domingo, junho 24, 2007

4 MEU GRENAL MEMORAVEL

Infelizmente para mim o Grenal do seculo de 1989 e o Grenal dos 5 a 2 de 1997 não passam de história. Não porque eu não era nascido ou era muito jovem, mas porque era a fase minha nos USA quando ainda não existia a TV Globo Internacional para ver jogos. Em 89 então nem Internet existia, e eu passava meses e meses sem ter noticias do Brasil.

Mas nos 6 anos que morei no Brasil eu pude viver uns grandes classicos. Primeiro em 1979 no Beira Rio, no Brasileirão invicto. Era o meu primeiro Grenal. O Jogo tava 0 a 0 e em algum momento eu (com 12 anos) falei para a pessoa que estava comigo que iriamos ganhar com um Gol aos 43 do 2 Tempo. E foi exatamente assim que aconteceu. Numa falta Falcão e Jair correram em direção a bola e Falcão deu um leve passe para frente e pra direta para o Jair que chutou com os 3 dedos com a bola fazendo uma incrivel curva bem no angulo do gol do Manga do Grêmio. 1x0. Vitória sensacional.

Depois em 1981 eu fui ver a final do Gauchão no Chiqueiro que já era o Olimpico e lá mais uma vitória com golaço de Cleo. Inter Campeão Gaucho.

Mas o mais memorável para mim foi o Grenal do Geraldão. Na verdade os 2 Grenais do Geraldão onde ele marcou 5 vezes e o Inter foi Bicampeão Gaucho de 82. Geraldão vinha de SP onde tinha jogado no Corinthians e em 1981 jogou no Grêmio. O Paulo Santana adorava o cara, centroavante pesado, matador. Mas o Grêmio não quis renovar com ele e Geraldão foi contratado pelo Inter para o desespero do Santana. Hoje ainda lembro dele reclamando no Jornal do Almoço, e ele tinha razão por reclamar. Meses depois no Final do Gauchão Geraldão prometeu fazer 2 no Grêmio na Final e foi exatamente o que vez, alem dos 3 da primeira partida. No primeiro jogo ele fez 3 e depois no Olimpico fez mais 2. Simplesmente inesquecivel. Foi um dos poucos Grandes momentos do Inter nos anos 80 (veja os gols no Video abaixo). Foi melhor ainda porque o Batista que era idolo Colorado tinha ido para o Gremio e se deu mal nesse Grenal, inclusive sendo expulso se nao me engano. Até eu vaiei o Batista pois nao conseguia perdoar a saida dele direto para o Gremio.

Depois disso eu me lembro do Mauro Galvão fazendo um gol de bicicleta num Grenal mas não lembro do ano ou do jogo em si. Depois dos meados de 85 entrei no meu "exilio" do futebol Brasileiro por 15 anos para só reencontrar o Inter em 2000.

Esse video eu fiz em 2005 e nele voce pode ver os 5 gols do Geraldão a partir do minuto 09:58.



E A REVISTA PLACAR DE 1982 do BiCampeonato Gaucho. Tenho essa revista quadada todos esses anos (e do Tri e Tetra tambem). CLICK nas imagens para ler o Texto! Notem a referencia a MACACOS no texto...coincidencia hein?





4 Comentários:

Richard disse...

Muito bom o video.....como sempre tu estas na ponta com teus materiais......a Diretoria do Inter anda precisando rever o pessoal responsavel pela publicidade do clube....tu ta dando um banho....

grande abraco,
Richard.

KRAEMER 1971 disse...

Putz, eu tô ficando velho. Eu estava lá no Olímpico na decisão do Geraldão. Lembro que o clima era todo pró Grêmio. Mas ganhamos e bem.

Louis, só para lembrar, na década de 80 o Inter foi duas vezes vice-campeão brasileiro além de papar o Grêmio no grenal do século.

luís felipe disse...

a referência a macacos não é acidental. Divino Fonseca, o autor da reportagem, é colorado e negro.

escrevi sobre o grenal aqui: http://www.finalsports.com.br/colunas_dupla/inter.php

Iuri disse...

Meu grenal 'inesquecível' foi o de ontem.
Além do time não jogar nada, e nem dar tempo para a torcida empurrar tomando gol logo no início em bobeira da zaga e do goleiro, tava muito frio e acordei hoje completamente resfriado.
A falta de uma cobertura é gritante no inverno, e isso que nem chegou a chover.
Não vou tão cedo de novo ao beira-rio :-(

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]