quinta-feira, setembro 20, 2007

23 Meu caro amigo Sergio Couto

Escrito por Diana Oliveira

Mando-te, através destas linhas, notícias do Beira Rio.
Estes campos andam castigados pela confusa e instável atuação de nossos jogadores.
Atribuem-se aos mais diversos culpados a nossa falta de sucesso, desde o presidente, passando pelo técnico, esticando ao capitão e terminando no goleiro, que após o grenal herdou o estigma de mordomo do futebol, que normalmente é dado ao juiz. O mordomo é sempre o assassino, o culpado é sempre o juiz, mas agora é o Renan...

Caro amigo, apreciadora de tua capacidade intelectual para aprofundar-se nas questões subjetivas, tenho pensado muito no termo paradoxo indecifrável, tal como alguém que paralisa em frente à pessoa amada por mais que sinta desejo de movimento está a condição de que apesar da enorme rivalidade estampada em tudo que envolve o clássico gaúcho, a zaga colorada permaneceu estática diante das bolas aéreas alçadas em nossa área, até que tomamos um gol.

Também conhecendo-te, lembro com emoção que só invade a mim e aos demais que são colorados, de tua fala em tom poético determinante, quando no dia chuvoso, frio e mais importante pra todos nós, disseste algo que talvez eu não saiba agora reproduzir com precisão, mas que registra a relevância de tuas palavras: contrariando o poeta Vinícius de Moraes, tristeza não tem fim... acabou a tristeza colorado, pode comemorar... E assim fomos campeões da América.

Mais tarde ainda transformamos a Terra em Marte, pelos pés de, quem diria, Gabiru.

Tudo isso aconteceu conosco e apesar de parecer desviar o foco inicial desta missiva, que são notícias do Gigante, reflito junto a ti, meu grande amigo, e pergunto: se alguém nos desse a opção de escolha entre vencer Libertadores, Mundial, vice Campeonato Brasileiro em 2006, para ter de 2007 a Recopa como única conquista expressiva; ou vencer apenas o brasileirão de 2006, para ostentar o primeiro disparado lugar na tabela do mesmo campeonato esse ano, que escolha um colorado faria?

À quem responder que gostaria de ter todos os títulos, digo o que tenho certeza tu também dirás, acorda meu filho, não se pode ter tudo na vida.

Mas te trago notícias sim, escritas por nosso amigo Chico... Buarque:
Aqui no Inter tão jogando futebol.
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll.

Uns dias chove, noutros dias bate sol.
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta...

Despeço-me desejando nada além do teu merecimento, que é sucesso. Deixo no espaço que preencho por aqui a indicação do teu excelente PROGRAMA DAS SETE, na Rádio Guaíba AM 720 kHz, trazendo hoje uma entrevista com o historiador e deputado Raul Carrion, que nos apresenta neste vinte de setembro uma visão bastante interessante da Revolução Farroupilha.

Como de costume, Flores Belas, de Tim Maia, promove a abertura do programa. O mesmo saudoso síndico que através de uma das tantas inesquecíveis canções me incentiva a te recordar, após teu compromisso intransferível diário, sei que precisas mesmo é ver minha amiga Cristina, tua menina.

Grande abraço.

23 Comentários:

diana oliveira disse...

o programa das 7 tá iniciando agora, às 19:00, acabei me atrasando na postagem... desculpa serginho, feriado, aquela coisa...

mas quem tiver lendo o texto agora, sintoniza aí a radio guaíba!

col disse...

Jah eu trago noticias mais "moderninhas" (O Rappa):

"O sangue bom falou pra falar pra você\\
Se der mole pros home, amizade, o bicho pega\\
O sangue bom falou pra falar pra voce, amizade amizade, o bicho pega!"


"Só misturando pra ver no que vai dar//Só misturando pra ver no que vai dar//Só misturando pra ver no que vai dar"

"Que diferença faz\\
ficar sentado e não olhar pra trás\\
esquecer o passado\\
olhar o futuro e não se magoar\\
...

Eu não quero ficar\\
esperando\\
o tempo passar, passar!!!!"

Julio.Colorado em Sampa disse...

Guria! Tu és arquiteta ou escritora? Tudo que tu colocas aí é bom.
Parabéns.
Que saudades do Rio Grande...

cjr-sp disse...

Dei uma passada geral agora a pouco pelos blogs esportivos da rbs...e em geral é um arregaço só contra a direçao, time e principalmente treinador. NINGUEM MAIS AGUENTA ABEL. O WIANEY NO SALA DE REDAÇAO HOJE JÁ DIZ BEM ASSIM....ESSE ASSUNTO ME ENOJA..Até os jornalistas estao com saco cheio e nao aguentam tanta merda junta...e se me pedirem coloco um a um os posts que andei vendo e que é geral...é uma gritaria só que me arrisco a dizer que se o Inter perder contra o Galo mineiro e depois empatar com o SP...ABEL CAI COM CERTEZA.

TÁ TODO MUNDO MALHANDO MAGAL E LUCIANO HENRIQUE PARA COMEÇAR O JOGO...

sds.

col disse...

Por isso que eu acho que o Louis poderia dar uma forcinha e lancar um topico sobre o Abel. O desempenho futuro em 2008/09 parece depender da quantidade de dias que o Abel vai continuar no Inter fazendo m...

"O sangue bom falou pra falar pra você\\ Se der mole pros home, amizade, o bicho pega!! "

Schroder-EUA disse...

Bah saí com uns amigos, fomos fazer um Kareoke..bom eu só assisti na verdade, mas bebi uns 3 copos de vinho...normalemente só bebo cerveja...e agora estou lendo o texto da Diana...o que já é bom sobrio fica melhor ainda depois de algumas... :)

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Frase do FC em 2005: "A bola pune!"
Frase dos colorados em 2007: "O Pífio nos pune!"

PS. mais alguém ferrado no meio do feriadão farroupilha? Tô no trampo e o dia NÃO VAI ser light...

Marimas disse...

CJR, ontem tu citou o Wianey, mas eu não li a mesma coisa que tu na coluna dele... eu acho que com a nova cara da ZH deve ter uma para versão impressa, outra para a digital (embora eu leia a impressa tb em formato digital)... estou certo?!! procurei ontem depois que li teu post e não achei...

Agora estou conseguindo ler a versão digital do Correio tb.. graças ao Davi...

SDS

Marimas disse...

e para seguir na linha do Rappa...

"eu quero ver gol, eu quero ver gol, não precisa ser de placa eu quero ver gooooolllll...." hehe

Denilson M. (POA) disse...

Bahh... eu sou fã do Sergio Couto tb... baita reporter... desde os tempos da Band... porém, as 19h meu programa sagrado é o Na Geral, lá mesmo, na Band...

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Lembrei do Skank agora...

"Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
..."

Ou Dr. Sin:
"Futebol, mulher e rock'n'roll, meu Deus como isso é bom!"

hehehe

Almilano disse...

Belo post pra variar Diana!!!!

Bah Rodrigo eu ia botar essa música mesmo do Dr. Sin!!!!

Bah nem me fala, tamo aí, trabalhando em plena 6a feira, e pra "melhorar", AULA na noite ainda...

Marco disse...

ALMA DE CAMPEÃO

Qual o motivo de tamanha queda do Inter em 2007? Além dos problemas já conhecidos e prá lá de comentados no blog, para mim há mais um, talvez até mais determinante que os demais.

Falta alma ao time. Alma de Campeão.

Em 2005 tínhamos um excelente time, mas também lhe faltava a alma de campeão. É impossível não recordar o penalti não marcado em Tinga, sua expulsão por simulação, e a falta de reação dos demais jogadores, cabisbaixos e bovinamente resignados.

Quando Fabiano Eller entrou em 2006, mudamos de atitude. Qualquer falta mais dura ou marcação polêmica do árbitro, e o time corria cercar o homem de preto em protestos e reclamações.

Fabiano Eller nunca foi um zagueiro de 1ªlinha, mas deu ao Inter a Alma de Campeão. Com ele em campo, tomamos a Libertadores do São Paulo, então Campeão do Mundo, em pleno Morumbi, local onde este nunca havia perdido no torneio continental.

E mesmo com o desmanche promovido pela diretoria no decorrer do 2ºsemestre de 2006, ainda fomos ao Japão e batemos o todo-poderoso Barcelona, com Ronaldinho e tudo, trazendo para cá a taça mais cobiçada pelos clubes do planeta.

Eller ser foi e o Inter parece ter perdido a Alma, aquela que diferencia um bom time de um verdadeiro e incontestável Campeão.

E se Eller tivesse prosseguido, teria o Inter mantido a rotina de vitórias e títulos? Não sei, provavelmente não, diante de todos os demais problemas já comentados à exaustão.

Mas ao ver nosso Colorado, pela primeira vez em 2007 já sem o xerife em campo, me vinha à retina a imagem de um corpo inerte, pálido e gelado, sem vida nem Alma.

Quanto mais a Alma de Campeão.

m.rodrigo.oliveira disse...

Diana.

Acho que o problema não está em não ganhar o Brasileirão ou não conseguir chegar ao Bi na Libertadores.

O que incomoda muito é o tamanho da queda.

Se tivéssemos chegado às quartas-de-final da Libertadores e mesmo perdido o Gauchão, mas chegando à final. Se estivéssemos distantes do título do Brasileirão, como estamos hoje, mas posicionados entre os quatro primeiros colocados. Se tivéssemos ganhado pelo menos um dos Grenais de 2007.

Enfim, se a nossa situação fosse a acima, estaríamos achando 2007 o máximo. Pois tudo isto estaria valorizando a conquista da Recopa.

Anônimo disse...

ESSE BLOG TA VIRANDO UM AMONTOADO DE CRONICAS.

LOUIS, APOSTO QUE BAIXOU O NUMERO DE ACESSOS DO BLOG.

Anônimo disse...

o que salva o blog sao os comentarios.

Gonçalves disse...

Ultimamente tõ preferindo ler as crônicas ou nossas idéias próprias do que ir nas páginas esportivas e ler tanta porcaria que dizem lá pelos lados do Beira Rio...

cjr-sp disse...

Concordo com o Herbário. O texto é excelente, mas nao para blog de futebol.

Schroder-EUA disse...

Herbario

O numero de visitas ao blog continua mais ou menos o mesmo. Faz pouco tempo que chegamos a 1 milhao e agora ja estamos com 1125000. Quanto aos textos isso fica por decisão individual do bloguista. A unica regra que tenho é que o texto tem algo a ver com o Inter, mesmo que sutilmente. Mas como o Blog tenta ser democratico a sua opinião é valida e é sempre bom o feedback.
Eu pessoalmente acho a mistura legal dos varios estilos visto por aqui.

Marimas disse...

Adoro crônicas e gosto dos posts da Diana, assim como a maioria aqui... sai um pouco do comum...

Imagina se tivéssemos análises do grupo do Inter todos os dias?!!

Acho que os probelmas do Inter todos conhecemos, não?!

O que poderia de repente é botar alguém para fazer um balanço geral do campeonato, falando um pouco dos outros times, ou mais estatísticas, histórias do Inter, sei lá...


Mas em um ponto concordo com o herbário, os comentários são bem legais, o pessoal, via de regra, se respeita e discute o que foi comentado...

SDS COLORADAS

Denilson M. (POA) disse...

Pois é, por onde anda o Rodrigo Araujo? Era bom ler aquelas pesquisas e estatisticas que ele tirava do fundo da cartola....heheh

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Denilson, supõe-se que ele ande pela calçada...hehehe

Fraca essa, mas foi o melhor que pude fazer para o momento.

Gonçalves disse...

Bah o Rodrigo tá atolado em serviço...eu o convidei para o futebol e disse que ta feia a coisa...ao mudar de emprego teve de mergulhar naqueles lances de código de programação e tudo mais e se adaptar ao lance dessa nova empresa...diz que leva uma papelama pra casa, tanto é que no blog vâmo inter ele tá postando quando dá...ultimamente o Nelson tá dando uma força por lá e atualizando sempre.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]