no video que coloquei ali em cima.

Vai Sabe ... disse...

Louis veja só q coisa estava procurando cards para imprimir e colecionar pois minha cidade é pequena não tem disto por aqui !
Cara vc ja pensou em disponibilizar cards para download ae pra gente!

fariamos uma coleção virtual seria legal!

Detalhe ! assisti muito ao Falcão,Benitez,Manga ,Batista...tinhauma coleção de flamulas do internacional..lembra delas decada de 70 mas foram perdidas infelizmente..e as flamulas os times esqueceram-se delas!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]