terça-feira, julho 24, 2007

14 O PAN: "Cadê todo Mundo?"


E aí tão gostando do Pan? Eu vejo os melhores momentos no Globo Esporte ou no Jornal Nacional. Não existe transmissão do Pan nos Estados Unidos alem na versão de lingua espanhola da ESPN. Mas a Globo e Record Internacional tão mostrando ao vivo aqui tambem.

Hoje tem Brasil x USA no Basquete pelo Ouro e quinta as meninas do Futebol jogam pelo Ouro tambem contra os USA. Na quinta deve dar Brasil já que as Americanas vem com o time Sub 20. No Basquete hoje eu nao sei qual time os Americanos mandaram então não sei se da Brasil.

É legal ver as meninas do futebol receberem um pouco de atenção enquanto a seleçao masculina foi eliminada na primeira fase. Se elas ganharem o Ouro vai começar aquela conversa que a CBF vai patrocinar elas, mas no fim acaba em nada que nem depois da olimpiadas.

Me parece que o Publico tem sido muito pequeno em varioseventos. O ginasio de Basquete nesse momento ta vazio para a disputa do Bronze entre Cuba e Canada. Espero que lote para o Ouro um pouco mais tarde. Agora isso é um assunto que não tem sido tocado na imprensa, mesmo perante o Eco nos ginasios meio vazios. Porque será? Não lembro como foi os outros pans em termos de publico mas em olimpiadas se nao me engano ta quase tudo sempre lotado. Será que o Rio merece ser cede de Olimpiada? Voce apoia Olimpiada no Brasil? Será que as arenas todas necessarias (ou quase todas) já foram construidas ou seriam mais uns 10 Bilhoes em custo?

Achei uma sobre o pequeno publico na SEMI FINAL de Basquete num jogo do Brasil. Um publico de 3500. Talvez o dia e horario atrapalharam.

Veja:

"Ao contrário do esperado, é muito pequena a presença de público na Arena Multiuso, local da partida semifinal do torneio feminino de basquete dos Jogos Pan-Americanos entre Brasil e Cuba. O público divulgado é de 3,500 pagantes.
Até mesmo as jogadoras estranharam a pequena torcida presente quando entraram na quadra.

- Cadê todo mundo?"



http://pan2007.globo.com/PAN/Noticias/0,,MUL75766-3858,00.html


Outras:

Atletismo DIA 1: Publico pequeno

Televisão tira Publico do Maracana

14 Comentários:

Tiago Finkler disse...

Ai Louis... eu gosto muito de acompanhar eventos esportivos. Acho muito legal chegar em casa ligar a TV e sempre ter uma competição com o Brasil participando. Deixando de lado as questões políticas, eu tenho acompanhado o PAN e estou bastante satisfeito com o desempenho do Brasil.

Agora uma coisa que tem me decepcionado dia após dia nesse PAN é o comportamento do público brasileiro. Realmete frustante. Assistir ao vivo papelões como vaias e o pessoal atirando objetos na arbitragem. Isso sem falar quando as proprias delegações não se pegaram no pau. Isso aconteceu pelo menos duas vezes (Brasil X Cuba no judô Brasil X Argentina no handball). Lamentável.

Fatos como esses que vão completamente contra tudo que se idealiza por espírito desportivo e só provam que o público brasileiro (o carioca pelo menos) não está maduro para ser anfitrião de um evento dessa natureza. Enquanto as coisas forem assim por aqui, tenho até medo de pensar em uma olimpíada sendo realizada no Brasil. Seria uma vergonha e iria desmoralizar a imagem do nosso país perante o mundo.

Fernando Gonçalves disse...

Também não sou a favor de uma Olimpíada aqui, se para o PAN já gastaram uma fortuna ale´m do orçamento imagina para uma olimpíada. Por mais que falem eu não acredito que o retorno financeiro seja maior. Quanto ao comportamento do público eu achei que ia ser incorreto mesmo, é só lembrar do evento da abertura.

Marimas disse...

Eu tb compartilho desta satisfação de ligar a TV e assitir um evento esportivo... só gostaria que ele fosse sediado beeem longe do Brasil... quanto a participação dos competidores, acho uma grande ilusão este quadro de medalhas, não pelo quadro em si, acho que quem está competindo sabe o verdadeiro potencial de seus adversários, o que me indigna é o circo todo montado por grande parte da mídia... alguém acho mesmo que temos praticamente o mesmo potencial esportivo de Cuba, ou ainda, melhores que o Canadá...?!!
Quero ver onde o Galvão vai enfiar a cara ano que vem em Pequim...

Um pequeno trecho do post do cara que eu considero um dos melhores jornalistas do Brasil:

"...O milésimo de Romário é um bom caso.
O Pan-2007, outro.
Ora, todos sabemos que o Baixinho, fabuloso, maior jogador que uma grande área já viu, criou um objetivo para ele mesmo e todos entraram na festa. Viva!
Mentira inofensiva. Mas mentira. Mentirinha, digamos.
Com o Pan é mais grave, pelo uso do dinheiro público sem a menor cerimônia, um dinheiro que os passageiros que cruzam o país pelos ares agradeceriam se o vissem mais bem gasto.
E aí a falsidade é grave, porque mata.
Em torno do Pan, a omissão é medalha de diamantes.
Thiago Pereira, que é um nadador digno de todo respeito e não tem a menor culpa do que se omite, é tratado como quem superou Mark Spitz.
E, friamente, é verdade.
Mas meia verdade, muitas vezes pior que a mentira pura, por mais difícil de ser desmascarada..."

Quem quizer mais vai lá:

http://blogdojuca.blog.uol.com.br/

Esse aqui tb é muito bom pra "entender" melhor o Pan:

http://averdadedopan2007.blogspot.com/

Desculpe o posto looongo,

SAUDAÇÕES COLORADAS...

ps.: o comportamento do povo (no qual eu estou incluído) não me surpreende mais...

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Louis

O Gildo entrou em contato comigo e disse que tentou entrar em contato contigo e não consegui e se colocou a disposição do blog.

Só pra lembrar o Gildo é do marketing do inter e é diretor de licenciamento e franquia.

Acho que tu te lembra, ele é um dos responsáveis pela enquete do simbolo.

Enviei um e-mail pra ti, estou no aguardo.

Abraço.

Fernando Gonçalves disse...

Excelente coluna do Juca Kfouri, subiu muito no meu conceito. Vou tentar acompanhar mais este blog.

col disse...

Eu acho que brasileiro soh paga pra ver futebol profissional.
Existem algumas excecoes como o volei masculino, mas dai eh mais questao de tietagem, eu acho. Tambem concordo quando alguem diz que a Copa no Brasil seria um desastre em termos de publico.

Anônimo disse...

Estou em pleno acordo com os demais que tbm são contra realização de Olimpíadas e Copa do Mundo no Brasil.
Primeiro: sempre haverá desvio de verbas, assim como superfaturamento de obras para encher o bolso de alguns.
Segundo: porque o povo brasileiro (num geral) não tem educação e respeito aos demais para receber pessoas do mundo todo.
Terceiro: o Brasil tem outras necessidades muito maiores em várias áreas (educação, saúde e segurança, por exemplo) onde deveria investir toda a grana que seria gasta para montar um evento desse porte!

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Não esqueçamos que o PAN é uma competição menor. Uma olimpíada seria bem mais interessante para o público assistir e teria mais procura, assim como a Copa do Mundo. E o Rio não poderia gastar mais NADA, pois essa infra feita agora seria para as Olimpíadas tb.

Mas tb acho que não tem público suficiente pra lotar ginásio/estádio nessas competições, a menos que sejam ingressos beeeeeem baratos e aumentem o poder aquisitivo do povo brasileiro.

Vale lembrar que pra copa é PROIBIDO o uso de dinheiro público pra construir/reformar estádios. Pelo menos foi o que ficou implícito na obrigação que a CBF impôs às candidaturas das cidades. Se vai ser assim é outros quinhentos, já que estamos falando de uma CORJA!!!

Caio de Santi disse...

Passei 4 dias agora no Rio vendo as competições! Maracanã, Arena Multi Uso e Engenhão.
É um absurdo o que gastaram de dinheiro, mas os locais são sensacionais! Dignos de olimpíadas.
Já visitei as instalações olímpicas de Barcelona e as do Rio não devem nada!
Os ingressos são baratos, mesmo para o publico brasileiro, o de menor valor é R$ 10,00. E são bem localizados!
Existem milhares de problemas no PAN, mas sem um teste deste porte, jamais poderíamos pleitear uma competição maior. Espero que analisem os erros e melhorem numa próxima competição.
Se houvesse uma olimpíada no Rio, não se precisaria gastar tanto dinheiro, pois a maioria das coisas estão prontas.
E só para lembrar, o Mundial de Judô, em setembro, já será realizado no Rio. Se conseguirem utilizar essas instalações, fequentemente, com o tempo iremos evoluir mais ainda, tanto em organização, quanto em público.
E sobre o pouco público, ninguém se desloca de seu país para ver um Pan, mas para uma Olimpíada seria diferente.

João Manoel disse...

nao dah pr ti troca essa expressao "americanas", eu acabo me confundindo com uma seleçao continental, porque nao usar estadosunidense, muito melhor

Schroder-EUA disse...

Joao

Porque o nome do país é Estados Unidos da America. America ta no nome, entao é Americano.

O Brasil tambem era chamado de Estados Unidos do Brasil a um tempo atras...mas ninguem chamava Brasileiro de Estado Unidense.

É Americano, sempre foi e continuara sendo. Pra mim quem chama de Estadunidense é so os Anti Americanos mesmos.

João Manoel disse...

se esse eh seu ponto de vista, eu nao tenho nada contra

Anônimo disse...

Louis,
ja foi comentado no blog sobre a pirataria que estao fazendo com o dvd do inter?
saber que isso partiu de pessoas que se intitulam colorados eh de doer. tenho certeza que muitos colorados iriam se associar para ganhar o dvd pq tem muito gente que mora longe de poa e na pratica isto seria o unico beneficio.

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Tem muito sócio por aí que é CAMBISTA e vai tentar tirar proveito de todo jeito. Não tinha como controlar isso, infelizmente.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]