quinta-feira, dezembro 27, 2007

24 Adeus ano velho

Escrito por Diana Oliveira

Bom pessoal, hoje é minha última coluna do ano de 2007, pois não terei acesso à internet até quinta-feira da próxima semana. Ou seja, adianto que não postarei na próxima segunda-feira e explico que não o fiz nesta última pela mesma razão, estive longe do computador.

Ao contrário do desempenho colorado, meu ano foi muito bom. Entre coisas emocionantes vividas em termos pessoais e profissionais, botei-me a prova de algo até então inusitado: escrever. Não que eu jamais havia escrito, pois sim, tive caderno de caligrafia no colégio! A novidade foi escrever publicamente, num blog de colorados, falando de futebol.

Confesso que quando enviei o primeiro texto ao Mr. president, gringo Louis, não acreditei que acabaria escrevendo com regularidade num espaço predominantemente masculino. Era estranho compor durante o concurso, sem usar qualquer adjetivo que indicasse a procedência feminina. Até parecia Grande Sertão: Veredas. No romance de Guimarães Rosa, Diadorim é uma mulher que se veste de homem e se mistura aos jagunços sem que percebam sua verdadeira identidade.

Penso nas mulheres que escreviam em séculos passados e assinavam com nomes masculinos, por não ser permitido a elas o exercício da escrita. Imagino uma mulher escrevendo sobre futebol então... Eu assinaria Fernando Lúcio da Costa.

Também não preciso voltar tanto no tempo, basta lembrar de um livro que li, Mulheres de Cabul, da premiada fotógrafa inglesa Harriet Logan, que visitou o Afeganistão para ouvir e fotografar dezenas de mulheres durante o regime do Taleban e depois dele. De setembro de 1996 a outubro de 2001, mulheres por todo o país foram submetidas a absurdas leis repressoras, como não poder trabalhar fora nem freqüentar escolas. As coitadas perdiam os maridos na guerra e ainda eram proibidas de ter emprego. Imagino agora um bate-papo informal entre mim e algum guerreiro taleban, sobre a escalação do colorado em Dubai...

A verdade é que ao longo da história da humanidade, são muitos os capítulos de injustiça e opressão contra as mulheres. No mundo da bola ainda persiste o menosprezo ao futebol feminino, mas aos poucos vamos abrindo os caminhos. Devagarinho. Com jeitinho. A todas as mulheres que buscam espaço, Dona Dalva, Karla - minha irmã recém formada em medicina, companheirinhas de futebol semanal, Renata - parceria de Beira Rio, Anelise – parceria de blog, Ana Paula - minha sócia, minhas grandes amigas e mais tantas outras que eu nem conheço: meus sinceros parabéns pela intensidade com que vivem e paixão com que se dedicam a tudo que gostam; da arte à engenharia, do futebol à moda, dos filhos à profissão.

Esta foi minha singela homenagem ao universo feminino, porque em 2007 eu trouxe um pouco de Luluzinha ao clube do Bolinhavermelho-blogspot.

Um feliz ano novo às coloradas e colorados de todas as querências!

Da esquerda para direita: eu mesma, Anelise e Amábile.
Como pode uma menina ser amável e ser Severo? É ou não é uma contradição papai Rafael?


Tá rapazes, também irei prestigiá-los e registro aqui o gatão BV, lindo Gabriel.


24 Comentários:

VAINTER disse...

Diana
Continue a nos dar a honra de ler bons textos no próximo ano...belo trio o da foto....


Feliz 2008 a todos do BV!!!!!

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

POH!!! E A NOSSA FOTO???


UHAUHAUHAUHA


BJÃO!!!

Rafael Severo disse...

Deus salve as mulheres!!!
Louis, tu podias fazer novas "seletivas" para colunistas do blog, só para mulheres. Assim, cada dia da semana teríamos um colunista e uma colunista. Só não sei se teríamos candidatas suficientes.

Almilano disse...

Diana, parabéns pelo texto, que em 2008 tu continues nos brindando com teus textos!!!!

Gonçalves disse...

O incrível desse ano que mesmo com o digamos insucesso da temporada..excetuando a conquista da Recopa...a bem verdade que ainda divergimos em varios assuntos e pontos de vista, mas de uma maneira geral continuamos ligados e com laços mais fortes entre nós...dentre esses laços se incluem essa nova geração, qye nem o Gabriel sobrinho do João W . que deu uma força dentro do possivel na filmagem e parecia conhecer já um pouco de todos nós..e a Amábile filha do Sevreo que na simplicidade do ganhar aqueles adesivos do Inter das mãos do Fabiano fez seus olhinhos brilhar...unindo as gerações que se fazem presentes com um agente em comum à todos que é o Internacional...é isso ae galera...FELIZ 2008 pra todos nós e para o Colorado!!!

Anelise disse...

Parabéns uma vez mais à você Diana, pela maestria com as palavras... Como bem referiste, as meninas aprendem desde cedo a se "camuflar" a fim de adentrarem "espaços" considerados de hegemonia masculina. Lembro de meus primeiros passos rumo ao Gigante da Beira-Rio, junto com meu pai e meu irmão, numa época em que pouquíssimas mulheres frequentavam os estádios (meados da década de 80). A primeira tarefa era o fardamento - o mais discreto possível de modo a não chamar a atenção do público masculino. Então era boné do Inter na cabeça, camisetão do clube(pra fora das calças, que deveriam ser demasiadamente folgadas também). A mulher que não se vestisse assim ia ouvindo impropérios desde a José de Alencar até o Gigante. No meu caso, felizmente devido à pouca idade, a estratégia do figurino e a cara de mau do papai, os rapazes quase sempre eram mais educadinhos nas brincadeiras, preferindo apenas cumprimentá-lo no estrilo "Aí, sogrão!". Mas hoje, felizmente, tudo está mudando; são mais e mais mulheres, meninas até, indo ao Beira-Rio e fazendo ativamente parte da grande nação colorada. O inter é feito de meninas como a Amábile, a Diana e eu, e de meninos gentis, acolhedores e sensíveis como todos vocês aqui do Blog.
Um bom fim de ano a todos e todas e que 2008 chegue repleto de alegrias e realizações!!!

Schroder-EUA disse...

Parabens Diana pela ano de estreia no Blog,como sempre otimos textos. E lembro do concurso, havia uma outra menina escrevendo na competição mas infelizmente ela foi elimindada. Foi uma otima competição! Voc6e está aqui por meritos proprios!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Muito bom o texto para variar....!!

Vejo que a Diana ao longo deste ano evoluiu bastante, talvez reflexo de nossa companhia virtual e às vezes em carne e osso.

Uma das grandes provas da evolução da Diana é que já não mais escreve sobre o Edinho e no Futibas BV não pronunciou o nome do Edinho....é muito boa essa guria, heinhô Batista !

Beijos e Feliz Ano Todo !

Eber Prado disse...

Mais um belo texto Diana.

Mesmo sendo redundante com meus companheiros ai de cima meu desejo era que no próximo ano pudéssemos ter mais Dianas para nos brindar com belos textos como os teus.

Que em 2008 possamos continuar apreciando a boa leitura com que tu nos comtempla.

E que possamos cada vez mais estarmos juntos todos do blog para consolidar a integração real que o mundo virtual fez nascer.

Grande 2008 a todos.

Eber Prado

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Ela falou no edinho sim nelson.

e falou de mim no fut tb
e ate tirou foto comigo

auhuhhahua

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

QUEM QUER SE EMOCIONAR COM O NOSSO COLORADO, ASSISTA ESSE VIDEO, TEXTO DO VERÍSSIMO E NARRATIVA DO GUERRINHA:

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=8502&channel=49

SE ALGUÉM AI CONSEGUIR BAIXAR E POSTAR PRA GALERA, EU AGRADEÇO!!!

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

OHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

VAMO VAMO INTEEEEEEEEEERRRRR

VAMO VAMO INTEEEEEEEEEEEEEERR

VAMO VAMO INTEEEEEEEEEEEEEEEER

EHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

OHHHHHHHHHHHHHHHHH


SOMOS A RESISTÊNCIA PORRA!!!!

Fabiano- POA-Germany disse...

Grande Diana, fico muito feliz de saber que além das perspectivas de títulos em 2008 ainda teremos a bencao dos teus textos. Que possas postar sobre assuntos mais alegres (leia-se títulos), que Fernandao encontre as Glória novamente e principalmente, que tu, junto com todos nós, tenha um feliz 2008.
Um beijao

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Porra Dadinho, tirou foto contigo também! ehehehehe

Prá mim ela falou outra coisa....

huauauaaaa

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Porra Dadinho, tirou foto contigo também! ehehehehe

Prá mim ela falou outra coisa....

huauauaaaa

Denilson M. (POA) disse...

Grande Diana! Sempre afiada nas palavras... Tu sabe que te considero um monte! (papo de bebum....heheh)

Um baita 2008 pra ti! Que possamos comemorar muitos titulos juntos por aqui ano que vem!

Marco disse...

Estou surpreso que seja a primeira vez que escreve, pois a desenvoltura é de alguém que teria até blog próprio e experência em jornal amador.

Em todo caso, Diana se insere em um círculo restrito de mulheres que escrevem sobre futebol no Brasil, como a Soninha (ESPN e Folha SP). Sou admirador de ambas.

Quanto ao Louis, já que foi denunciado pelo próprio pai ser um codinome, fica a dúvida: teria algo a ver com um certo Louis Serrano, carioca que escrevia em um jornal para brazucas em NY, nas décadas de 60 e 70?

Falaí, Louis!

Denilson M. (POA) disse...

Diana, não vais comentar do casamento do Sóbis? Queremos saber quem esteve lá, como foi, enfim, detalhes...

As mulheres não são mais as mesmas....heheh

Na foto, a familia Internacional junta de novo... que saudades...

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/3661473.jpg

col disse...

Eu quase nunca escrevo "mais um belo texto", porque na hora que eu chego por aqui já tem umas 50 frases semelhantes a esta.

Essa é a minha última aparição por aqui em 2007.

Feliz 2008 a todos!!

Marco disse...

E o Diogo Rincon?
É uma boa?
Que me dizem os colorados de POA, que o viram jogar ainda menino?
Da Rússia não tenho visto os jogos...

Unknown disse...

Tão dizendo que ele não vem mais!
Porraaaaa ¬¬

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Esse Gabriel tá podendo, heinhô? ahuahuahuahua

Parabéns, Diana!
Será que a Diana não daria uns olés nos homens no gramado tb? hauhauahua
Faz uns vídeos do futibas de vcs meninas ou convida a galera pra ir ver!!!

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Como sempre o churras maravilhoso, o pessoal idem, ...

É essa galera que faz tornar agradável nossos encontros, os colorados do BV!

Claudio / movimento internet BV disse...

Feliz ano novo pra ti Diana e pra toda a galera ai do blog , que 2008 só .... DÁ-LHE INTER ;-)

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]