segunda-feira, julho 30, 2007

6 NOSSOS TÍTULOS – Campeonato Municipal 1913


Escrito por Raul Pons


No início de 1913, a sala de troféus colorada já contava com uma taça disputada em um torneio interno, em 1911, com o troféu ganho no amistoso contra o União, de Pelotas, em 1912, e com a Taça 12 de Abril, do campeonato municipal de 2º quadros de 1912. Mas faltava ainda um título oficial.

Nessa temporada, seria disputado o 4º campeonato da cidade. Em 1910, o extinto Militar levantara a taça, e nos dois anos seguintes o Grêmio sagrara-se campeão. Em 1913 novamente o Tricolor da Baixada surgia como favorito, mas o Internacional prometia endurecer a disputa.

Além da dupla Gre-Nal, disputavam o campeonato as equipes do Colombo, Frisch Auf e Fussball. Retornavam à liga o Frisch Auf (que se desfiliara no final de 1910) e o Fussbal (que abandonou o campeonato de 1912), enquanto o Colombo estreava na competição.

Na sua primeira partida, o Colorado já teve pela frente o mais forte rival. Jogando em casa, na Chácara dos Eucaliptos, o Internacional perdeu por 2x1. Ainda não seria dessa vez que derrotaríamos o Grêmio.

O campeonato prossegue com mais alguns jogos, em que Grêmio e Internacional vão se mostrando superiores aos demais. A terceira força do campeonato era o Fussball. No jogo entre Internacional e Fussball, houve desavenças em relação à arbitragem. O árbitro da partida, sócio do Grêmio (os árbitros, na época, eram sócios dos clubes), foi acusado pelos atletas colorados de favorecer o Fussball, na partida que terminou empatada em 1x1. Inconformados com a acusação, Fussball e Grêmio abandonaram a liga.


Sem adversários a altura, o Internacional passeou no restante do campeonato, goleando os dois clubes remanescentes. Na abertura do returno, em 24 de agosto de 1913, o Internacional venceu o Colombo por 6x0, conquistando o título por antecipação.

O time-base colorado, neste campeonato, foi: Russomano; Ary e Simão; Barbieri, Carlos Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Galvão, Bendionda, Müller e Vares.

Destacavam-se na equipe o lateral-esquerdo Pedro Chaves, o centroavante Bendionda e o ponteiro-esquerdo Vares, que muitos diziam só não ter chegado à Seleção Brasileira, nos anos seguintes, porque atuava no sul do país. Mas o craque da equipe e líder dos jogadores era Carlos Kluwe, talvez o primeiro grande herói colorado.

Partidas:

1º Turno

22.06 Internacional 6x0 Colombo

10.08 Internacional 10x1 Frisch Auf

31.08 Colombo 4x0 Frisch Auf

2º Turno

24.08 Internacional 6x0 Colombo

28.09 Internacional 5x1 Frisch Auf

05.10 Colombo 5x1 Frisch Auf


A partida entre Colombo e Frisch Auf, do 1º turno, ocorreu após iniciado o 2º turno.

Além destas partidas, o Internacional jogou mais duas, que foram desconsideradas por seus clubes terem abandonado a liga.
08.06 Grêmio 2x1 Internacional

06.07 Internacional 1x1 Fussball

Classificação final - pontos ganhos (considerando apenas as equipes que disputaram o campeonato até o final):

1º Internacional - 8

2º Colombo - 4

3º Frisch Auf - 0

Nota: Equivocadamente, algumas listas consideram o Grêmio campeão citadino de 1913 pela Associação de Foot-Ball Porto-Alegrense. Esta entidade, no entanto, só foi criada no 2º semestre de 1914. Após abandonarem a Liga, Grêmio e Fussball limitaram-se a disputarem amistosos, no restante do ano de 1913.


6 Comentários:

Unknown disse...

Impressionante na riqueza dos detalhes. Parabéns Raul por mais esse excelente texto q nos leva a "viajar" ao passado por breves instantes.
Parabés ao Louis e a todos q leêm o Blog vermelho e q têm a oportunidade de vivenciar tudo isso q só o nosso colorado pode nos dar
Abraço a todos
Marcelo Colorado na New Zealand

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Grande Raul!!!!

Maravilha!!!

Queremos mais!!!

Denilson M. (POA) disse...

Pior que a gente fica se imaginando naquela época mesmo... o Inter surgindo... imaginem se aqueles caras soubessem aonde chegamos?

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Quem garante que eles NÃO SABEM, Denilson? hehehe

Imagina se fosse Associação ao invés de Grêmio (trocando as entidades ali). Nosso rival seria o "Associação"!!! Nem quero ver como ficaria o diminutivo do clássico...que VÁRZEA! hauhauahuahuua

Porque tinha tanto time alemão???

Eber Prado disse...

Pessoal imaginem se pudessemos voltar no tempo e presenciar tais embates da quela época. Porto Alegre não sei se tinha 100 mil habitantes ainda. Os campos em que não haviam arquibancadas ou se haviam devia ser uma coisa bem modesta. Costumes totalmente diferentes de hoje como por exemplo as roupas usadas na época (imagino tipo terno, gravata e chapéu para homens e vestido longo para mulheres), os uniformes dos jogadores (o primeiro do inter com listras brancas e vermelhas) e lá dentro das quatro linhas heróis que nunca imaginariam que uma simples foto tirada antes de um jogo pudessem estamparem livros da historia do clube aos quase 100 anos de vida, como também sites na grande rede que nem se imaginaria que um dia isso poderia existir.
Imaginem você saindo de sua casa ou de sua rua , se é que ela existia naquela época, poderia ser até de seu bairro, procurar um bonde puxado a burros para chegar até o campo onde seria realizado a partida ou próximo dele. Chegando lá esperar o momento da partida. E presenciar um dos primeiros jogos daquele time que em dezembro do ano de 2006 seria campeão mundial de clubes. Seria muito legal.

Acho que viajei.

Parabéns Raul por resgatar esses momentos da história do Inter.

Raul Pons disse...

Rodrigo:

A influência da comunidade teuto-riograndense nas primeiras entidades esportivas do RS era muito forte.

Na fundação do Rio Grande, a comunidade alemã era a mais forte, tanto que transferiu a data da reunião de fundação do clube, que seria em 14 de julho (data comemorativa da Revolução Francesa), para 19 de julho.

A Sogipa (1867) e a Sociedade Ginástica de NH (1894) tb eram da comunidade germânica.

A liga dissidente gremista, que organizou campeonatos paralelos em 1914 e 1915, era praticamente uma liga alemã. Dos 5 clubes (Americano, Fussball, Frisch Auf, Grêmio, São José e Sportivo), apenas o Americano não era vinculado à comunidade teuto-riograndense.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]