terça-feira, julho 31, 2007

31 O TIME QUE EU IMAGINO

Escrito por Denilson Montenegro


Existem certos indícios quando uma equipe de futebol está com cara de campeã. Começando pelo anúncio da escalação nos alto-falantes. Se a gente começa a ouvir desde o goleiro, lateral-direito, zagueiro central, etc e não ocorre uma confiança ou uma empolgação maior nos nomes apresentados e só lá pelo ataque é que vamos nos empolgar é um sinal de que o time não é o ideal ainda.

Lembro da década passada, quando a torcida só se empolgava quando ouvia o nome do Fabiano Cachaça e do Crhistian.

Por outro lado, se todos os nomes apresentados têm algum significado, mesmo que uns mais, outros menos, já é sinal de confiança, de alguma garantia.

Depois dos alto-falantes, outro indício é quando seu time está com a bola. Se você sabe que fazer o gol é uma questão de tempo, ponto a favor. Já quando “levar” gol é uma questão de tempo...

Outra coisa é a torcida saber a escalação de cor. Significa que no máximo um ou dois jogadores não são os titulares. Portanto, existe UM TIME TITULAR, considerado quase que por unanimidade a formação ideal.

Para o Inter, a partir de agosto, as possibilidades na escalação são muitas.

Vou colocar aqui duas escalações e vejamos se inspira confiança, principalmente por setores.

Primeiro, vou deixar claro que são formações plausíveis do técnico escalar. Por exemplo, prefiro o Renan no gol, mas o Clemer tem tido atuações razoáveis e não acredito que o Gallo mexa nessa posição. Portanto, vamos à formação do time campeão:


Primeiro no 4-4-2

- CLEMER

DEFESA:

- GRANJA (Ceará também seria boa opção, mas prefiro o futebol inteligente do Granja)
- ÍNDIO
- MARCÃO (Temos o Sidnei, mas o Marcão ainda é minha escolha na esquerda)
- JORGE LUIS

MEIO-CAMPO:

- EDINHO (acho que o Gallo escolhe ele, antes do Magal e do WM)
- MAGRÃO
- GUINAZU
- PINGA

ATAQUE:

- FERNANDÃO
- PATO

Sem dúvida, um time de respeito.

Agora, vamos ao 3-5-2, pois o Gallo gosta e tenho que admitir que deu certo, dependendo dos jogadores:

- CLEMER

DEFESA:

- ÍNDIO
- MARCÃO
- SIDNEI

MEIO-CAMPO:

- GRANJA
- MAGRÃO
- GUINAZU
- PINGA
- JORGE LUIS

ATAQUE:

- FERNANDÃO
- PATO

Claro que não vimos o Jorge Luis ainda, mas se foi indicado pelo Tinga, já tem a minha confiança.

Não sei vocês, mas não vejo a hora de ver um desses times em campo...

E aí? Estamos com cara de Campeão Brasileiro e quiçá, Campeão da América de novo?



31 Comentários:

Anônimo disse...

fico com a 1a escalacao, acho que esta perfeita. o ceara ta cuidando mais do cabelo que da lateral e merece o banco.

Anônimo disse...

vou por agora o time reserva. me diga se nao inspira confiança!

- RENAN

DEFESA:

- CEARA
- SIDINEI
- 1 ZAGUEIRO
- CARDOSO

MEIO-CAMPO:

- MAGAL
- MONTEIRO
- ALEX
- ROGER

ATAQUE:

- IARLEY
- ADRIANO

Marimas disse...

Denílson, meu time é mais ou menos por aí tb... tb prefiro o Renan, mas acho que não é a hora de mudar de goleiro...

Num 4-4-2 meu time seria

CLEMER

GRANJA ÍNDIO MARCÃO JORGE LUIS

EDINHO MAGRÃO

GUIÑAZU PINGA

FERNANDÃO PATO

e no 3-5-2

CLEMER

ÍNDIO SIDNEI MARCÃO

EDINHO

GRANJA MAGRÃO GUIÑAZU PINGA

FERNANDÃO PATO

Mas nos dois casos o Alex fica de fora, o que eu não gosto, se ele jogar o que sabe é titular desse time.. só não sei onde... hehe
Mas esse é um problema que todo técnico quer ter... é esperar e ver o que o Prof.º Pardal vai inventar...

SAUDAÇÕES COLORADAS...

Marimas disse...

é temos banco mesmo.. Roger, Monteiro, Ceará, Alex, Adriano, Renan, Sidnei, Iarley... só falta aquela pecinha que fica no banco acertar...

Franque disse...

Olha, gostei da primeira escalação. Só não tenho essa confiança toda o Granja...
O Alex jogando o que sabe também merecia ser titular, mas é uma opção para o segundo tempo, caso o Pinga ou, até mesmo, o Fernando fique cansado. E o Adriano seria o reserva imediato do ataque, especialmente do Pato.

Schroder-EUA disse...

Tambem nao vejo hora, mas Granja nao sei nao, ele so se machuca.

Mas quero ver quando vamos escala o MESMO time pela PRIMEIRA vez em 2 jogos seguidos...ate agora nem uma vez, cada jogo uma escalaçao diferente.

Eber Prado disse...

Louis temos que considerar que como o campeonato é longo temos os problemas de cartões e também de lesões o que dificulta escalar uma mesma formação seguidas vezes.

Na minha opnião até provar o contrário tem que entrar com Alex na ESQUERDA.

Além disso não sei se yarlei não teria lugar como titular também, mas na posição correta.

Eber Prado disse...

No mais o restante da escalação eu acho que é isso mesmo.

Almilano disse...

Eu concordo com o Eber, Alex na lateral esquerda no lugar do jorge Luis.

O resto pode deixar assim mesmo que tá bom heheheheheh

Rafael Severo disse...

Por mim, o Renan seria titular do time sem problemas. Gostei do primeiro time, com ressalvas ao Granja e ao J. Luis. O primeiro pq parece ser de vidro e o segundo é uma incógnita. Em não sou nada fã do Alex, mas acho que no segundo time do Denilson ele entraria, visto que desempenha razoavelmente bem como ala liberado. Sei lá, o mínimo que se espera de um grupo desses é o título. Mas eu só acho material humano demais pro Gallo que, definitivamente, não me inspira confiança. Eu só espero que o Rubinho consiga levar esta Ferrari até o final, como diria meu xará Rafael Rodrigues.

Almilano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom, acho que da escalação do Denílson, eu trocaria o J. Luis pelo Alex sem a minima dúvida, porque eu posso estar muito enganado, mas aquele loco, tem cara de tudo menos jogador de futebo, e vi comentários do ex time dele, que ele chora de ser ruim, mas vamo ver né. E concordo com o Louis, o problema do Granja é que ele se machuca demais, mas ele é inteligente e sabe se achar muito bem em campo.

Marco disse...

E que tal um 3-4-4?
Clemer,
Indio, Sidnei e Marcão,
Ceará(Granja), Edinho, Magrão e Guiñazu
Iarley, Fernandão e Pato.
São muitas opções, mas eu ficaria no 3-5-2 ou no 4-4-2 mesmo, mas o meio seria Edinho, Magrão, Guiñazu e Fernandão, com Iarley e Pato na frente.
Dá para acreditar, mas até domingo temos que somar pontos (4 ou 6).

vbello disse...

Concordo com a escalacao do Thiago.

No esquema 3-5-2, com variacao para 4-4-2 no decorrer do jogo, prefiro o Edinho no lugar do Jorge Luis para dar mais consistencia ao meio de campo.

Assim durante a posse de bola, um dos zagueiros (indio ou marcao) pode ajudar no apoio... e o edinho fecha na zaga.

Acredito ser uma formacao mto interessante.

VAMO VAMO INTER!!! SEMPRE!!!

Unknown disse...

O time pra mim tem que ser ofensivo ja que temos que ganhar todas daqui pra frente:

1) Clemer ou Renan
2) Magrao, como ala liberado
3) Indio
4) Marcao
5) Guinazu
6) Alex, como ala liberado
7) Pinga
8) Edinho, como terceiro zageuri
9) Fernandao, como meia-atacante
10) Yarlei
11) Pato

Vamo vamo inter !!

Unknown disse...

Galera! Moro em BH e no domingo vai haver uma mobilização dos colorados aqui para irmos todos juntos ao mineirão. Qual a possibilidade do Guinazu e magrão estrearem nesse jogo? Alguem esta pendurado? Vai ser das poucas vezes que vou ver meu time ao vivo e quero todos os craques em campo... hehehehe

Denilson M. (POA) disse...

Bahh Streck! Acho que tu vais pegar a estréia dos caras... e antes de nós! heheh...

Anônimo disse...

com o fernandao no ataque o time pode em qualquer hora do jogo adotar o 4-5-1 que eh muito mais defensivo. ja com o iarley no ataque isso nao acontece.

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Na escalação do 3-5-2, eu botaria o Alex no lugar do Jorge Luis. No 4-4-2, acho que ele seria melhor por parecer mais marcador que o Alex. Tb preferia o Renan.

Mas vejam que já há uma certa unanimidade na torcida com relação à escalação, com divergência em um ou outro jogador apenas. A espinha parece montada: Índio/Marcão, Magrão/Guiñazu/Pinga, Pato/Fernandão.

Dellinghausen disse...

Eu confio no Clemer, acho q o Renana ainda tem q aprender um pouco mais.

Pegando as escalações do Denilson:

no 4-4-2:
Colocaria o Ceara pq é mais forte na marcação.

O Sidnei tem muito futuro, pode ir entrando em alguns jogos quando precisarmos.

Na lateral esquerda colocaria o Rubens cardoso, vinha jogando bem antes da lesão.

O meio e o ataque seria exatamente igual ao do denilson, só citaria a opção de em alguns casos tirar alguem do meio recuar o fernandão e colocar outro atacante.

No 3-5-2:

Trocaaria o Ceara pelo granja e o RC pelo Alex, teria q tirar o Guiñazu ou não colocaria o alex para colocar o 3° zagueiro, q deve ser o sidnei.

Esse Jorge Luis na minha opnião veio para completar o grupo, não é como Marcão, Guiñazu e Magrão q vem com o carimbu de Titular, vcs estão comentendo o mesmo erro do meu pai, não são todas as contratações q obrigatoriamente tem q vir para ser titular.

Ja escrevi demais, bora galaera:

vamo vamo Inter!!!!!!!

Anônimo disse...

Bah, cara.

Tu tirou o Alex do time. no 4-4-2 até pode-se pensar nisso, mas no 3-5-2????!?!?!?!

E colocou um cara que tu nunca viu jogar?

eu tenho quase certeza que esse jorge luis veio pra reserva. Pra grupo.

Denilson M. (POA) disse...

Aí que tá Chefe... Não conheço o Jorge Luis, mas conheço o Alex...
A esperança é que o Jorge Luis foi indicado pelo Tinga... se ele não corresponder seremos obrigados a ir de Alex mesmo...

diana oliveira disse...

viu só denilson, tu apenas ensaia uma de técnico e já estás sendo cobrado...hehe
nada fácil essa vida do gallo...

abrç

*eu entendi direito num comentário há uns dois dias ou vai ter um confronto de craques, denilson e gonçalves?

Denilson M. (POA) disse...

hahahah... é verdade Diana! Olha aí o nosso confronto na quinta: http://nfc-futsal.blogspot.com

Renan disse...

Alex na lateral..a nao ser q o jorge luiz seja muito bom jogador...

Gonçalves disse...

Seria uma boa oportunidade para os jogadores irem lá cornetear e se vingar da gente nesse joguinho barun (gonçalves) x nfc (denilson)...falando nisso além do segundo enfra, temos de fazer valer aquela idéia de marcar um joguinho com o pessoal daqui do blog na proximidade do fim de ano lembro que quando falamos outra vez sobre isso o pessoal ficou bastante agitado querendo participar...e agora que temos um acréscimo das caras novas ou que sairam do anonimato temos de agitar isso quando se aproximar o término do ano

Ah tomara que o pessoal não vaie o Perdiga, cara é gente fina..aquele dia da entrevista com o fernandão bateu até um papo de conterrâneo com o Darlan...

...o que mais nos motiva é que realmente será dificil o time não ganhar em qualidade...enquanto os outros times parecem que não tão se mexendo muito...temos tudo para sermos campeões e manter uma boa base para rebuscar a credibilidade e os títulos que nos são de direito no ano que vem.

Jão Barbosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jão Barbosa disse...

não, concordo e deixar alex de fora é loucura alex nao pode ser reserva de nenhum time do futebol brasileiro hoje.
o time do inter

clemer
ceara
indio
marcao
alex
edinho
magrao
guinazu
pinga
fernandao
pato

ou

clemer
indio
marcao
sidnei
ceara
edinho
guinazu
pinga
alex
fernandao
pato

qualquer um desses time ai naum tem ninguem pa bater e vejam so em nenhum deles citei iarley e no ultimo magrao sobrou.
na verdade para o inter a soluçao eh entrar com 12 ou 13 jogadores em campo dai os problemas se resolveriam

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Bom,

Opinião pessoal:

Monsieur Le Coq, joga de 3-5-2, sempre que puder.

Eu acho ele da turma do Felipão, Mano, Tite (curiosamente todos do banana de pijama)

Como assisto sempre o Glorioso no gramado,vejo insistentemente as bolas erradas de Edinho.
Ou ele é o filho bastardo do Pfífero ou... sei lá.

Alex é aquilo, parece aquela pinta que tu não é a fim de pegar na festa mas acaba pegando porque é a úinica que tem...
Acho que os reforços decretaram o banco para o rapaz.

E que baita zaga: Índio, Marcão e Sidnei. Eu gostei, para o 3-5-2, acredito que funciona.

No meio se pintar WM, Guinazú, Magrão e Pinga - Show tbém.

E se déssemos um 3-4-3 ?

A escalação do 3-5-2, com a varição do Pinga saindo e entrando o Iarley. Ficaria um 3-4-3 !

Na escrita tudo pode, só não podemos perder!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Concordo com a Diana:

Precisa reter a bola: Iarley.

Então deve ser invertido o aproveitamento dos jogadores,

- Adriano ou Christian jogam 80 / 80 minutos, o Iarley joga 05 / 10 minutos.

Dellinghausen disse...

Fabio Ourique, eu sou um admirador do Edinho, acho q ele cumpre muito bem a fun�o dele, falam q ele erra muitos passes, ai fui pesquisar, na Globo.com tem as estatisticas dos jogaodres, o Edinho em 8 jogos errou 24 passes, oq da uma m�dia de 3 passes errados por jogo, tu acha isso muito?

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]