sexta-feira, maio 25, 2007

31 O que nos falta...

ESCRITO POR RAFAEL SEVERO
Noite de ontem, 24 de maio, Libertad x Boca Juniors, jogo duríssimo para ambas as equipes. O Boca precisava vencer e mantinha mais a posse de bola mas não conseguia criar chances claras de gol, pois o Libertad criou um verdadeiro "ferrolho" no campo defensivo. O empate classificava os paraguaios até que, aos 16 minutos do segundo tempo, Riquelme recebeu a bola no meio de campo e girou de forma sensacional sobre seu marcador, avançando pelo meio até a entrada da área, quando disparou um chute forte e seco, por baixo do goleiro Bava, que pouco pôde fazer...

O craque do Boca fez a alegria de mais de 30% do público presente ao estádio paraguaio. Pouco depois, o ótimo atacante Palacio fez o segundo e sepultou de vez o Libertad. Riquelme, o meia-armador boquense nem estava fazendo um grande jogo e seu time estava com muita dificuldade no jogo, mas foi no lampejo de craque, no toque superior de seu futebol que ele acabou por alçar o temível Boca Juniors às semifinais da Libertadores 2007.

Meu objetivo aqui não é ficar "babando ovo" de argentino, de Riquelme e tampouco do Boca, mas falar sobre um artigo raro no futebol atual: a figura do meia-armador. Time que tem se destaca, senão vejamos: o Boca tem Riquelme, o Milan tem o Kaká, o Santos tem o Zé Roberto, até o Recreativo Portoalegrense, bem ou mal, tem seu armador, o Tcheco. E o Internacional? Quem é o armador do time? Atualmente é o Pinga que preenche tal função, mas eu pergunto: será suficiente para as demandas coloradas? Eu até o acho muito bom jogador e lamento que ele não tenha tido mais oportunidades, pois é o único do grupo colorado de jogadores par atal função. Se ele vai aprovar ou não só tempo vai dizer. E como perderam tempo!!!

Pois bem, já faz muito tempo que o Inter não possui um meia-armador decente e podemos até mesmo dizer que ganhamos os títulos do ano passado sem esse jogador, na base dos volantes com alguma vocação ofensiva. O Tinga é o maior exemplo disso, pois não chegava a ser meia-armador, mas seu dinamismo fazia o time jogar. Alex deveria fazer a função de articulação mas ficou relegado ao plano de coadjuvante, nas tarefas mais defensivas e tal... O fato é que eu não lembro do último grande articulador do Inter e tampouco do clube ter formado um jogador de nível na posição de uns 20 anos pra cá. Somente alguns razoáveis meio-campistas vindos de fora. Um colorado (perdão, não lembro o nome) freqüentador do blog comentou/sugeriu um que as categorias de base do clube realizem um trabalho voltado especialmente à formação de articuladores. Concordo plenamente e acho inclusive que o foco colorado está equivocado: é só formação de volantes "quebradores de bola" há décadas. E essa filosofia se reflete no departamento profissional, basta ver o número de volantes contratados e/ou pretendidos pelo clube ultimamente...


31 Comentários:

Guilherme L. disse...

ja tinha notado isso também... quando falam do Inter B e os juniores, sempre os destaques sao goleiros, zagueiros, volantes, laterais e atacantes... nunca um meio-campista armador... não sei se é falta de jogadores assim mesmo ou se é o trabalho que privilegia volantes e atacantes, e nao o meio termo entre esses...

Unknown disse...

eh vero!! e jah sabemos que vamos continuar sem por um bom tempo.... mas vamo vamo inter!!! sempre!!

Edu disse...

o inter nunca formou meias. ja o gremio de tempos em tempos, forma um meia.

diana oliveira disse...

interessante isso, não consegui lembrar tbm de algum articulador no inter... o q mais se aproxima disso é o pinga, tenho gostado bastante dele, mas não confio 100% ainda, preciso vê-lo jogando mais vezes. outro jogador que teria essa característica é o perdigão, mas é volante de origem, não um meio-campista armador. assisti o jogo do santos contra o américa e realmente, a diferença q faz um zé roberto, nossa! ele nem participou diretamente das jogadas dos dois gols, mas o q ele faz naquele meio campo é impressionante. o primeiro gol foi de bola parada, na cobrança de uma falta q ele sofreu. cria, distribui, conduz, é a espinha dorsal do time.
e nada faz mais falta no inter q um jogador assim, com um meia de criação desses dá pra deixar o mineiro na esq e o ceará na dir.
pior é q até o michel já vestiu a 10 no inter... situação periclitante.

Unknown disse...

Rafael Severo escreveu:

"...freqüentador do blog comentou/sugeriu, um trabalho especial das categorias de base do clube no sentido de realização de um trabalho especial voltado especialmente à formação de articuladores."

"Especial" três vezes hehehe. Bota especial nisso ;-).

m.rodrigo.oliveira disse...

Eu acho que o último bom meia-armador que o Inter teve (alguns vão rir de mim) foi o Sandoval, na campanha do Brasileirão de 1997. Naquele ano ele conseguiu formar um trio com o Cristian e o Fabiano que amassou muito time. Quem não lembra do 5x2 na casa dos azuizinhos? Eu não lembro de outro ano em que o Inter tenha goleado tanta gente como naquele Brasileirão.

Denilson M. (POA) disse...

O ultimo grande armador foi o Carpegiani...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Amigos, o último grande meia armador que tivemos foi o D Carvalho, antes dele revelamos e vendemos o Fábio Rockembach que não era armador mas era um ´Tinga` mais técnico, porém menos dinâmico.

Sabem porque não temos um grande armador há muito tempo ?

Simples, é que os grandes últimos treinadores, ídolos e semi-deuses da torcida colorada, Muricy e Abel tem preferência de jogar no TRES CINCO DOIS, desse esquema imbecilo, desaparece a figura do meia-armador.

Grande parte da imprensa, torcida e dierção do Inter ainda acredita que o armador do Inter seja o Alex, que um dia estará em grande forma e será o grande camisa 10, ano passado o Abel até que tentou colocar o Alex ali, mas gente, só se for para jogar no meu time de veterano, o Alex joga à 5 por hora, não sai do lugar, não tem força, velocidade e rapidez de raciocínio para ser meio-campo do Inter, nem força para ser lateral ou ala.

Vejam o J Wagner, veio para ser o 10, mas também não serve, pois joga de cabeça baixa e é muito ´burro`, futebolisticamente falando, para ser o ´cabeça` de um time.

O melhor que tenho visto por aí nos úlimos tempos é o Pinga, que recém completou 03 jogos no Inter e atrapalhado pelo burro 3.5.2 que faz o pessoal do meio-campo correr muito mais do que jogar bola.

Se relamente vier o Magrão, o Pinga vai crescer e dar conta do recado, pois condições tem para isso...

Sds

Rafael C Rodrigues disse...

Realmente essa é uma posição que o Inter não possui ninguém, é raro hoje em dia e que faz a diferença no jogo. Imaginem Pato, Fernandão, Christian e Iarley recebendo bolas açucaradas de um bom meia-armador? Um jogador desse tipo consagra até pernas de pau do tipo Jardel.

Poderia se investir no Chiquinho, mas ele não faz parte da paisagem humana das pessoas que mandam no Beira-Rio.

Edgar Steffens disse...

Bom eu venho insistindo faz muito tempo. Sempre reclamei dessa idéia idiota da diretoria de comprar apenas volantes! Exemplo disso é o Magrão que está vindo aí. Pinga joga bem, porém ele é um articulador que não tem presença em toda parte ofensiva. Muitas vezes eu vejo ele como um Perdigão que joga mais a frente, para ele chegar a uma condição boa teria que fazer um INTENSO trabalho fisico, aí então ele teria "folego" pra começar uma boa "correria" no ataque finalizando com um bom passe e o gol.
Só espero que não venha uma idéia da direção de contratar esse Sérvio o Petkovic, pq tá pra nascer jogador mais mascarado.

Zé Roberto do Botafogo talvez iria resolver nossos problemas. Jogador com 26 anos, ainda dá para investir até os 30.

diana oliveira disse...

o m.rodrigo.oliveira é meu irmão e eu quase mandei uma mensagem a ele perguntando se lembrava de algum meia-armador, hehe. temos um ano de diferença de idade, eu sou mais nova. meu irmão foi quem me fez gostar de futebol e na última vez q nos vimos eu falei da minha coluna e agora ele tá começando a freqüentar o blog. vou contar uma rapidinha, nos encontramos em sta cruz, há uma semana, a mulher dele está grávida de um menino. estávamos falando do colorado e a minha cunhada disse "por favor, não me façam desse guri um fanático pelo inter, já chega vcs dois" haha, nem respondemos, só nos olhamos e começamos a rir... muito!
bj maninho e saudades.
ele agora está morando em lages e nos vemos pouco.
*esses dias vi uma foto antiga, de jornal, com essa formação da época do sandoval. era bom mesmo e articulador.

Precisodevcakis2 disse...

O último grande meia colorado foi o uruguaio Ruben Paz, mas isso foi no ínício da década de 1980. Depois disso, o jogador que mais chegou perto disso foi o Sandoval em 1997.
Não considero o Daniel Carvalho um meia, pra mim ele é um segundo atacante. Saudações coloradas!

Guilherme L. disse...

confio ainda que o pinga nao veio para ser mero coadjuvante... nao posso acreditar que f. carvalho pagou 2 milhoes por ele pra nada... e pelo que ja deu para ver, dando ritmo de jogo e mais folego ele pode virar um baita jogador

Rafael Severo disse...

Aí, Leonardo, realmente fcou muito "especial" esse trecho que tu citaste... eh, eh, eh
É que escrevi "especialmente" na pressa. Vou cuidar mais da próxima vez...

Saudações "especiais"

m.rodrigo.oliveira disse...

Muito bem Diana. Agora que o pessoal já sabe que somos irmãos, o pessoal já não vai mais me levar a sério quando eu elogiar os teus textos. Vão achar que é nepotismo! Beijão.

Denilson M. (POA) disse...

[OFF] - depois dessa alfinetada do Renato, tomara que o Pato arrebente no sábado, tipo contra o palmeiras... quero ver esse guri destruindo de novo.... vamo Pato, cala a boca desse gaymista!

Guilherme Mallet disse...

O Tinga era armador, sim.

Mas, o Seu Nelson, esquece o Abel e o Muricy, por favor!!! O Abel tinha preferencia pelo 4-4-2. Mas, dependendo dos jogadores disponíveis, ele ia para o 3-5-2.

Um abraço.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Aí Guilherme Mallet:

Foi tu que disse que estava com saudade do Abel...eu até tinha me esquecido dele, mas acabei lembrando por tua causa...rsss


Quanto ao jogo de sábado, existe grande espectativa no REINO ANIMAL, quem vai se sair melhor?

( ) PATO PARANAENSE

( ) VEADO GAÚCHO


Façam suas apostas aqui no BV... rsss.


Esse ´carioca` paraguaio também é fanfarrão, mas não é gordo e é um dos bons treinadores do Brasil, só que é muito vedete...sempre foi...

SDS

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Na questão da formação dos armadores, a cultura dentro do Inter é que jogador só pode ser do tipo ´paredão` , mas o armador tem que ser ágil, rápido, muita movimentação, se for do tipo ´mirrado` como o Sandoval ele nem sobe para o profissional, ex: ali do lado tem um jogador assim, o C Eduardo, fracote mas joga um bola boa, pois o esquema proporciona que ele sempre fique no ´mano à mano` com o defensor, como ele é rápido, sempre leva vantagem, ou passa ou sofre falta.

Mas no Inter tem que ser ´brucutu`, parece o foot-ball, né Louis ?

Sds

Anônimo disse...

Sinceramente, o último que lembro foi o Sandoval, em 97...
E nem formado pelo Inter era...
Marcelo, em floripa

Edu disse...

o teles sera nosso grande meia. daqui uns 3 anos!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Aí Eduardo:

O nome é Tales, mas segundo a cultura vigente no Inter, o cara é pequeno...

cjr-sp disse...

O ultimo grande meia era para ser o diogo irmao do diego atacante...mas não vingaram nem um nem outro.

Chiquinho e pinga sao os caras..mas nunca vao conseguir jogar no malfadado 3-5-2 e com um time composto por quebradores de bola...

Eu tinha pensado que o R. Cardoso tinha ido embora...mas não é que o cara tá aí...que decepçao...

Outra decepçao é marcao com 4 anos de contrato...é brabo...comprarem um cara que já nao é grande coisa, serve para esse ano e depois vao fazer o que com ele? Quando é que vao ao menos diminuir a folha paralela?

Futebol moderno tem que ter velocidade...eller e bolivar tinham...agora imagina o paredao pesado com indio e marcao...
Coisas obvias..se um é lento, pesado(indio), o outro tem que ser rapido, leve...

QUANDO SERÁ O DIA QUE O INTER ENTRARÁ EM CAMPO ESCALADO NA SUA POTENCIALIDADE MÁXIMA?

Fernando Moraes disse...

Pô Louis, o filme é para o dia 17 de dezembro? Aguardaimos, então!

col disse...

Ao Rafael,

Otimo ponto de vista!

Eh, eu levantei o assunto sobre o meio-de-armacao
na semana passada, eu acho.

Ninguem deu muita atencao, mas tudo bem. Achei que o topico teria um debate interesante; nao aconteceu naquele momento, mas gracas ao Rafael
o assunto estah ai novamente.


Repito, como fiz na semana passada, que o time da azenha formou o pipoqueiro e o Anderson trancinha nos ultimos anos.

Eh inadimissivel que o Inter continue nessa inercia de formar ou cabecas de bagre (tipo o centro-medio Anderson, se lembram??)
ou atacantes.

Como a posicao de meia de armacao eh a mais cara no futebol, existem 3 possibilidades:
1) O Inter continua sem jogador algum para a posicao;

2) gasta-se $2M/+ com jogadores discutiveis como o Pinga, ou

3) com alguma sorte - como aconteceu no ultimo ano - se monta um time com bons jogadores defensivos dotados de alguma vocacao ofensiva....

Enquanto nao chegarmos a uma conclusao definitiva sobre o asunto , nosso sonho de ser o Boca Jr's do Sul fica bem distante. E olha...como eu gostaria que o Inter fosse o Boca!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Ao Colorado US:

O Boca de hoje é um time médio, sem grandes jogadores,só que a filosofia de futebol implantada há séculos no Boca supera esta falta de grande qualificação, pois para jogar no Boca o cara tem que ter uma qualidade básica:
JOGADORES TEM QUE SER INTELIGENTE (INTELECTUALMENTE E ALTAMENTE LIGADOS PARA JOGAR BOLA)

1 - Correm muito
2 - Marcam muito
3 - Preenchem TODOS os espaços do campo, o TEMPO TODO.
4 - Jogam para a frente, preferencialmente, se não for possível trocam passes atrás, sem pressa.
5 - Utilizam muito os lados do campo.
6 - Encaram divididas, não tem bola perdida, são duros, não violentos.
7 - Não se intimidam com a torcida adversária, nem com placar adverso.
8 - Na maioria das vezes preferem o passe ao drible.
9 - São extremamente solidários, às vezes preferem assistência do que fazer gols.
10 - Não são afobados, pois se o time adversário achar que o jogo está ganho, o Boca passa por cime, mesmo faltando pouco tempo....

Vejam o Boca hoje, sua zaga é composta por ´anões` Ibarra, Diaz, Morel, mas os caras retém a bola o máximo possível, troca muito de passe e posição, vão muito ao fundo, fazem muitos gols de cabeça, e a marcação é ´ferrenha`, não é fácil conduzir a bola na intermediária do Boca, pois eles fecham muito bem os espaços.

Então, este é o DNA do Boca, quem joga contra ele sabe disso...

O que precisamos re-encontrar o re-descobrir é o DNA do Inter dos 70´s.

O Azenha FC tem um DNA já formatado, nós ainda estamos em busca dele...pareceu termos re-encontrado ano passado, mas...esse ano...

Sds

cjr-sp disse...

Disse bem Nelson...as nossas origens são meio campo forte, preenchido, marcador, e criativo. AGORA NO 3-5-2, NAO EXISTE MEIO DE CAMPO. SÓ BURACOS, POR CONSEQUENCIA BALOES, E PERDA DA SEGUNDA BOLA.

E é simples de explicar pq invaravielmente se perde nesse esquema...
Sempre se joga com um a menos, pois o libero nao participa do jogo..ele tá la atras na sobra...ela vai e vem na sobra e o time está sempre com 10. Matam os atacantes, laterais, que ficam sem folego para voltar, e descompacta o time no meio, nao permitindo mais tabelas e aproximaçoes.
Bom, uns vao dizer..ah mas a defesa está mais protegida...realmente está quando é atacada, pois há um cara que se algo der errado ele entra e pega a bola...só que esse esquema traz o adversario que toma conta do meio de campo para cima do time no 3-5-2..e o adversario começa a ter um sem numero de oportunidades de gol que acaba fazendo...
O Boca é um exemplo classico de duas linhas de 4 compactadas ao extremo...elas vao e vem...ou seja a possibilidade do time adversario errar o passe é muito grande pois tem sempre um do boca por perto..e no 3-5-2....o time adversario arma o jogo a sua feiçao..se preencher o meio de campo né...
Por isso a tristeza de ver o gallo armar o time nesse esquema...nao sabem pq ganharam o ano passado, esqueceram tudo...
O luxa as vezes usa o 3-6-1...para nao perder, e fica rezando para fazer um golzinho e dá certo pq o time tem otimos alas e meio-campistas extra-classes(zé e cleber santana).no mais, em casa é 4-4-2 ou 4-5-1...

Bom amanha ganharemos, pois o flu reserva nao pode ser muita coisa...mas no mexico jogar decompactado na altitude, é suicidio. Mas nada impede de termos sorte, afinal futebol é um esporte que as vezes pregas peças...mas em cada 6 jogos..já dá a lógica...ou seja, podemos sim ser campeao, até pq sao dois jogos...mas o 3-5-2, como esquema do time é desanimador. E A FALTA DE CRITÉRIOS NA UTILIZAÇAO DOS JOGADORES ENTAO, É ASSIM ALGO DESALENTADOR...

Peguem R. Cardoso, por exemplo...esse cara no maximo jogou 5 partidas boas na carreira inteira dele(4 foram no gremio a anos atras), já provou que nao serve, e o que faz ele lá no Inter??

Gerson Sicca disse...

Luiz Fernando foi um bom armador na década de 80, assim como Ruben Paz. Em 92 marquinho foi o grande armador. Depois de lá o inter nunca mais jogou com toque refinado.
Tb acho que há uma visão errada sobre o perfil dos jogadores. Cleitão, Álvaro, etc, são cabeças-de-bagre sem mobilidade. O Inter precisa investir na gurizada que alie força, técnica e velocidade. PAra ter força no futebol não precisa ser hulk.
Um cara q trabalha no colorado me disse que o Tales realmente deve estourar.
O Inter tem que reencontrar o seu DNA, como disse um colega em um comentário. O colorado implantou o futebol total no brasil, revolucionando o jeito de jogar. Depois esqueceu da própria lição.

col disse...

Ao Nelson1954:

Tu disseste basicamente tudo.

Quem sabe a gente nao manda para a direcao do Inter um Dvd sobre o Boca dos ultimos 25 nos?? Talvez eles aprendam algo sobre o Dna que a gente perdeu simbolizada com a saida do Falcao???

Melhor ainda, esse tal Dvd pode ficar perpetuamente no Beira-Rio...juntamene com o dvd sobre as conquistas de 2006...toda nova direcao deveria assisti-lo e depois realizar um pequeno teste para ver se eles aprenderam algo.

Obviamente a estoria do Dvd eh brincadeira...mas bem que o Ibsen poderia dar umas palestras de tempos em tempos aos nossos gloriosos diregentes.

Felipe do Inter disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe do Inter disse...

ao nelson baRRon:

Futibolisticamente falando, comparar o Abelão com o superputão gremista renato gayucho é um ato de gremismo declarado na minha opinião.

Agora comparar os dois com base no fato de o Abel ser gordo não passa de uma baita bichisse.

O Abelão foi escolhido a dedo pelo Fernando Carvalho para comandar o Inter de 2006 e, desde então, passou a ser uma das grandes figuras da históroa colorada. Assim como Carlitos, Escurinho, Claudiomiro, Dadá, Figueroa, Falcão, Carpegiani, Renteria, Sóbis, Tinga e Fernandão.

Acho inadmissível entrar em uma casa colorada e comparálo com aquele verme do renato gayucho.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]