quinta-feira, julho 19, 2007

10 QUEM SABE UM DIA

Antes do Blog Vermelho, antes do Orkut e bem antes do grande ano de 2006 lá no "distante" ano de 2002 eu tentei dar uma de mediador. Como Colorado vi uma oportunidade na epoca para trazer o Inter aos USA. A minha ideia era simplesmente uma de torcedor, o meu unico interesse era ver o Inter jogar aqui perto depois de muitos anos.

Eu lembro dessa historia porque hoje tem o tradicional ALL STAR game aqui na liga MLS. All Star game é uma tradição que vem do Baseball e adaptaram ao futebol. Exatamente no meio do ano os melhores da liga fazem um jogo comemorativo. Antigamente em no baseball esse jogo era muito disputado, com gosto de final, pois eram entre uma Divisão da liga contra a outra. Ma com o passar dos anos firou mais festa e perdeu a graça.

No Futebol, a MLS tenta algo diferente eles colocam uma seleção da Liga contra um time estrangeiro. Esse ano o adversario é o CELTIC FC da Escocia e ano passado o adversario foi o Chelsea.

Bom voltando pra 2002. Naquele ano no mes de Abril, o Inter tinha uma folga e se me lembro direito eles estavam querendo fazer uma escursão durante a Copa do Mundo em Junho e Julho. Eu tinha ouvido falar de uma possivel viagem do clube ao Mexico, aí pensei, porque não aqui nos USA?

Aí eu resolvi tentar a sorte entrando em contato com alguem da diretoria do MetroStars o time local aqui da Região de New York (hoje eles são os Red Bulls) para ver se haveria algum interesse e se fosse o caso eu pasaria a informação ao pessoal do Inter. A ideia é que essa seria minha unica participação, simplesmente de unir as duas partes e depois ir ver o jogo. Fiquei surpreso quando recebi um email do MetroStars mostrando interesse na ideia. Eles tambem estavam querendo fazer amistosos. Com isso eu entrei em contato com o pessoal do Inter via email e o Inter tambem mostrou interesse. Perfeito.

Bom nem tanto. O Diretor de Marketing do Inter me mandou um email com o que seria o valor por jogo que o Inter estava pedindo e aí eu mandei essa informação e outros detalhes já traduzida para o Inglês para o diretor do MetroStars. Aí que veio a decepção.

O Valor nem me parecia muito alto. Eram obviamente todas as despesas (Hotel, Aviao etc..) mais uma taxa por jogo. Acredito que hotel, aviao, comida e transporte para uma delegação de 25 seria 80% do custo para o MetroStars. Achei o pedido do Inter bem razoável. Mas o MetroStars não concordou. Eles me mandaram um email achando que era muito alto o valor e o pior de tudo foi o comentário extra que me passaram; "Se ainda fosse o São Paulo dava para entender". Tudo bem que o São Paulo tinha tido uma grande decada no anos 90 e que tem mais Paulista nos States que Gaúcho (eu acho) mas podia ter deixado esse comentário para lá.

Com isso informei o Inter da decisão deles e como eu tava saíndo de ferias naquele mesmo dia passei a bola para eles continuarem a negociação. No fim o Inter não veio, mas eu tentei fazer a minha parte como Colorado. Quem sabe um dia o Inter joga nos USA, acho que isso nunca aconteceu (mas sei que nosso Rival já teve por aqui).

________________________________________

O Maior problema é o descredito que o futebol clubistico do Brasil recebe mundo afora. O Inter B parece estar se dando bem lá na Korea, mas em geral os Clubes Brasileiros tem pouco prestigio pelo mundo. Como pode isso. Futebol é Brasil, Brasil é Futebol, todo mundo ama nossa seleção mas quando é Clube ninguem quer ver.

O diretor do Metrostars até tinha razão. Se um time Mexicano joga nos USA o estadio lota porque tem muitos mexicanos aqui. Se um time Europeu joga aqui o estadio tambem lota porque os clubes Europeus tem torcedores Americanos aqui. Mas clube Brasileiro, so com muita propaganda e usando a palavra BRAZIL muitas vezes faria com que o publico fosse ao estadio.

Culpa de quem?

Em parte é culpa da CBF que faz Milhoes com a seleção mas faz ABSOLUTAMENTE NADA para promover os Clubes fora do Brasil. Quando a seleção joga em qualquer País é a maior badalação mas quando é um clube...nada. Nem lembro a ultima vez que um clube jogou por aqui.

Imagina como seria legal (claro calendario atrapalha) se o All Star Game de hoje fosse da Seleção da Liga contra o Campeão do Mundo. Mas será que o CELTIC da Escocia tem mais prestigio que um clube do Brasil, que o Campeão do Mundo? Infelizmente a resposta provavelmente é Sim.

Quem sabe um dia.

10 Comentários:

col disse...

Eu acho o soccer dos gringos muito ruim, nao consigo assistir mais que 10 minutos: futebol de passes pros lados e gol de bola parada.

Muita gente me pergunta por aqui qual eh a jogada de marketing do Beckham, eu sinceramente nao entendo de onde querem tirar o retorno.

Relacionado com essa estoria do Beckham, tem um filme excelente sobre a liga americana de futebol na epoca do Pele: "Once in a Lifetime: The Extraordinary Story of the New York Cosmos".

Vale a pena. Tenho gravado, posso postar em divx em algum lugar se quiserem.

Schroder-EUA disse...

Mas a verdade é que o Futebol de Clubes do Brasil nao ta la muito melhor. Eu acho que o melhor time Americano de Futetol terminaria no Top 10 do Brasileirao...facil.

Renan disse...

apenas um registro...na korea 50 mil pessoas assistiram o INTER B se não me engano ta no final sports

diegomrosa disse...

Louis, essa foi uma bela iniciativa sua! Ano passado eu também entrei em contato com o marketing para sugerir a idéia do Sócio-Presente:

http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&secao=&codigo=3226

O departamento recebeu super bem a idéia e chegou a implementá-la. Pena que, algumas semanas depois, as novas associações foram interrompidas (por causa do grande número de sócios) e a idéia foi esquecida.

Bem, todos que tiverem idéias desse tipo deveriam entrar em contato com a direção, pois, como estamos vendo, às vezes eles são bem receptivos.

Unknown disse...

acredito que valeria uma nova tentativa... so q levando o inter b... seria interessante... sa não tivesse meio em cima poderia ser na volta da asia...

Unknown disse...

otra coisa... vi o jogo do allstar contra o celtic... mas é ruim o celtic ein...

Marimas disse...

Eu tb já tentei ver o futebol de clubes dos EUA na ESPN Internacional e é realmente muito chato, o jogo e a narração... mas quem viu ontem o jogo do Portoalegrense contra o Goiás sabe que não estamos muito atrás deles, tanto no futebol quanto na narração (vide o Sr. bairrista fdp Cléber Machado)... Mesmo assim, seria, certamente, uma ótima oportunidade de expandirmos nossos horizontes, com uma boa jogada de mkt poderíamos arrebanhar uma gurizada da gringa para torcer pelo campeão do mundo.. mas o mkt do Glorioso, definitivamente, não está atento ao mercado...

SAUDAÇÕES COLORADAS...

tiago - colorado no canada disse...

Prá colaborar com o tópico, há um mês atrás, quando começou a esquentar aqui em Edmonton, fui num pub tomar uma cerva com os amigos num sábado de tarde. Pub inglês, dos clássicos. Quando trouxeram a cerveja, entregaram as bolachas prá colocar os copos em cima. Minha surpresa foi ver que as bolachas eram peças de mkt do Liverpool da inglaterra. Não só promoviam o time, como do outro lado, mostravam o site dos torcedores do time em Toronto, também no Canadá. Quer dizer, além do time promover sua marca num lugar tão distante - tanto da inglaterra como do futebol -, os caras ainda apoiam torcedores do time que moram longe - em uma OUTRA cidade!
Achei aquilo fantástico, e até bati umas fotos. Mandei pro mkt do Inter, óbvio, mas de certo nem bola.
Acho que até mandei prá o endereço do BV... não sei se mandei certo... Mas achei aquilo muito legal.
Eu tento fazer a minha parte aqui, jogando SEMPRE, toda a semana futebol com a camisa vermelha (e a branca as vezes também). Eles aqui não conseguem se achar se um time não tiver de branco, e outro colorido...!!!!
Já pendurei o cachecol de campeão do mundo em um outro pub muito conhecido, to sempre falando do colorado, mostro gols pro pessoal do trabalho, e ainda to traduzindo o SLPTA prá mostrar pros amigos canadenses, que, com a invasão brasileira na vida deles, descobriram que futebol é muito melhor que hockey, e com certeza vão virar colorados depois de verem o filme com legendas em inglês!!
Mas... é um trabalho de um homem só. O próprio clube não ajuda.
Quanto aos amistosos fora, até tem um problema que é o calendário. O time mal tem um mês prá dar de férias pros jogadores.
Tem campeonato a dar com pau. Na argentina, onde não tem a besteira de campeonatos regionais, o River tá jogando uma competição internacional agora. Esses dias jogou com o Lyon da França. Quer melhor oportunidade que essa?

tiago - colorado no canada disse...

ah, uma última coisa. Louis, depois de agosto do ano passado, tu não enviou um email cortesia pro tal diretor do Red Bulls mostrando o que o Inter fez com o "se ainda fosse o São Paulo"??!?!

Schroder-EUA disse...

Tiago pois é eu sempre falo pra eles...porque aqui SEMPRE tem que ter um time de Branco..fica ridiculo o time visitante parece sempre ser o mesmo time!! Fica mais bonito com cores!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]