sábado, junho 16, 2007

19 Palavras...

Escrito por Diana Oliveira

Futebol é um movimento popular, acaba sendo uma referência cultural, assim como a música, que apresenta características peculiares de folclore ou costumes de uma nação. É claro que existem as composições atemporais e universais, tal como Pelé, mas via de regra as melodias incorporam cânticos de torcidas, entoando a magia do futebol que nos invade com sentimento e faz o tórax reverberar como amplificador, abrindo o caminho do momento máximo da acústica, o grito de gol.

Esse grito voltado pro campo dá seqüência à invasão, que agora atinge o jogador, autor da proeza, que mira a arquibancada e recebe a onda sonora como se fosse um ralo. Em sua direção escoa a alegria em explosão.
E ele volta a correr, abastecido de energia, até retomar o ciclo.
Assim consegue ser tão envolvente o futebol.

Em tudo na vida quando dedicamos paixão há o impulso incontrolável, o sangue fervente. Há quem diga que o futebol é o ópio do povo, desculpem-me estes, mas hipnose o que causa é novela. Nada contra, eu adorava a Jô, que amava o professor Fábio, na Gata Comeu. Novela gravada na Urca, anos oitenta, só Fiat 147. A diferença é que futebol é real, verdadeiro, não é ficção. E se todos somos alienados, ilustres entre nós estão Chico Buarque, que escreveu as melhores letras de protesto à ditadura televisionada pela rede Globo e maquiada através de que? Novela. E o melhor escritor latino-americano, Eduardo Galeano, escreveu além de “Futebol ao Sol e a Sombra”, o clássico “Veias Abertas da América Latina”, onde denuncia a exploração agressiva que castiga nosso amado e sofrido, porém alegre e belo continente.

A copa de 70 foi conquistada em meio ao regime militar, entre os presos e seus algozes havia sempre uma trégua para assistir a seleção jogar. Vi o depoimento emocionado de um ex prisioneiro, contando a angústia do cativeiro em meio a torturas e que eles torciam por uma derrota da seleção, pois sabiam o quanto a vitória impulsionaria a popularidade do governo. No entanto, diante da final, renderam-se à devoção que está acima de uma causa tão nobre que é a liberdade e o grito que jurou segurar na garganta veio como um desabafo, um choro de dor.

Essas loucuras não se explicam. Futebol é visceral.

Diante da sua imensidão há espaço para o interesse pessoal, o lucro ostensivo, o patrocínio desenfreado e, conseqüentemente, as transferências de jogadores. Temos que aprender a ponderar o aspecto racional, pra não dizer capitalista, com a questão emotiva do gol, que leva ao objetivo maior e este sim, está embasado em questões de idolatria sem abrir mão do pragmático, o título de campeão.

O Pato pra mim não tem preço, mas pro futuro dele mesmo, do Inter e pra Europa, tem...

O que não muda é minha paixão incondicional, droga de chuva no domingo passado que se estendeu por toda semana. Acho que tenho clorofila na pele, preciso de fotossíntese, fico deprimida quando se passam dias sem sol. Jamais moraria em Londres. Como eu queria o jogo de hoje aqui. Sábado ensolarado e frio de inverno bem gaúcho. Ah, que bom seria ver meu time jogar hoje, neste dia que começou alegrando minha alma com céu limpo e azul. Sim, o céu é azul, o universo permite essa cor predominar no transcorrer das horas, para que no fim do dia venha o momento sublime, único. O horizonte se rende à cor mais intensa, vermelha. O sol se põe, o gigante se impõe e o colorado vence.

Hoje me dediquei ao amor que tenho pelo futebol, pelo Inter e pelas palavras. Nos últimos dias esta casa abrigou discussões ofensivas, relatou em tópicos juras perigosas e eu me pergunto, que valor é dado às letras?

A palavra proferida não volta, tenho muito apreço pelas minhas. Tento fazer delas uma virtude, não o tendão de Aquiles. Meu amado colorado infelizmente não joga aqui, mas quero gol, quero vitória, quero alegria e hei de matar minha saudade no próximo domingo, na esperança de um clássico e de torcidas com respeito por si, pelos outros e pelas palavras...

PAZ

19 Comentários:

Thiago Alexi Freitas disse...

novamente sensacional, como tem se tornado de rotina

Unknown disse...

Chorei!!

cjr-sp disse...

O Pato para a Diana nao tem preço...para mim até tem e é bem caro, no minimo 45 milhoes de euros livres para o campeao do mundo mais ele jogando ate a final da libertadores de 2009. É tudo o que eu queria....E ACHO ESSE O PREÇO CERTO PARA O MELHOR JOGADOR DO MUNDO. Alias se ficar pensando direito vou querer aumentar o preço...por isso fico por aqui...rssss.

Se essa direçao fosse inteligente, e o empressario dele menos imediatista...dariam um jeito de manter o guri até o meio de 2009, ou seja mais dois anos e ele estaria com 19 anos, ainda novo e pronto para ser vendido como o maior astro do planeta e com o INTER TRICAMPEAO DO MUNDO. SERÁ QUE NINGUEM VE ISSO????

SDS.
CJR.

OBS: A Diana é realmente uma colorada fanatica e que acompanha tudo...alias o sul do país tá ficando prodigo nessa questao...é no gigante, no chiqueiro, na arena da baixada é onde elas vao em maior numero...enfim o sul saindo na frente mais uma vez...e viva as mulheres no futebol e nos blogs.

Schroder-EUA disse...

Nota 10 Diana! E algume agora ainda duvida da minha decisão de "contratar" a VICE?

PS:

CJR to contigo nessa do Pato. Primeiro acho que essa do Chelsea é papo furado da Globo mas se for verdade , é pura vergonha vender o Maior astro a sair do BR depois de apenas 15 partidas com a Camisa do Inter e talvez 7 jogos em casa.

Isso seria confirmação de Clube de Base com so os interesses dos empresarios em mao.

Se Pato for Vendido ainda esse ano vamos ter que formar um protesto...isso nao pode acontecer..

CLUBE EXISTE PRA JOGAR E GANHAR, TORCER ...NAO PRA FAZER EMPRESARIO MAIS RICO!!! ELE QUE ESPERE PO!

Torcedor merece respeito..torcemos para o CLUBE e nao para o Clube pagar a conta da Luz...sem os Craques de que adianta torcer?

col disse...

Com relacao ao Pato...do ponto de vista puramente financeiro o Pifio e esse porcaria do Veloz sao muito, mas muito burros. Quanto mais o Pato jogar no Inter, mais caro fica o valor presente do guri. Eles jah ouviram falar em progressao geometrica???? Eh o que acontece com o valor do passe do guri cada vez que ele toca na bola.

Olhando unicamente sob a perspectiva financeira, parece que esses dois idiotas preferem $20 hoje do que $50 daqui a um ano...isso tem explicacao???

cjr-sp disse...

Até tem uma explicaçao "colorado_us", mas essa não dá para publicar aqui...agora caso essa nao seja o caso, eu concordo 100% contigo...os caras nao enxergam um ano na frente...só são capazes de ver alguns meses....é demais para a torcida...a torcida tem que se mobilizar e fazer pressao...PATO na pior das hipoteses tem jogar mais dois anos até o fim da libertadores de 2009...aí com 19 anos vai embora multimilionario e como maior astro do planeta, e o INTER TRICAMPEAO MUNDIAL.

SDS.
CJR.

cjr-sp disse...

O louis disse tudo...é por aí mesmo...temos que nos mobilizar nessa questao, senao o guri vai voar e a gente vai ficar sem sequer te-lo visto direito.

Tiago Finkler disse...

Excelente o teu texto.
Parabéns Diana.

Schroder-EUA disse...

PS:

Se PATO sair em 2007...que a direção tambem saia.

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Leitura obrigatória do texto. Muito bom!
Quanto ao Pato....
Alguém tem q explicar,pra ele, pro procurador e para a família dele, por a+b, que é muito mais interessante, economicamente falando, ficar mais um tempo no Brasil.
O País é o maior exportador de jogadores de qualidade. Os grandes clubes, sempre vem atrás dos melhores. Qual jogador no país hj (na sua função),(continua)...

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

(continuação)... pode ser comparado ao pato? Aqui ele reina sozinho. Quanto mais tempo passa, mais ele fica em evidência. Ficando mais tempo em evidênicia, mais o valor do seu passe sobe.
Para que ganhar 1 hoje, sabendo q pode lucar mto mais logo ali. Isso sem falar, q estando constantemente na mídia, a sua indicação pra seleção e pra copa, tornam-se muito mais fortes. Lá fora, são outros a disputar os holofotes. Uma coisa puxa a outra.

Jader Correa (Habitat Virtual) disse...

Não só pelo valor intrínseco das palavras, mas pela paixão pelo esporte e pelas palavras usadas em favor dele, bem como em favor da paixão que ele desperta, digo: Lindo texto.

Parabéns

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Excelente Diana, segundo tú mesma , nem EU conseguiria escrever tão bem ! ehehehehehehehehe

KRAEMER 1971 disse...

Belo texto. Parabens. Poético, sentimental e apaixonado, mas com uma boa pitada de razão = vida como ela é...

RoGeR disse...

humilhou.

Gonçalves disse...

Do que seriam os clubes sem nossa paixão e razão...muito bom...

Unknown disse...

Maravilhoso teu texto Diana. Apaixonante teu texto.
Parabéns denovo, srta Diana.

Abração
Burn

m.rodrigo.oliveira disse...

A família agradece e endossa todos os elogios. Grande Diana!!!

Unknown disse...

muy bueno!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]