sábado, maio 26, 2007

28 Os Ancestrais

escrito por Diana Oliveira
Já ouvi que a pessoa mostra-se como é na maneira que joga futebol. Fico tentando dar personalidade aos jogadores do Inter e vejo, por exemplo, que o Perdigão quando joga é muito fiel a sua postura de companheiro, comemora intensamente os feitos dos colegas e nas quatro linhas promove o gol dos outros, joga pro time. Não sei o quanto disso vale como regra ou coincidência, mas vou levar esse princípio a uma análise mais ampla. O futebol é, além de esporte, uma via de manifestação popular, por isso a tese de exposição do caráter do indivíduo no jogador pode se reproduzir com o coletivo, através dos clubes e suas torcidas.

O Rio Grande do Sul é um estado diferente do restante do Brasil, habitamos o extremo meridional, sentimos frio no país tropical, cultuamos o chimarrão e tantas outras peculiaridades. O único lugar onde a população sabe mais a letra do hino estadual que a do nacional é o Rio Grande do Sul. Aliás, acredito que aqui seja também a exceção do país em saber cantar os dois, valorizar a tradição é algo tão nosso que por vezes confundimos princípios com teimosia. Acho engraçado que nos pampas se vende mais Pepsi do que Coca (não sei se ainda é assim, há um tempo atrás era), só pra sermos do contra e depois, Coca é mais saborosa do que Pepsi, mas a gente não gosta de refrigerante então compra o mais barato e se ainda existisse Barecola, certamente derrubaria as outras duas.

A simbologia da resistência está enraizada na gente, desde a composição do Hino até os dias de hoje e tudo em nós começa com a Revolução Farroupilha. Nós comemoramos uma guerra que não vencemos, mas também não perdemos. Não efetivamos a independência, mas conquistamos igualdade econômica e atenção merecida ao Estado que até então era ignorado pela corte.

De tudo que representa o sirvam nossas façanhas, o que mais nos orgulha não é a revolução em si, mas a bravura dos soldados, os mau vestidos, farrapos. Foram subestimados, mas tinham tática de guerra inigualável. O fim da revolução era imprescindível ao Império para que os nossos soldados pudessem representar a pátria na guerra do Paraguai. É o levante contra alguma injustiça que nos move, o favoritismo do inimigo alimenta nossa gana e, conseqüentemente, o reconhecimento de alguma incapacidade nos mata.

Antes tínhamos a busca, essa era a causa, agora é uma questão de auto-crítica, de evolução, de superar os próprios problemas e não necessariamente o adversário. Por isso temos sido pouco otimistas, porque lutamos contra o descrédito de nós mesmos. Já não exaltamos nossos soldados, porque o comando decepcionou. É tão mais fácil xingar toda a árvore genealógica do Zveiter que repetir as desilusões com o Piffero. Cansa, abate.

Mas hoje é dia de jogo e não aconteceram as modificações que me tranqüilizariam. Eu gostaria de ver especulações pro anúncio do Junior, seria um alívio ter certeza de que o Vargas fica, como eu quero um zagueiro com mais de 20 anos, mas também, não mais de 30 com contrato de quatro anos.
Mas hoje é dia de batalha e vou dar uma forcinha, registrando uma mensagem de otimismo, evocando o espírito histórico destemido. Vou acreditar, nem que seja só no Capitão e seus soldados na linha de frente, tropa e cavalaria. Já não sei se digo isso por convicção ou por ser vítima da minha gaúcha e farroupilha insistência, mas colorado, nada, nenhuma crise, nada mesmo, vai nos separar.
Giuseppe Garibaldi, O Herói dos dois Mundos, sagraou-se revolucionário em nossas terras, mas também fez história em seu país, Itália.

Fernandão, O Ídolo dos dois clubes, sagrou-se campeão em nosso campo, mas também fez história em seu clube de origem, o Goiás.



28 Comentários:

Rafael Severo disse...

Diana, que este espírito encarne, pelo menos um pouquinho, nos guerreiros colorados, a partir de hoje. E que um pouco desse inconformismo baixe nas cabeças de nossos comandantes. Quero crer que seja só um momento difícil na história do nosso clube.
Antes de mais nada, somos colorados e, como disse o ex-presidente Fernando Carvalho, igual a este clube nunca houve. Vou dar um tempo nesse pessimismo e encarar as coisas com esse espírito.
Saudações.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Escalação de M... / Banco de M...

Vejam a escalação contra o Flu, é a mesma do jogo contra o Atlético, entrando Vargas no lugar do expulso Maycon.

E o banco...Clemer, Sidnei, Alex, Mossoró, Iarley, Christian e Adriano, CARAS, 04 ATACANTES e o Perdigão... fora do banco, quanta burrice..
QUEM ESTÁ COMETETENDO ESTE CRIME ?

Significa que contra o Pachuca, saem o Vargas e o Índio, entrando o Maycon e Sidnei ou Alex, passando o Mineiro para a zaga, ou seja, um esquema ´burro` com jogadores limitadíssimos e jovens bons mas desentrosados, estamos f....

Estou prevendo dias ainda mais difíceis...

diana oliveira disse...

puxa vida nelson, não tenho mais o q dizer, sabes o quanto gosto do edinho, mas tá jogando mau demais, não entendo pq não entra o perdigão no lugar dele, se um jogador não tá bem, tira! q coisa... jogo horrivel!
hoje eu bem que tentei dar um incentivo, mas tá difícil...
quero ver contra o pachuca, sem o índio...

Rafael Severo disse...

Uma das partidas mais ridículas do Colorado nos últimos tempos... PQP!!! O nosso time está muito, mas muito ruim... Time de m... Prometi que ia tentar ser mais otimista mas em face do que ocorreu não tem como ficar conformado num canto. Como tem quebrador de bola no nosso time, como tem gente ruim. Ceará não t[a jogando nada há horas, o Edinho está beirando ao ridículo, W Monteiro tá uma piada, Mineiro na lateral esquerda não existe. Pinga omisso e por aí vai... E pra piorar o técnico não é Gallo, é burro mesmo. Me desculpem aqueles que apregoam o otimismo acima de tudo mas nessa hora não podemos ser "oficialistas cegos". É preciso enxergar e ver que a coisa tá preta, realmente preta... Todos os demonstrativos do Colorado até aqui no semestre são de time que tem tudo pra figurar na SEGUNDONA ano que vem...

cjr-sp disse...

NO MAIS AONDE VAI A TAÇA ESSA SEMANA???? QUAL CONSULADO????
EU NAO CONSIGO ENTENDER ESSES COLORADOS DO INTERIOR QUE CONSEGUEM COMEMORAR COM UMA TAÇA DE BRINQUEDO E UM TIME DE MERDA NOS FAZENDO PASSAR VERGONHA??????

E QUAL A GRAÇA QUE A DIREÇAO ACHA EM COMEMORAR O PASSADO COM UM PRESENTE NEGRO????

cjr-sp disse...

Como eu dizia faz tempo...o ano acabou lá no começo no planejamento errado.. e agora são só as consequencias disso...aí tive um momento de esperança com a chegada do galo...mas logo vi que nao era para o Inter e fui o primeiro a detonar o galo...que nao serve mesmo...

Agora é escutar o wianey que tá dando a real bem claro na radio gaucha...descendo o pau como deve ser mesmo....

Guilherme Mallet disse...

Muito legal teu texto, Diana. Infelizmente, hoje não deu certo. Mas, de qualquer forma, ele continua válido.

Estou apenas surpreso com alguns colorados. Quando o Abel arrumou o time, transformaram a vida dele num inferno e o cara foi embora (o burro campeão do mundo). Agora saibam admitir seus próprios erros e engulam o "burro" campeão de pernambuco.

A busca pelo zagueiro (titi, reserva do r. santos e wilsão), o lateral improvisado, o 3-5-2 que o Abel usava em exceção (quando estava desfalcado) agora é a regra geral.

Parabéns corneteiros!!!

cjr-sp disse...

O Abel nos enterrou..e o gallo tá só piorando as coisas, mas que culpa temos nós??? eles é que são pagos para encontrar treinador que sirva...e não nós...a coisa vem errada desde o começo do ano, ou nao vem?? e o abel nao iria dar jeito pois nao entende de meio campo...só que o que está aí tb nao entende nada sobre marcaçao...que culpa temos?...só nos resta cobrar mais e mais... ou alguem acha que o gallo tem condiçao? Eu logo de cara vi que nao tinha a menor condiçao...mas continuar com o que estava tb nao dava...e o buraco é mais embaixo...falta conselho para cobrar, falta presidente, e vai descendo, passando pelo diretor de futebol...passando pelo treinador...e por fim em jogadores desinteressados...num esquema errado e com peças faltando...

cjr-sp disse...

E que ninguem seja ingenuo em achar que os corneteiros aqui do blog tiveram culpa na saída do abel...aí seria termos o poder que ainda nao temos....entao nao é por aí tb...

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Notícia quente direto de uma pessoa ligada ao vestiário do inter: O 'grupinho' quer derrubar o galo. Na preleção alguns jogadores deram as costas para o técnico.

Se continuar essa briga de estrelas vamos parar na segunda divisão mesmo.

Cadê a direção?

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Comunidade do inter no orkut está preparando protestos...

Os sócios não possuem direito de pedir uma reunião ou assembléia com o conselho deliberativo do clube para pedir esclarecimentos quanto a gestão que vem sendo adotada no inter???

Acho que essa seria uma boa forma de precionar...

Alguém tem alguma sugestão???

A coisa está feia, parece que o edinho vai embora e o rubens tb, tah ruim com imagina sem, já que o magrão não vai vir...

Na real acho que não vai vir mais ninguém...

Estamos ferrados.

Por favor alguém me dá uma luz...???

Rafael Severo disse...

Aos execracionistas raivosos: o Abel foi responsável, sim, pelos títulos do Inter ano passado e, portanto, ele merecia permanecer no comando técnico do time.
Aos oficialistas cegos: o Abel foi responsável, sim, pelas eliminações ridículas de gauchinho e LA 2007 e, portanto, ele merecia ser afastado do comando técnico do time.
Essa questão é bem simples: se está bem, fica. Se faz muita burrada, vai...
O problema é que o mesmo não acontece com a diretoria: se está mal, deveria pedir o boné e até nunca mais... mas, ao contrário, conseguiram piorar o que estava agonizando. O Gallo só veio pra enterrar o que o Abel matou...

cjr-sp disse...

Se permitir discordar Rafael Severo, eu já acho que o Abel nem sabe como e pq ganhou ano passado...e acho mais, acho que foi o responsavel pela perda do gauchao e do brasileirao ano passado.

Entretanto concordo contigo num ponto muito interessante...que é quando tu diz que a questão é simples...se está bem, fica. Se faz muita burrada, vai...

Rafael Severo disse...

Pois é, CJR, eu tenho uma visão um pouco diferente quanto ao Abel do ano passado. Acho que ele foi mal no Gauchão, sim, mas conseguiu tirar lições e o time deu um show na Libertadores. Ele teve grandeza de reconsiderar alguns conceitos naquele momento. No brasileiro, o problema foi que o Inter teve que priorizar uma competição e essa foi a Libertadores. A vantagem do São Paulo se deu nos jogos em que atuou com o time reserva quando, ao contrário do Inter, o clube paulista ganhou vários jogos. Ou seja, os dois jogaram com reservas em dado momento, mas os reservas do São Paulo saíram-se melhor. Dava pra ganhar? dava, mas era meio arriscado e acho que o Abel escolheu certo e no final saímos com um saldo melhor que os paulistas: eles ficaram com o nacional, nós com a Libertadores. E no final do ano, no Mundial, acho que ele foi um grande estrategista no confronto diante do Barça. O Abel tem os maiores méritos por esse título. Agora, esse ano, todos já sabemos o desempenho dele e estava na hora de procurar novos ares. O problema foi o substituto...

Tiago Finkler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Finkler disse...

Eu acho que o Abel foi muito importante SIM pelos títulos ano passado.

Esse ano acho que ele cometeu alguns erros, mas a responsabilidade pelas campanhas fracas na libertadores e no gauchão foi muito mais da direção do que dele. Para mim isso é claro.

Mesmo com os sucessivos desmanches e o começo de ano complicado ele tava acertando o time. É só lembrar das duas últimas partidas na libertadores contra o Emelec e contra o Nacional. Tava tudo entrando nos eixos.

Me desculpem os corneteiros, mas duvido de que se ele ainda estivesse aqui o inter teria perdido ridiculamente as tres primeiras partidas do brasileiro...

Tá muito foda isso que estamos vendo. Mas espero sinceramente que o Galo consiga acertar o time. Transições quase sempre são acompanhadas por uma queda nos resultados. Um trabalho precisa de continuidade para dar resultados... Da mesma forma que com o Abel, acho que a culpa agora é MUITO mais da direção que do Galo. Se a gente começar a trocar de técnico vamos certo para a segundona.

cjr-sp disse...

O gallo morreu...a coisa tá muito grande, há muitos movimentos pelo orkut e por manifestaçoes fortes em andamento...quando voltar do mexico vai ter outro sentado na sua cadeira, isso é fato.

cjr-sp disse...

Gallo é passado...a pressao vai ser muito forte quando ele voltar...goleado impedosiamente no mexico ou alguem tem duvuda disso???

Guilherme Mallet disse...

O Abel começou mal o ano, mas depois arrumou o time. O problema é que era tarde demais para aqueles campeonatos. No Brasileirão estaríamos bem.

Rodízio de técnicos é que é a maior merda do mundo. Não leva a lugar nenhum. O Abel podia errar, mas não nos deixaria nessas situações, agora manter e dar credibilidade ao Gallo (uma aposta) é suicídio.

Imprensa e corneteiros em geral fuderam o Inter ao chutar o Abel para fora daqui.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Guilherme:

Voce acha que a imprensa AZUL, entrou em campo ontem ?
E nós, os ´corneteiros`que enxergamos antes a m... do que os ´baba-ovos` da Direção temos culpa ?

Cara essa direção é a mesma que continuou com o Fanfarrão e contratou o Gallo...

É por isso que estamos mal...

Os caras ainda não sabem que o Mossoró é atacante, e o 4.4.2, ontem foi um 4.3.3 abertinho...Guilherme, eles são pagos para isso e muito bem pagos para parir essa m...os corneteiros e a imprensa tem mais é que cair de ´pau em cima`.

Eu disse estes dias que parace que a direção atual chegou ao Clube junto co o Gallo, e os grandes líderes, Clemer Edinho e Iarley, não podem dizer pro Gallo que o Mossoró NÃO É MEIO-CAMPO, E QUE O ÚNICO JOGADOR QUE ESTABILIZA O MEIO-CAMPO COM QUATRO JOGADORES É O PERDIGÃO, a imprensa vive dizendo isso, mas só ouvem o que querem ouvir...

Tem que pagar o preço depois...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Diana:

A primeira frase do teu post é verdadeira, pois uma lição que aprendi no meu curso de Ed. Física na UFGRS, foi passado por um velho prof já falecido, ele me disse:
- Nelson, no primeiro dia de aula, sem conhecer ninguém, pega uma bola e simplesmente deixa os alunos jogarem, sem qualquer regra, o esporte exige que a gente solte os pensamentos e deixe o corpo livre para jogar, então, inconscientemente, mostramos como somos na intimidade. Nesse pequeno teste, verificamos quem são os líderes, quem são os subordinados, os isolados, os preseguidos, solidários, desonestos, desleais, fdp, etc...

Inlcusive é muito bom para conhecermos as pessoas de nossa intima convivência: filho (eu utilizei muito isto, daí dá para induzir ou introduzir o caráter, personlidade e valores que ser quer...), marido, mulher ,irmão, etc...
Da próxima vez, finjam jogar, mas especialmente, observem...

Ou quando estiverem fora do jog é mais fácil observarem isso, importante, o jogo não pode ter muita competição envolvida, quanto mais ´amistoso` melhor.

Isto chama-se hoje no futebol a tal de ´atitude`, é muito importante quando os times são parelhos...o que tiver melhor atitude ganha...

Se quiserem falo um dia só sobre isto...

Parábens pelo post, muito ilustrativo e profundo...

Nelson

diana oliveira disse...

pois é nelson, mas acho q dei azar ao time, era uma mensagem de incentivo...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Não mesmo, Diana:

Não existe azar, se tivermos alguma competência a sorte ajuda, se não tivermos competencia a sorte muda de lado...

E está sobrando incompetência lá no Beira Rio...

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Diana, não vou comentar o teu Post (com "P" maíusculo mesmo), já que está incrível. Quero dizer que tua presença aqui é um sopro de energia para os antigos leitores, assim como para os novos que acredito chegarão aos montes. Até pensei em enviar algo para concorrer à vaga, mas agora lendo os teus, sei que não teria nenhuma chance.

Continue assim, excelente trabalho

http://stapafurdius.wordpress.com/

m.rodrigo.oliveira disse...

Muito bem maninha. Só consegui ler o teu texto agora pela manhã. Ficar sem internet em casa é uma m...
Quanto ao nosso time, a coisa ficaria muito mais fácil se o técnico, ou seja lá quem for que escale o time, descobrir que só se ganha jogo no futebol de hoje com meio de campo. Três atacantes ou três zagueiros, tanto faz. Em qualquer um dos casos, tu entregas o pedaço mais importante do campo pro adversário.
Pior do que perder, é não saber os motivos que já o levaram a ganhar.
E é exatamente isso que está acontecendo com o nosso time. Aliás, é de se admirar a lealdade dos jogadores para com o comando técnico e a direção (e isto é positivo). Afinal, o problema não passa de maneira nenhuma por eles, mas são eles que vão a público reconhecer que podem dar um pouco mais.
Experimenta fixar Fernandão e Edinhos nas suas posições de origem. Dá uma seqüência pro Rubens Cardoso (não é lá essas coisas mas é da posição). Coloca quatro jogadores no meio (mas jogadores do meio mesmo, não atacantes). Em três rodadas, o time começa a jogar. Quanto a Recopa, perder de pouco lá já vai ser lucro.
Abraço e mais uma vez parabéns pelo teu texto.

Unknown disse...

mto bom o texto!
e baré cola era mto bom tb!
bons tempos...

Schroder-EUA disse...

Otimo text! Ao menos tu vez um gol no Sabado!

Alexandre R. disse...

Concordo com o Nelson. Coloca o perdiga em campo pra armar o jogo e F9 + pato no ataque. Nao entendo pq o unico cara que sabe pensar e passar a bola com qualidade no elenco do inter nao pega nem banco. Tem de ter algo errado dentro do vestiario. Eu nao acredito que os dirigentes, treinador, comissão nao vejam isso.
Obs. Acho q o Gallo mal chegou e ja perdeu(ou melhor, nunca chegou a ter) o controle total do grupo. Sera que ele é um novo Joel?

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]