quinta-feira, setembro 13, 2007

67 Pára tudo!!!!

Escrito por Diana Oliveira

O dicionário define,

Democracia:
sistema político fundamentado no princípio de que a autoridade emana do povo (conjunto de cidadãos) e é exercida por ele ao investir o poder soberano através de eleições periódicas livres, e no princípio da distribuição equitativa do poder;país em que existe um governo democrático;governo da maioria;sociedade que garante a liberdade de associação e de expressão e na qual não existem distinções ou privilégios de classe hereditários ou arbitrários.

A primeira lição que aprendi na faculdade de arquitetura é que o papel aceita tudo. Excelente aprendizado, por sinal, desde que entendi o significado disso tornei-me aluna destaque em geometria descritiva e nunca mais consegui deixar de visualizar desenhos em três dimensões. Digo e repito pra minha estagiária, tenha sempre a certeza de que não estás apenas desenhando, estás projetando, ou seja, representando no papel a realidade, do contrário, é inútil o teu trabalho. É obsoleto um projeto arquitetônico que não passa de riscos graficamente apresentáveis, sem qualquer correspondência lógica com a construção.

Muitas pessoas me perguntam o que tem de belo nos rabiscos do Niemeyer, eu sempre respondo: perfeição, apenas isso. Não há naqueles traços um milímetro se quer sem proporção, tudo que aparece através daqueles riscos, gestos sinuosos, é perfeitamente proporcional e factível. Parece uma alucinação, mas é o mais sóbrio exercício da arquitetura. Faz uns meses, assisti uma palestra do Paulo Mendes da Rocha, arquiteto remanescente da mesma escola modernista do Niemeyer. No auditório a maioria de estudantes de arquitetura e me dei o trabalho de observar as reações da nova geração diante do projeto apresentado ao estilo old school... entendiam porcaria nenhuma. Acho que ali dentro devia ter uns dez, no máximo, capazes de fazer um croqui! É tudo em computador e restam poucos moicanos que ainda projetam com um lápis e papel na mão.

No fim da palestra eu quase chorando de emoção e os alunos saindo decepcionados... Arquitetura é uma profissão clássica, nasceu antes da Engenharia e em 2007 os alunos formados não sabem projetar, as incorporadoras definem os “estilos” neo... alguma porcaria de clássico, barroco e o escambáu. Erguem-se imensos caixões com apartamentos cada vez menores e mais caros. Em Porto Alegre a Goldztein consegue ser um câncer, espalhou-se por tudo, os projetos são todos iguais, na cara dura, só muda (um pouco) a fachada. Os quartos são ridículos, sem abrir uma parede e juntar dois dormitórios, não cabe um móvel em frente à cama.

O Plano Diretor da Cidade é votado em Câmara, onde existe a maior concentração de construtor/investidor por metro quadrado, logo, bairros como Menino Deus e Petrópolis, com imenso potencial construtivo e localização privilegiada, possuem limites pra lá de generosos de altura e taxa de ocupação do solo. Resultado disso? Toda semana um casarão antigo é vendido pra virar prédio. Ao longo dos anos, a cidade verticaliza freneticamente e o solo impermeabiliza, devido à predominância do concreto sobre a terra ou grama. Agora todos entendem o porquê de enchentes devastadoras em São Paulo. Não tem como escoar tanta água porque solo não consegue absorver a parte que deveria. Qual parcela da população é mais penalizada por isso? Adivinhem? Um doce pra quem souber...

As associações de bairro se juntaram para exigir uma revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, aplicando limites mais conscientes nos termos em questão. A prefeitura acatou o pedido e fez uma votação “democrática”, no Salão de Atos da UFRGS, pra decidir o bem da maioria pela própria... O SINDUSCON, Sindicato da Construção, comandado pela mesma grande concentração de investidores, juntamente com outros não menos mal intencionados sindicatos, lotou dezenas de ônibus, com gente que lá estava pra ganhar o lanche oferecido como moeda de compra do voto, sem saber até que a Usina do Gasômetro tem chaminé...

Por que estou dizendo tudo isso?

Porque o papel aceita uma definição tão bela, romântica até, de democracia, onde o governo seria de todos, se não, da maioria.

Porque é indiferente o cenário político, humano ou social, os interesses são sempre individuais e nada tem sentido mais distorcido que democracia no Brasil.

Porque o senador mais ladrão do país foi absolvido de cassação ontem, assim, com a mesma cara de pau da manipulação de votos que acabo de mencionar ter ocorrido aqui na capital.

Porque de norte à sul, das pequenas às grandes causas, tá tudo errado.

Porque domingo tem GRENAL e o Rio Grande se divide nesta específica ocasião, mas bem que podia entoar num coro uníssono, das arquibancadas do Olímpico, o que transcrevo aqui ipsis litteris, pois de hipocrisia o país já fede à podre de tão cheio:

Hei, Calheiros, vai tomar no cú!

67 Comentários:

Unknown disse...

Nossa! Sem palavras Diana. Mto bom texto!! Perfeito.

Abraços

Ah.. Eu apóio o coro:

Hei. Calheiros, vai tomar no cú!!!

Unknown disse...

Muito bom texto! Já que não posso dizer aqui no trabalho.. me junto ao coro do BV:

Hei Calheiros! Vai tomar no CU!!

Bem que o Bin Laden poderia acertar as torres lá de Brasilia...

m.rodrigo.oliveira disse...

Muito bom Diana!

Ontem eu fiquei com vergonha de ser Brasileiro.

Quase cheguei a concordar com a tua aprovação daquele quebra-quebra que fizeram no congresso há algum tempo atrás.

Pena que quem controla aquela turma são os mesmos que ajudaram o Renan Calhordeiros a se safar.

Caio de Santi disse...

Só no BV para ler textos tão lúcidos!

Hei Calheiros! Vai tomar no CU!!

Gonçalves disse...

É duro ter de aturar a "política do rabo preso", confesso que com os acontecimentos da queda do avião da TAM senti que algo poderia estar começando à mudar tamanha comoção, talvez dessa vez pela proximidade, como foi à perda de tantas pessoas aqui do sul...a indignação aumenta quando vemos atos lamentáveis como o de ontem, acaba endossando à todos aqueles que no momento estão levando o seu por fora ou aqueles que estão pensando em se metem a mão ou não...ou os ainda que virão depois desses...que na realidade mexem numa grana que nunca é deles e sim nosso...e o piór de tudo isso é que nós todos sabemos , falamos...a imprensa fala, transmite... e o que na realidade vemos é que nada mudará ou sequer balançará...até a proxima oportunidade de lá estarmos indo votar naquele político que confiamos e tal...será que realmente nós os conhecemos?...e se algum se salva que voz ativa terá diante de algum eleito que tenha trocado o seu voto com um mero lanchinho de um pobre coitado que nem sabe o que ta fazendo e sim, ludibriando a fome no agora... sem ao menos imaginar no câncer que esta só fazendo aumentar no dia à dia.

É duro, mas é queijo...já dizia uma pobre velhinha comendo sabão.

Gonçalves disse...

Ontem coloquei ali em baixo em algum lugar, de que quando divagamos o do porque do vermelho na campanha sobre a copa de 2014...agora sei que ela significa o nariz de palhaço estampado na cara da maioria dos brasileiros.

Almilano disse...

Diana excelente o teu texto mesmo, mas não podemos nos esquecer de uma coisa, QUEM ELEGE esses caras?

Nós, infelizmente!!!!

Então, eu trocaria a frase por duas:

1 - Ei, CONGRESSO, vai tomá no c...

2 - Ei, POVO BRASILEIRO, vai tomá no c...

Porra, que país é esse que elege CLODOVIL, MALUF, COLLOR, PAULO BORGES (o homem do tempo), MANO CHANGES???

Que povo é esse meu Deus???

Eu fico loco, que nojo de ser brasileiro, esse país nunca foi e nunca será sério.

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Cuidado qdo andarem na rua! Podem pisar no RABO de alguém... ¬¬

Diana, no trampo a gente ainda usa o "hand CAD", como gosta de falar um colega aqui! ahauhauhauhaua

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

E se a ditadura voltasse??

Schroder-EUA disse...

seria interesante ver se Colorados e Gremistas poderiam se unir nesse canto....

Eduardo Fritsch disse...

cada povo tem o governo que merece, o parlamento é eleito pelo povo que reflete seu carater, suas virtudes e até suas demandas em seus representantes. QUERO SER O BOCA 0 X 7 INTER CAMPEAO DO MUNDO FIFA e nao vale gol de atacante, só do meio pra trás. Vai ser barbada!

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Eu não tenho vergonha de ser Brasileiro, nem de ser Colorado, nem de ser Gordinho, sem cabelo, de não saber jogar bola como gostaria, de dizer o que penso...

O Brasil é novato em democracia, essa burrice do povo se dá porque passamos até meados de 1985 por uma ditadura, aliás a mais ridícula e sem vergonha...

Votamos no presidente Collor porque a mídia nos corrompeu mentalmente, eu achei que o Collor era o caçador de marajás, como saiu na Veja, no noticiário da Globo, na RBS, na Zero Hora, e assm por diante. E isso se deu em 1990. Abram os olhos! Olhem como nós evoluímos, podemos reclamar do presidente, vaiar o presidente, pena que no RS isso se chama falta de respeito, pois a "tia" tá precisando de umas também, e com toda nossa manifestação, do jeito que ela for, não aparece um camburão cheio de brigadianos para descer o cacete e soltar bombas de gás.

Bom o Sr. Calheiros não foi cassado porque ele tem ligações com o Collor, com o FHC que pagou "mesada" para aprovar a reeleição, CPMF, e com o Lula para o governo conseguir aprovar o que precisa. Assim o alagoano Calheiros tem todos nas mãos, e ainda assim tem senador cara de pau que diz que votou contra o Calheiros, e que ele está solto por conta do governo, hahaha. O governo está aí pra apanhar, quem decide são os cumpadres de sempre. Lá só tem velho e malandro. Ou vcs acham que o Pedro Simon é santinho? Há ! ! Perguntem por que a empreiteira Sultepa cresceu quando ele era governador...

Bom isso é assunto para um dia inteiro, mas deixo aqui uma pergunta:

O que aconteceu com a Enron e as eleições de Bush? Quem são os Black Water, que o governo Bush contrata para mandar para Iraque???
O Japão perdeu "de novo" por corrupção um manda chuva do governo de lá.
A França tem um presidente intimamente ligadas as grandes empresas de mídia, tanto é que notícias contra o governo francês sai na Bélgica.
E no Brasil? No Brasil eu me viro, aqui eu me garanto, posso não ser o que eu queria mas vergonha, eu não tenho, eu não desisto ! ! !

Almilano disse...

Ok Fábio cada um com sua opinião, mas quando ocorrem SAFADEZAS como as de ontem, não dá pra achar NORMAL e "bater palmas" dizendo, é assim mesmo, estamos indo bem!!!

Eu como brasileiro sinto sim VERGONHA em ter políticos dessa estirpe, mas o que mais me envergonha é saber que quem coloca esse bando de SAFADO lá SOMOS NÓS, o povo!!!!

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Placar: 40 pró calheiros x 35 contra calheiros.

Em entrevistas feitas por emissoras 43 senadores revelaram que votaram contra.

Que diferença! ! !

O que nós temos que defender é a reforma política, é a liberalização dos votos , das sessões e isso passa pela mudança de regimento das casas legislativas,incluindo o senado!

Até o gre-NAL pessoal !

col disse...

Diana,

Eu nao mandaria o Renan tomar no cu, e sim os malandros/rabos-preso que votaram pela absolvicao.

Sobre o Renan eu colo aqui o que eu andei escrevendo em outro blog:

"Simplesmente nao tenho o que dizer sobre o caso Renan. Voces se lembram que a um tempo atras eu levantei o ponto que instituicoes fracas geram resultados (economicos, sociais e politicos) pifios? Pois eh, a instituicao Senado acaba de mover um passo adicional em direcao a ruina total. Quase todo mundo com o rabo preso, e o cidadao brasileiro sendo enrabado. Parece que a Veja e a Globo perderam a queda de braco, por enquanto."

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

E o Nilmar ????

Se vier o Cristian vai ser o novo Pedigas que ficava de animador de torcida?

Ou ele vai pedir pra sair e vai cuidar da empresa que ele tem em Caxias.

Se ele tem negócios lá, por que ele não vai pro Juventude e se prepara para jogar a série B?

Hehe, tô inspirado ...

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Alemão,
Indo bem na democracia, na liberdade de expressão, claro que revolta esta votação, este canalha eu quero ver longe desde o tempo do Collor, mas todos passam a mão sobre ele. O cara sabe demais...

Porém nós podemos nos defender, aprender a discutir política (não repetir o que lemos e ouvimos), ir a fundo mesmo na raiz do problema.

Se quisermos podemos fazer passeata, isso tudo está liberado pela democracia, inclusive VOTAR !

E nisso eu me apoio e defendo, o que falta é a tal reforma política!

Guilherme Mallet disse...

A atual prefeitura está sob pessoas que se elegeram na base desse tipo de militancia de aluguel (5 pila e um 1 pastel). Esse episódio narrado no texto é conseqüencia disso.

O maior problema da nossa democracia são os interesses ocultos e dissimulados. Há muito mais forças agindo nos bastidores do que nós podemos imaginar (como esse lobby das construtoras). No discurso são todos sociais-democratas, preocupados com a pobreza, saúde e educação dos mais humildes. Eis que, a maioria deles, após eleitos, passam a agir conforme os interesses de seus verdadeiros financiadores e apoiadores.

E quem tem grana para financiar campanha de políticos? Quem tem jornal, tv, portais e rádios para apoiá-los? Pois é. Meia dúzia. E é essa meia dúzia que manda no jogo.

Renan é corrupto. Isso não é novidade para mim. Não me choca. Há vários como ele na Câmara e no Senado. A questão é: por que nossa poderosíssima mídia (Globo, Veja, Folha, RBS...). Não investigam um a um deles? Por que a investigação seletiva? Mais de um terço dos políticos do Congresso são "donos" de veículos de comunicação regional, todos eles têm laranjas.

Deve-se cassar o Renan, o Calixto, a família ACM, o Collor (todos dos de mídias)... e aproveitar o embalo e cassar a concessão da Globo.

cjr-sp disse...

Eu gosto mais do...

Hei gaymio! Vai tomar no CU!!

tiago - colorado no canada disse...

bah, faz mais de uma semana q to fora de órbita, e não sei de nada que esteja acontecendo por aí. Mas só tenho uma pergunta:

Por que o Senado absolveu o Renan, se é o Clemer que iria ser julgado?



(só prá dar uma descontraída!)

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

E mais uma: A McLaren foi considerada culpada no caso de espionagem contra a Ferrari.

Resultado: Multa e perda dos pontos...Mas só a equipe.

Então na próxima corrida lá estará os carros prateados e nós achamos que só ocorre "tretas" no Brasil.

Quer dizer que os carros prateados e seus pilotos poderão ser campeões mesmo que esta equipe tenha usado de má fé para com as demais equipes dentro da competição... Interessante não?

E os outros pilotos e as outras equipes que não fizeram espionagem são o que? Trouxas? deveriam ter espionado e também se cacifar para terem seus pilotos como campeões?

Pois é, o mundo está "sem vergonha" !

vbello disse...

Ótimo texto, Diana.

Pessoal, para demonstrar minha indignação montei um texto e enviei a todos os senadores criticando a atitude tomada por eles ontem.

Tem o email de todos eles. Caso alguem queira receber o email q enviei e a lista dos senadores é só entrar em contato:
vbello2002@hotmail.com

Vamos nos fazer ouvir no Senado! Isso não pode continuar assim!

Precisodevcakis2 disse...

Ontem vendo aquela brasileirada no jogo do Brasil em Boston e chorando de saudades da pátria pensei. Só estão assim pq moram longe, eu estava morrendo de ódio e vergonha de ser brasileiro. Foi lamentável o que aconteceu ontem, na escuridão, às escondidas, absolveram um ladrão. Foram 40 os denunciados no escândalo do mensalão e agora 40 a absolverem o ladrão do Renan. Ou seja, um Ali Baba se safou e é chefe do executivo e o outro Ali Baba se safou ontem e preside o legislativo. Que vergonha!
Temos dois Ali Babas e 80 ladróes roubando do povo. Quanto ironia, o governo que se diz do proletariado rouba e absolve os ladrões descaradamente!

Cristiano disse...

Respeito a opinião de todos...

Mas para aqueles que sentem vergonha de ser brasileiro, digo o seguinte:

- Se voce toma alguma atitude ao inves de só reclamar e criticar, PARABENS!

- Mas se voce critica ao quatro cantos, mas nao faz nada, VTNC junto! Pq pior do que quem nao ajuda é quem se sente no direito de atrapalhar!

Cristiano.

Schroder-EUA disse...

Felipe

Eu como um Brasileiro que moro no exterior posso falar. O que a gente sente FALTA mesmo não é "Do Brasil" mas o que está no Brasil..familia, Amigos, Beira Rio etc... O pessoal diz sim eu to morrendo de saudades do Brasil mas o que eles querem dizer é amigos familia seu Bairro comidas...mas em esencia isso é Brasil quando tudo somado. Muitos Brasileiros aqui tambem nem tentam gostar de onde estao, já chegam reclamando do País! Até meu Pai nos anos 70 vivia reclamando dos USA falando eu quero voltar pro meu Brasil é o jeito humano sentir saudades.

Agora te garanto se todo Brasileiro aqui nos USA tivesse com ele toda sua familia e amigos os USA seria o novo Brasil para eles entende?

col disse...

Fecho 100% com o Louis.

Segue abaixo uma sacada muito boa do Reinaldoi Azevedo, jornalista da Veja:

"O número 40 persegue o governo, né?
Quarenta mensaleiros.
Quarenta processados pelo STF.
Quarenta votos pró-Renan.
Os leitores costumam perguntar: “Cadê o Ali Babá?” Pô, gente, uma injustiça! Ali Babá não era amigo dos bandidos. Era adversário.
Mas entendo: os nossos 40 ladrões são 41, certo?"

Almilano disse...

Cristiano,

É óbvio que eu tento fazer a minha parte, não sou leviano de dizer que tenho vergonha se eu mesmo não fizer nada, isso seria um contra-senso. Aliás, de contra-sensos estamos cheios desse governo!!!!!

Joceli disse...

Como todo povo brasileiro estou indignado com a política, mas o que podemos esperar: safado julgando safado, só pode dar nisso. E o grenal heim? Quero ver o colorado jogando com a mesma garra e determinação da final da Libertadores no Morumbi e no Japão contra o Barcelona, se jogarmos com aquela vontade o "campeão da segunda divisão" não tem chance. E a novela do Nilmar, ainda bem que amanhã é o último capítulo já tô de saco cheio. O Nilmar é uma excelente contratação desde que venha com a intenção de jogar e não de esperar que chegue logo o meio do ano que vem para se mandar para a Europa. Gaúcho e colorado, colorado e gaúcho. Dá-lhe CAMPEÃO MUNDIAL FIFA.

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Conforme antecipou o jornalista Rogério Micheletti no site Milton Neves, a novela mais chata do futebol brasileiro, pior até que a de Vágner Love no Corinthians, enfim acabou. Nilmar volta às origens e é do Internacional, graças ao apoio de um grupo de investidores. O Colorado venceu a disputa com São Paulo, Santos e Flamengo.


Pessoal, é isso mesmo?

A notícia é das 16:30, até na Band às 17h nada tinha ficado certo.

Que novela chata, mesmo....

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Diana, não sou arquiteto, mas tem um livro muito bom chamado "The Fountainhead" (A Nascente) da Ayn Rand. Fala, entre outras coisas, sobre a trajetória de um arquiteto - Howard Roark - que é expulso da faculdade um dia antes da formatura.
Esse é apenas o início de um dos melhores livros dela. O outro, "Atlas Shrugged" (Quem é John Galt?), tem como fio condutor uma companhia ferroviária, a Taggart Transcontinental. Em ambos, o sonho, a vontade em criar, transformar o espaço, não ceder as exigências de quem vive de segunda mão. Dizem que ela criou Howard Roark tendo em mente Frank Lloyd Wright.

Desculpem que esse comentário está completamente off-topic, mas ano que vem vai sair o Atlas Shrugged em filme e esse é possivelmente o melhor livro na minha estante.

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Não diria que eu sinto vergonha.
Sinto raiva mesmo!!!!
Picaretagem tem em todas as partes do mundo. Não é exclusividade nossa.
Mas aqui o pessoal se supera nos piores exemplos.
Desde o carros que ficam em cima da faixa de segurança, as pessoas q não esperam tu sair do elevador para entrarem, ou seja boa educação mínima. Até o desvio, roubalheira, etc... que tem nas esferas municipal estadual e federal.

Nunca na história desse país se roubou tanto.
Como diz o picareta mor!!!

E contando com a nossa querida Justiça, que além de cega é burra, dando uma mãozinha.
Isso claro, se vc não é uma doméstica que roubou um desodorante numa farmacia de SP. Daí tu mofa na cadeia.

São necessários 4 meses do ano de tudo que é gerado de riquezas (PIB) para alimentar a máquina estatal!!!
Ou o rombo das aposentadorias do setor público que supera em muito o do setor privado. Sem falar no benefício integral.

Ah, e tem coisas absurdas....Só de escrever já me dá raiva.
Sistema de cotas raciais nas universidade.
É pra lavar as mãos mesmo. O cara não sabe nada, mas em vez do governo investir pesado na educação fundamental, cria esses monstros.
O Brasil gasta mais grana que a Inglaterra nas Universidades Federais!
Deve ter mais premios Nobel né?

Vou parar por aqui, que tô de cara!

Aos amigos do Rei tudo.
Aos inimigos os rigores da lei.

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Acabei esquecendo.
Cada empresa tem funcionários e funcionários, mas a política adotada em relação ao esporte (leia-se futebol), pela RBS é:
Capciosa, mal intencionada, de má fé.
Ou seja um LIXO.
Com todo respeito ao lixo.
É difícil vir alguma coisa boa de lá.

http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=59413

Saudações coloradas.

Edgar Steffens disse...

Tche um dia quero ser estagiario da Diana!

Moro em um prédio da goldztein, e sei bem o que é o conceito de "apertamento".

Mas enfim, governar para o povo é tudo o que não acontece no Brasil.

Edgar Steffens disse...

Hei, Calheiros, vai tomar no cú!

Anônimo disse...

Diana,

Ler esse texto é um alento depois de um episódio como esse. Nos faz lembrar que existem pessoas sérias e competentes. E é só isso ainda nos dá alguma esperança.

Milano,

Sem o conhecimento do Fabio, que listou inúmeros casos de corrupção no 1° número. Só te digo um: Arnold Schwarzenneger, Governador da Califórnia.

E, coloradodafronteira,

Essa notícia que tu colocou aí é realmente foda. Hoje, durante o treino fechado do Inter, um helicóptero da RBS estava filmando o treino.

Acho que deveria haver um post sobre isso no blog. Temos que conferir amanhã se vai haver matérias com isso. Se vai haver o mesmo tratamento no Olímpico. Pq isso não é um caso de jornalismo, mas sim de espionagem. Não tenham nenhuma dúvida que os donos dessas grandes empresas têm nelas seus brinquedinhos também. Não tenham dúvida que esse vídeo vai cair nas mãos dos azulzinhos. Não esqueçam que o placar da RBS já está na Azenha.

E depois, não sei ouviram, mas a Heloísa Helena, que estava presente à votação, contou que após divulgado o resultado, o que ocorreu de deboches, e gritos, e comemorações, e escárnios não foi brincadeira. Pra nós é até difícil imaginar, pra mim ao menos é, mas essas pessoas são totalmente insensíveis. Nâo sei se o poder transforma as pessoas ou apenas atrai as pessoas erradas.

CORONEL - AUSTRALIA disse...

PARABENS PELO TEXTO,OTIMO!

SAUDACOES COLORADAS!

Schroder-EUA disse...

Colorado da Fronteira

é assim mesmo aí? O pessoal não espera tu sair do elevador antes de entrar? Agora fico com a imagem de todo mundo querendo entrar correndo no elevador pra nao perder o espaço.

Aqui nos EUA nessas coisas as pessoas tendem a ser bem educados. Pedestres por exemplo, carros chegam a parar pra pessoa atravesar..meu pai sempre fala quando vou ao Brasil.."aqui nao é America tem que se cuidar ao atravesar a rua aqui se tu bobear te atropelam e parecem até acelerar de proposito" ...

Nenhum lugar é perfeito...mas o interesante é que o Povo Brasileiro parece ser mais caloroso entre si mas o povo Americano parece tratar um ou outro com mais respeito mesmo que nao saiam abraçado desconhecidos nas ruas...essa é claro é uma visao generalizada mas com alguma verdade.

Mas tambem talvez seja problemas que vem com a cultura tipo a "cultura" de brasileiro entrar em fila pra tudo, pagar conta etc...isso cria diariamente uma competição pra chegal la antes do outro cara...aqui nunca desde que eu me lembro se paga conta em banco..era tudo pelo correio e mais recentemente Internet. Filas aqui são poucas...a nao ser no Shopping no Natal :) Mas pra isso tem Amazon.com e Internet...

Wagner H disse...

Seria lindo ver não só no grenal, mas por todos os estádios do Brasil (e essa rodada terá diversos clássicos), o grito unísono "Hei, Calheiros, vtnc!", "Hei, marginal do colarinho branco, vtnc!", "Hei, sanguessugas do nosso dinheiro, vtnc!", enfim, haveriam centenas de pessoas, quadrilhas, grupos, classes e etc pra mandar tnc.

Mas infelizmente não há chance de isso acontecer. O que se vê é um bando de alienados já prometendo confusão no grenal, através da internet. Todo mundo sabem quem são, mas no fim eles entrarão no estádio e aquilo que todo mundo sabe que vai acontecer, acontecerá.

E enquanto eles ficam aí armando baderna por causa de futebol, mais preocupados com o que em nada muda suas vidas, os caras lá do planalto, nas sedes de governos estaduais, prefeituras, estatais e repartições públicas estão aí nos carcando.

Parece que gostam disso. São esses que elegem os calheiros da vida... afinal o importante é futebol, novela, fofoca e o resto que se exploda.

Errados não são os políticos; errados somos nós, que os conduzimos ao poder.

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Louis:
Sim, concordo contigo.
O brasileiro, por ser latino, tem mais essa coisa sanguínea.
Somos um povo hospitaleiro e caloroso. O Brasil, é como coração de mãe. Sempre está de braços abertos para receber os que vem pra cá.
É como diz aquela música:
"Moro, num país tropical
Abençoado por Deus
E bonito por natureza..."

Em relação ao comportamento:
Gente educada e mal educada tem em tudo que é lugar.
Alias, graças a Deus que tem gente solidária ainda aqui.

Mas sim, aqui eu acho que o pessoal às vezes se supera no trato ao próximo.
Exemplos:
-Nos principais cruzamentos de Porto Alegre, em cima do sinal de trânsito (semáforo ou sinaleira como queiram), colocaram uma placa indicativa, já a alguns anos. Essa placa diz em linhas gerais mais ou menos o seguinte:
"Senhor motorista, por favor não tranque o cruzamento."
Mais ou menos isso.
E tu me perguntas: Pô, mas isso é óbvio, não? Sim, mas o mais inacreditável, é que não se mancam.
Ou seja, quando abre o sinal os carros avançam. Só que as vezes congestiona. Daí o sujeito que tá atrás, em vez de esperar do outro lado da rua até que tenha espaço pra ele poder ir, não. Ele não quer esperar que o sinal troque. Então ele fica no meio da rua. Quando abre, para os carros que estão na transversal, estes não conseguem atravessar, pq tem alguém bem no meio do cruzamento.
-Bom não preciso nem te falar, quanto ao se guiar única e exclusivamente pela faixa de pedestres. Essa tu já sabe.
-Já vi muita gente engravatada jogar papel no chão a poucos passos do gari que está limpando a rua!!!
-E quando tu falas: muito obrigado. E a pessoa em vez de responder: por nada ou algo do tipo, diz ahã.
-Casos de agressões de alunos a professores, são costumazes.

E antes que eu esqueça.
No Uruguai e na Argentina, que são países próximos, as coisas não estão muito diferentes.

Coisas simples, como um: bom dia, boa noite, obrigado, com licença, desculpe, de nada, por gentileza, etc...que não custam nada.

De um modo geral, falta respeito ao próximo. E eu acho que a situação só tende a piorar.
Infelizmente.
E é por isso que fico mais de cara.
Por isso fico triste.
Pois podíamos estar bem melhores.

PS.:
Pra terminar de uma maneira mais leve, depois desse cenário pesado, me lembrei do Profeta Gentileza (José Datrino) que dizia:
"Gentileza gera gentileza"
Procurei no google e achei esses dois sites:
http://oimpressionista.wordpress.com/museu-virtual-gentileza/
http://www.vadiando.com/textos/archives/000690.html

Saudações Coloradas.

cjr-sp disse...

ACABOU AGORA A POUCO E É DEFINITIVO..EM PRIMEIRA MAO PARA AOS NOBRES COLORADOS, O GOLDEN BOY ESTÁ DE VOLTA. TÁ GARANTIDO.

SDS.

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

CJR:
Eu vou esperar que saia no site do Inter, pq to c/ pé atrás, nessa novela.
Sabe como é, gato escaldado tem medo de agua fria.
Daí seria, como tu falas, o fim da rosca.
Deixa eu bater na madeira. toc toc toc.
Hehehe.

Saudações Coloradas.

cjr-sp disse...

Tens razao...é melhor esperar mesmo...afinal tá tudo errado nesse país mesmo e nao custa amanha o "da hora" inverter as coisas...

sds coloradas.

cjr-sp disse...

agora já saiu até na globo...tá confirmado mesmo, o contrato foi assinado hoje a noite pelo FC e da hora junto com nilmar.

sds.

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Então....
Aleluia irmãos, aleluia!!!
Até que enfim saiu esse parto.
Espero que o guri venha e que faça muitos gols.

Saudações Coloradas.

Mauricio Machado disse...

Voltando à política (sim, ela é necessária):
Está claro o que aconteceu no senado. O PT apoiou o Renan se abstendo ou, em alguns casos, votando contra a cassação, em troca do apoio do PMDB na votação da CPMF. Além disso, quanto mais desmoralizado ficar o congresso nacional, melhor para o Lula. Assim ele pode vir a público daqui alguns meses cogitar a hipótese de uma nova reeleição. Se o congresso se opor, ficará fácil lembrar ao estúpido povo brasileiro que eles não tem moral pra dizer o que é certo ou errado, já que estão envolvidos num mar de lama. Em quem os pobres coitados isentos de IR irão acreditar? Acho que no velho barbudo que dá dinheiro de graça em troca de votos.
O PT é o câncer do Brasil.
O Lula é igual ao Hugo Chaves.

diana oliveira disse...

alberto, vou procurar o livro!

Guilherme Mallet disse...

Acho que o trânsito é um reflexo do nível de desenvolvimento de uma sociedade.

Porque quanto mais desenvolvido é um país, maior é o respeito à lei e às instituições.

Aqui os caras ficam proferindo uma ética de merda. Exigindo dos outros, dos políticos, principalmente. E ao mesmo tempo ficam babando de raiva contra um simples fiscal de trânsito que lhe aplica uma multa.

Melhorar o Brasil depende disso: respeitar as leis. Quem não respeita o transito, o meio ambiente ou sonega impostos, não é MAL EDUCADO, é criminoso.

Anônimo disse...

Não venham me dizer que essa absolvição foi em troca de apoio. Isso é o maior papo furado.

Votaram pela absolvição pq têm o rabo preso. E foram ameaçados. se o Renan fosse cassado teríamos outro Roberto Jefferson. Ele não cairia sozinho.

Não duvido que muitos dos votos pela cassação tenham sido dados apenas para equilibrar a votação.

Esse papinho de que foi política a votação é balela. Foi, isso sim, chantagem de ladrões por ladrões.

Anônimo disse...

Guilherme,

Sim, eu fico puto de raiva, se um filho da puta dum fiscal me multa para completar a cota mensal dele e conseguir cumprir suas metas.

Essas leis são ridículas. Quem pode me obrigar a andar de cinto? Quem eu estou prejudicando se quero andar sem cinto? se eu tentar me matar, também vão aplicar um multa em mim? Vamos multar os suicidas....

Bah vocês tão exagerando. Tão indo prum lado totalmente fora do contexto.

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Já ouviram falar em Ali Babá e os 40 ladrões??? Só falta achar a caverna com o tesouro e dizer "Abre-te Césamo!"...

Anônimo disse...

Nossas leis são ridículas. E nossa imprensa é pior.

Não vi ninguém discutir o assunto de, talvez maior importância:

Como podem os senadores terem o direito de votarem, OU TER QUALQUER AÇÃO QUE ENVOLVA O CARGO, em sessão secreta? Isso vai totalmente contra o regime democrático.

UMA PESSOA ELEITA PARA QUALQUER CARGO JÁ DEVERIA TER AUTOMATICAMENTE SEUS DADOS PESSOAIS BANCÁRIOS E O QUE SEJA ABERTOS À PÚBLICO.

COMO É POSSÍVEL QUERER QUE O POVO EXERÇA A CIDADANIA, SE NÃO TEM O DIREITO DE SABER O QUE FAZ O SEU ELEITO?

Ao meu ver essa é a principal questão do caso.

diana oliveira disse...

com certeza chefe, sessão secreta é ridículo, como o eleitor vai poder avaliar a postura do candidato eleito se não sabe como ele se pronuncia?

um bolsista de mestrado ou doutorado tem que ter dedicação exclusiva à universidade, ou seja, dedicar-se 100% à pesquisa, pra ganhar R$2000,00/mês. um deputado ou senador ganha dez vezes mais pra trabalhar três dias/semana em brasília e ainda ter quantas atividades extras quiser...

é mta palhaçada...

Anônimo disse...

Apenas para contextualizar o que falei sobre o cinto de segurança:

Em janeiro de 2007 recebi 3 multas por não usar o cinto. snedo que duas em dois dias seguidos.

Em fevereiro recebi 1 multa.

Obs.: Nunca havia recebido multa por não usar cinto.

Em nenhum dos casos eu fui abordado.

Fiz defesa de todas multas:

Usei a justificativa que:
1 - os locais eram sinaleiras, portanto poderia ter sido abordado.
2 - os fiscais são humanos, portanto podem enganar-se.
3 - disse que faço uso regular do cinto e minha palavra não pode valer menos que a do fiscal perante a lei.
4 - que o fiscal infrigiu a lei, pois o princípio básico do CTB é preservar a vida e não penalizar, portanto podendo abordar-me para que colocasse o cinto o fiscal deveria ter feito.

Ótima defesa, não?

Encaminhei todas defesas juntas, mesmo dia, mesma hora.

Um mês depois a primeira foi julgada e minha defesa foi deferida, ou seja, Eu ganhei!

Mas por algum motivo estranho as outras defesas não foram julgadas, somente sendo julgadas por volta de 4 meses depois. E, claro, todas foram indeferidas.

O que houve?

Qualquer um com um mínico de clareza no pensamento vê que o julgador deferiu a 1ª defesa, quando viu que havia outras defesas muito parecidas logo depois, colocou embaixo da pilha, e 4 meses depois julgou indeferidas.

Parece loucura? Paranóia?

Parece, mas é assim que funciona.

Um helicóptero filmando o treino secreto do Inter parece paranóia tbm, não?

Anônimo disse...

E depois disso não recebi mais multas por não usar o cinto.

Curiosamente em jan e fev recebi 4. Será que foi coincidência?

Alguém mais recebeu esse tipo de multa nessa época?

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Voto secreto de congressista é o cúmulo!!!
Segundo a Organização Transparência Brasil, alguns custos/ano:
Vocês estão sentados???
Senador da República: R$ 33.000.000,00
Deputado Federal: R$ 6.000.000,00

Média entre deputados e senadores, por país:
Argentina: R$ 1.300.000
Itália: R$ 3.900.000
França: R$ 2.800.000
Espanha: R$ 850.000
Brasil: R$ 10.200.000

Ou seja os nobres parlamentares custam aqui no Brasil 12 (doze) vezes mais que na Espanha!!!!

Média de custo vereadores/ano (SP e RJ):
r$ 5.000.000,00

http://www.transparencia.org.br/index.html
http://www.transparencia.org.br/docs/parlamentos.pdf
http://www.youtube.com/watch?v=88B6uyiFrzE

Mauricio Machado disse...

Se existem leis e tu sabem quais são elas, cumpra! Usa cinto!
Não quer usar? Não reclama se for multado.

Anônimo disse...

Mauricio,

FALA COM A MINHA MÃO!!!!!

Anônimo disse...

Mauricio,

Certamente tu aprova a votação em sessão secreta. Ela está prevista em lei, não é?

E pra ti o Renan é um pobre coitado. POIS ELE FOI ABSOLVIDO!!!!!

O COLLOR É UM INJUSTIÇADO, ELE TAMBÉM FOI ABSOLVIDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SE TU NÃO TEM O QUE FALAR, NÃO FALA!!!!!!!!1111111

Mauricio Machado disse...

Se a lei diz que tem que ser votação secreta, cumpra-se a lei. Se a lei está errada, que se discuta, e se for o caso, mude-a. Minha opinião no caso da votação secreta é que SIM, a lei está errada e deve ser mudada. Acontece que 90% das pessoas toma conhecimento desse tipo de assunto somente quando há algum fato extraordinário e massivamente divulgado pela imprensa. Você sabia que as votações no Senado eram secretas antes desse acontecimento (caso Renan)? Se indignou com isso antes?
Fez o quê? Quando as coisas vêm à tona, todos se tornam especialistas no assunto, têm opiniões formadas e concretas. Seja mais racional. Tente entender antes de discutir.
Quanto suas suposições de meu apoio a Collor e Renan, acho que você deveria seguir seu próprio conselho: não tem o que falar, não fala.
Abraço.

diana oliveira disse...

chefe, quanto ao cinto eu concordo com o maurício e tbm peço q todos mantenham o respeito, por favor meninos...
é estatisticamente comprovado que o cinto de segurança evita mortes no trânsito, então não vejo esta lei como abusiva, ao contrário da votação secreta, que fere diretamente o cidadão brasileiro, na medida em q o eleitor fica à margem das decisões do seu candidato. uma coisa nada tem a ver com a outra.

a obrigatoriedade do cinto pode até te causar um transtorno físico/mecânico, mas não te prejudica moral e civicamente. e mais, a decisão de obrigar o uso do cinto de segurança é uma das poucas que legitima o bem democrático, ou seja, da maioria, mesmo que alguns considerem desnecessário, vale o bem do conjunto. a sessão secreta é o oposto disso, benefício de poucos, prejudicando o bem da nação.

Schroder-EUA disse...

eu sempre estranhava ir ao Brasil e ninguem nunca usava cinto no carro...ate um vez distribuiram cerveja pra todos no carro em que eu tava e sem cinto....aqui se te pegam com bebida no carro....nem fala...ta FU...

Bares fecham aqui as 1 ou 2 da manha já pra evitar exesso de consumo nao que isso funcione perfeitamente pois ainda tem muito bebum nas estradas aqui tambem...

honestamente falando, nao é algo novo, o Brasil parece sempore correr atras em tudo, leis etc...tem muitos exemplos de leis pelo mundo que funcionam o Brasil deveria se aproveitar de estudos e testes ja feitos pelo mundo e usar os que dao certo. Esse do cinto é um exemplo aqui cinto é mandatorio a decadas e so agora ta chegando no Brasil. Melhor tarde do que nunca.

diana oliveira disse...

louis, a obrigatoriedade do cinto de segurança existe no brasil há dez anos.

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Diana, aqui no Brasil, que eu saiba, está esgotado. Dando sorte, se encontra em sebos. Ja vi, na feira do livro, o mesmo Fountainhead (em português) com preço variando entre R$2,00 e R$30,00.

Mas, vale a pena. Passei meses procurando o "Quem é John Galt" sem sucesso - com exceção de 8 exemplares estalando de novos na biblioteca da Unisinos que eles não vendiam de jeito nenhum - até que um dia abriu um sebo na frente de onde eu trabalhava. Fui lá um dia, só pra olhar mesmo, quando acho o livro na estante das promoções!!!

E continua o off-topic!

Sobre a edudação do brasileiro, me chama a atenção como os porto-alegrenses que vão para Canela ou Gramado nos finais de semana ficam bem-educados. Aqui, na faixa de segurança, eles passam por cima do pé dos pedestres, não querem nem saber. E quando fica friozinho correm pra Serra, como se fosse um refúgio, a busca frenética por um lugar onde pode-se experimentar a chamada "civilização" como ela deveria ser sempre. E lá, as pessoas ficam diferentes. Impressionante!

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Meu tio não usava cinto. Voltando da praia, se acidentou e só sobrou o espaço dele. Se salvou pq NAQUELE DIA tava de cinto. A primeira coisa que eu faço qdo entro em QUALQUER carro é botar o cinto. E nem é questão de seguir a lei. É consciência de que é pro meu bem-estar. As pessoas deveriam pensar nisso antes de beber e dirigir tb...

Anônimo disse...

Rodrigo,

Numa estrada o negócio é diferente. Aí existe a real necessidade do cinto, apesar de haver casos de pessoas que morrem enforcadas pelo cinto.

Mas na cidade, dependendo o caminho que tu faz, claro, pq tbm tem ruas velozes, eu não vejo essa necessidade.

Anônimo disse...

Eu não discuto a utilidade ou não do cinto, eu discuto a obrigatoriedade.

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Por mais tranquila que seja, Chefe, sempre pode ter um ANIMAL pra te acertar na rua. E o cinto pode te salvar. Eu penso assim.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]