terça-feira, maio 22, 2007

33 O ANO ERA 1979

Eu tinha 12 anos de idade em 1979 quando fui informado pelo meu Pai ou Mãe, não lembro exatamente, que estavamos voltando ao Brasil para morar para sempre. Isso depois de 11 anos nos USA, praticamente toda minha vida.

O Brasil era um lugar estranho e distante para mim. Até então a minha unica memoria viva e direta do Brasil era de 1977 quando passei umas semanas no Brasil. Foi uma visita agradavel, dias longos, brincando no sol e conhecendo meus Primos. Mas em 1979 com 12 anos a ideia de abandonar minha vida aqui me assustava. Teria que me adaptar a lingua Portuguesa, fazer novos amigos e deixar para traz para sempre meus amigos de infancia e meu esportes preferidos de Baseball e Football Americano e recomeçar a vida numa outra parte do Mundo.

Foi muito complicado, mas no dia 15 de Setembro de 1979 embarquei num avião para um futuro incerto, saíndo em direção ao aeroporto eu deixava para traz meus amigos que estavam jogando bola onde eu havia jogado quase que diariamente desde os 6 anos de idade.

Mas, felizmente, com essa idade a gente se adapta rapidamente a coisas novas. Como eu sempre gostei de esportes, logo uns amigos de familia me levaram ao Beira Rio pela primeira vez. Era pra ver Inter x Figueirense valido pelo Brasileirão de 1979. Estadio praticamente vazio num dia de chuva. O Inter ganhou 1x0. Na proxima semana fui ver meu Primeiro Grenal, e durante o jogo falei, vamos ganhar com gol aos 43 e foi exatamente o que aconteceu. Numa falta Falcão deu um toque ao lado e pra frente para o Jair que deu um chute de 3 dedos e com força. A Bola fez uma curva incrivel e foi para o fundo da rede do Manga do GFPA. 1x0.



Foi incrivel a rapidez pela qual virei Colorado fanático. Eu tava no Brasil 1 mes e já sabia a escalaçao do time e escutava e via tudo na TV. Jornal Do Almoço tinha como tema de abertura a musica "Born to Be Alive" e rapidamente notei que a TV GAÚCHA como era conhecido tinha um Gremista doente todos os dias nesse programa falando um monte de besteiras. Pensei...porque não tem um Colorado fanatico nesse tal de Jornal do Almoço?? Hmmm....

O Inter continuava atropelando os adversarios e uma vez um deles nem apareceu ao Beira Rio e o Inter ganhou por WO. Os jogadores todos uniformizados entraram em campo mas o outro time (Acho que era o Galo) não compareceu...o estadio estava vazio.

Na epoca eu tava morando com minha Vó num apartamento na Avenida Pernambuco com a Avendia Brasil enquanto nossa casa estava alugada e eu assistia os jogos fora de casa com minha Vó que era uma Colorada doente, Gremista nenhum atravesava o caminho dela pois estariam pedindo para levar uns tapas. Ela era Old School. Sentava na frente da TV , fumava um monte de cigarros e chingava os jogadores, juizes e todo mundo até o resultado lhe agradar. Meu Pai me introduziu ao Inter mas foi ela que me ensinou como ser fanático.

Assistimos juntos na TV o Inter bater o Cruzeiro em Minas, depois o Palmeiras na Semi em SP em jogos emocionantes. Depois vibramos quando ganhamos do Vasco no Rio com 2 gols do Chico Spina e na volta a consagração em casa. Tri Campeão Invicto. Tudo que havia acontecido antes de Setembro de 79 para o Inter pra mim não existia. Inclusive a perda do Gauchao meses antes. Pra mim o Inter começou derepente em Setembro daquele ano.

1979 chegava ao fim e eu ainda não sabia o que era uma derrota do Inter. Mas até hoje essa escalação está na minha memoria. Benitez, João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Claudio Mineiro; Batista, Jair e Falcão; Valdomiro, Bira e Mário Sergio. Foi pé quente chegar lá logo nesse momento.

Aí veio os anos 80.


33 Comentários:

Edu disse...

hehehe,
79, ano em que eu nasci!

Unknown disse...

Bela história.

Mas vem cá... tu tinha que vir para cá bem no dia DELAS, jhahahjah?

Junior Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Darlan Gustavo disse...

tri a história Louis!

outra hora conta a história da sua volta para os eua...

Junior Vieira disse...

Que pé-quente hein Louis?!
Mudando de assunto.... o que vcs acham de fazermos uma homenagem de agradecimento ao Vargas se for confirmado realmente que ele saia. tudo bem que ele não ficou muito aqui e nem jogou tantas partidas assim, mas sempre que ele jogou foi um cara que se doou por completo, muito mais do que vários que ficaram 1 ou 2 anos por aqui. E não podemos nos esquecer que no Mundial o Inter só chegou as vitórias depois que o Vargas havia entrado no lugar do Alex, portanto, apesar da passagem que parece se anunciar como curta, Vargas foi importantíssimo para o Inter!!! Abraços!

Unknown disse...

Pessoal, olho diariamente o blog porém nunca havia escrevido mas o que me leva a isso é minha INDIGNAÇÃO!!!!! Parece que o VARGAS não fica mesmo... então larguei... cansei de esperar a direção fazer algo!! São SONECAS!! Sou sócio, pago em dia e vou a todos jogos. Pela primeira vez irei protestar no próximo jogo caso continue essa inércia!!!! Um CAMPEÃO DO MUNDO não pode ter como gestor esse tipo de gente que não tem identificação e nem se importa com a TORCIDA!! Um abraço de um colorado indignado!!

Alexandre R. disse...

Bah, Louis, muito boa a história. Eu tb lembro quando me tornei colorado fanatico - na final do brasileiro de 75. Meu pai foi no beira rio (minha mãe nao deixou eu ir junto, ainda lembro dela falando: 'o guri é muito pequeno pra ir num estadio lotado') e depois do jogo,sei lá quanto tempo depois,o pai passou em casa e me levou pra rua(nao me lembro qual)só que estava lotada e estavam desfilando com a taça do brasileiro. Ali vi aquela multidão enlouquecida(o pai enlouquecido tb)e imagina o que acontece na cabeça de uma criança pequena vendo aquele mar vermelho!! Apesar de outros titulos colorados em outros anos, a unica vez que senti aquela sensaçao outra vez foi no mundial, quando 30 anos depois enlouqueci de novo na rua ao lado do pai....
Abraços colorados

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Ai Louis, parece qu o primeiro jogo que tu viu foi contra o Americano-RJ, camiseta igual a do Figueirense, foi à noite, chovia pacas, o gol foi do Mauro Pastor, eu estava lá....

O Grenal também estava lá, tem um fato pitoresco, estava nas cadeiras no último andar, meu amigo tem 1,94m , eu tenho 1,83m, tinha uma viga baixa para nós, quando dava ataque do Inter, eu ficava preocupado com ele, pois tinha medo que ele fosse bater de cabeça na viga, eu passei quase todo o jogo preocupado com ele, e ele me gozando da minha preocupação, ai....obvio, naquele já quase inesperado gol em que a bola demorou muito para entrar, pois como disse o Louis foi uma curva impressionante, saltamos como loucos, e só depios de vibrar, vi meu amigo estatelado no chão. Resumindo...ele ficou uns tres minutos desacordado e não lembrava do gol e nem sabia do resultado, foi hilário...

Bons tempos..

Eber Prado disse...

Legal sua historia Louis.

Apesar de termos quase a mesma idade, tu começou a frequentar o Beira Rio primeiro que eu, mas isto por uma razão, pois eu era o "ovelha negra" ou "vermelha" da família, pois o meu pai era gremista, assim como, toda sua família. Minha mãe era colorada assim como as pessoas que a criaram. Eu fiz a opção por conta própria sem pressão do meu pai. Neste ponto ele foi muito legal assim como a pessoa que era.

Mas voltando a 79 eu me lembro por incrivel que pareça muito mais da Semi-Final comtra o Palmeiras.
Falaram a semana inteira num ponteiro esquerdo do Verdão um tal de "Baroninho", que era para ter cuidado com ele. Não é que na primeira oportunidade que ele teve para chutar, pois tinha uma bomba na perna esquerda, fez o primeiro gol. O resto da história todos já sabem de alguma forma 3 x 2 para o inter em São Paulo e rumo a final contra o Vasco.

Louis gostaria de sugerir alguns tópicos pois o pessoal tem tido algumas idéias interessantes.

- Marketing (Tem surgido idéias boas um exemplo são as idéias surgidas no tópico que fala de Figueroa no gre-nal realizado por torcedores em São Paulo)

- Escalação para os jogos da Sul Americana (que apesar dos debates temos que explorar mais esse assunto). Já lanço a minha idéia para a zaga: Indio e mineiro com Alex na LE, na atual condição.

- Ações dirigidas em conjunto através da ouvidoria ou outro meio para que possamos nos fazer ouvir perante a direção. Somos muitos no BV. As vezes uma ação simples (e-mail) pode ter uma repercussão interessante em se tratando de um grupo grande.

Abraço a todos Colorados(as).

Schroder-EUA disse...

Nelson...na foi Figuerense mesmo..lembro perfeitamente e ta ai as fotos do jogo :)

Tiago Finkler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Finkler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Finkler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Finkler disse...

Muito legal a tua história colorada Louis.

Em 79 eu tinha um ano de idade e morava em uma travessa da Av. Getúlio Vargas, razoavelmente perto do Beira Rio. Morei lá durante os meus primeiros quatro anos de vida. Eu me lembro vagamente que no meu prédio morava também o Mauro Pastor (um dos jogadores aí da tua escalação). Eu era amigo do filho dele, que tinha a mais ou menos a minha idade. Tenho até umas fotos dagente bem piá brincando e vestindo umas umas camisas do colorado... hehehe

Cristiano disse...

Che, nao eh possivel que os caras nao vao ficar com o Vargas... pra que pagar caro para apostar em nomes como rosinei, Magrao, etc (que ateh podem dar certo por serem bons jogadores, mas sao apostas para o time) se tem um cara que jah provou que da certo, que jah tah no grupo e tal.

Venderam um monte de gente no ultimo ano e nao tem grana para comprar ninguem... entao para que vender? e se vendem, cade a grana? O Inter tinha que ter prestacao de contas, pq nao sei o que esta acontecendo com a grana da venda, dos titulos, etc.

Quando vai acabar o desmanche?!?

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Eu não lembro desse jogo contra o Figeuirense, o jogo contra o Americano, foi à noite e tinha um mil malucos no B. Rio...talvez daá a minha troca...

Mas aquele 2o. semestre foi bala, pois no Gauchão ficamos 12 pontos atrás deles, pois nosso time era muuuito tempo, contrastando com a ´truculência` do gauchão daquele ano.
Entramos no Campeonato meio desacreditados, mas aquele Grenal ganho em cima do campeão gauxho, foi um divisor de águas, pra nós e principalmente para eles, que desandaram...morro abaixo.

Nosso meio-campo não tinha brucutu, era o tal futebol-força implantado no Brasil pelo Inter, Batista Falcão Jair e M Sérgio que voltava pela ponta esquerda.

Parece que esqueceram disto lá no B Rio, pois ano passado 1o. semestre também era futebol-força, com Edinho Monteiro Tinga e F9, sem bem que o ex-inventava Edinho e Fabinho, aí apareceu o Monteiro, o que melhorou um pouco, essa burrice, saindo o Tinga, colocaram o Maycon, aí f... de vez, até hoje estamos com esse meio-campo brucutu-força

Com Monteiro Vargas (Rosinei) Perdigão e Pinga, teríamos de volta o futebol-força ou Edinho Monteiro, Rosinei Pinga, mas nunca:
Edinho e Maycon juntos no time.

E 3.5.2 jamais....

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Corrigindo primeira frase

Nosso time era muuuito TÉCNICO

Schroder-EUA disse...

Tiago Mauro Pastor era um cara serio. Trabalhador e inteligente. Se nao me engano nem carro ele tinha...ele pegava o onibus para o Beira Rio para poupar...Era um zagueiro muito bom e otimo para a formaçao do garoto Mauro Galvao de 17 anos.

Daniel - Sta. Maria disse...

Desde que me conheço por gente, também sempre achei estranho ter um gremista louco no Jornal do Almoço e não ter nenhum colorado para fazer o contraponto...

Como alguém aí sugeriu alguns temas para tópicos aqui no Blog, tomo a liberdade de sugerir um sobre o Vargas, que seja algo como um manifesto, ou abaixo-assinado para que a direção o contrate, pois ele é essencial para o nosso time. O pior é que se ele for embora ainda poderá parar lá no portoalegrense...

cjr-sp disse...

Vou fazer uma pequena correçao de mérito sobre o LUIGI...

Ele é o cara que afastou, michel, gabiru, rubens cardoso, clemer(já considero-o ex), hidalgo, G.papa, e mais alguns que nao devo estar lembrando...isso é merito dele, inegavelmente.

NO MAIS CONTINUA A SER O INCOMPETENTE DE SEMPRE QUE VEM FAZENDO TODOS OS COLORADOS DESSE MUNDO VIRAREM MOTIVO DE CHACOTA. QUERO VER A CARA DO LUIGI SE PERDERMOS PARA O PACHUCA NO MEXICO???


Ahhh, antes que eu me esqueça...pq nao liberam logo o yarley para o PCC...o filho da mae tá segurando o rosinei lá...e quer o yarley...po é só ver a diferença de idade e constatar que é um negócio da china para o colorado...
VAI YARLEY E VEM ROSINEI...

Para a posiçao do YARLEY temos uns 10 meninos bons de bola...fora o pato na dele e o christian no meio. Ou o garoto wellinton, que já provou saber meter para dentro...coisa que literalmente nao é qq um que sabe fazer isso...tem que ter o dom...e yarley nao tem sse dom.

Entao chega de palhaçada, sem meio de campo nao vamos a lugar algum...alias time nenhum no mundo.
Vargas vai...nao gostam do perdigao...o que vai virar o Inter...É MAGAL QUE VCS QUEREM????

VAMOS LIBERAR YARLEY COM 33 ANOS E TRAZER ROSINEI QUE TEM 24...É A COISA MAIS LOGICA DO MUNDO...





Enfim,o que melhor podemos colocar em campo nessa situaçao atual seria na minha opniao:

cjr-sp disse...

Desculpa ficou um resto de texto no final ali que esqueci de apagar..

Tiago Finkler disse...

Louis, legal isso que tu falou da influência dele sobre o Mauro Galvão... eu nunca tinha ligado as coisas.

Eu era muito criança nessa época. Só tenho vagas lembrança, mas lembro que os meus pais falavam muito bem do Mauro Pastor.

E essa do ônibus é possível mesmo... o meu ex-prédio ficava quase na esquina da Getúlio Vargas, bem pertinho da Av. Ipiranga. Tem um monte de ônibus lá que larga na frente do Beira-Rio... hehehe

Eber Prado disse...

Pessoal:

Isso que tão fazendo com o Inter é um "absurdo". Agora a tarde ta rolando a noticía de que não vão contratar ninguem para a disputa da Recopa. Repito é um A-B-S-U-R-D-O. Ainda mais que parece que o Vargas não vai ficar o que é no meu ver um absurdo maior ainda. Pô o time não vai ser reforçado e ainda vão dispensar um cara que além de qualidades já comprovadas do seu futebol, tem muita raça, item primordial para disputa de torneios Sul Americanos.
O Pífero e o Luiggi devem estar de brincadeira e de muito mau gosto por sinal.

Eber Prado disse...

Qual seria o time diante dessa situação. Sem o Vargas na minha opnião restaria o seguinte time

Renan

Índio Mineiro Ceará Alex

W. Monteiro Perdigão

Pinga Yarlei

Fernandão Pato

Resta saber se com esta formação seria suficiente para ganhar do Pachuca.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Tira o Iarley e coloca o Edinho, tem que lembrar que é 2.500 metros de altitude, nosso time tem que segurar a bola o maior tempo ppossível, se não der, é bico pra frente.

O alex não vai conseguir correr o tempo todo, talvez entrar com o Sidnei na zaga e Mineiro na LE.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Pois é CJR, eu também faço o mesmo raciocínio na questão Vargas / Magrão.

O Vargas tem 26 anos, excelente jogador, capitão da Seleção Colombiana, bi-mundial de clubes, custa U$ 1,5 milhão, e tem um mercado europeu de olho nele, pois é relativamente jovem.

O Magrão tem 28 anos e custa U$ 2,5 milhôes, qual é a lógica ? talvez a mesma lógica da Operação Navalha.

Sugiro um Operação Navalha Vermelha, será que alguém escapa?

Anônimo disse...

Louis, boa noite.

Tambem me recordo muito bem do campeonato brasileiro de 1979, e que fomos campeos invictos.

Tambem morava no bairro são geraldo e depois me mudei para o bairro são joão.

Estudei no 1o no colegio olegario mariano e depois fiz o 2o grau no irmao pedro e depois puc.

EU nasci no ano de 1968, qual o colegio que voce estudou na epoca em que morou no Porto Alegre.

Meu pai naquela epoca, tinha um restaurante na Sao Pedro esq. Pernambuco.

Será que fomos amigos nesta época?

Atualmemte trabalho em Pelotas durante a semana e nos finais de semana volto para porto alegre.
Hoje a noite terá um jantal do consulado do Inter de Pelotas e irei participar depois conto como foi.

Abraços.

Marcelo Furlan.


QUE MUNDO PEQUENO!

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

"Foi pé quente chegar lá logo nesse momento"

Hummm, Louis, tô achando que tu é pé frio! Depois que tu veio pra cá o Inter amargou décadas de derrotas!!!

Na boa, acho que Pé Frio mesmo era o Papa João Paulo II. Depois que ele pisou em Poa o Recreativo Azenha começou a ganhar tudo XD

cjr-sp disse...

Nao escapa ninguem lá...Nelson...
Já a muito venho dizendo que os negócios perderam o senso financeiro lá pelos lados da padre cacique...mas alguns vem enriquencedo...
Vou te contar essa...por cima...eu tenho um contador em POA que tem um escritório grande por sinal..e o cara é o mesmo contador de um desses medalhoes, empresarios, que circulam no beira-rio...com livre transito...e o contador como é meu amigo..me disse que o patrimonio desse empresario multiplicou por 200 em 3 anos.
Por aí tu ve e tira as conclusoes...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

POSTEI AGORA NO VAMO INTER

OPERAÇÃO NAVALHA VERMELHA

Todos somos conhecedores da Operação Navalha deflagrada pela Policia Federal nesta semana que prendeu e denunciou muita gente graúda pelo Brasilzão afora.
Como exercício, se pudéssemos, sugeriria uma Operação Navalha Vermelha, para tentar explicar o que acontece no Inter e não se consegue qualquer explicação pelo menos razoável, ou alguma explicação que não abuse de nossa mediana inteligência.

1) Quem é o dono ou tem participação do passe do Michel ?
2) Quem é o dono ou tem participação do passe do Gabirú ?
3) Quem é o dono ou tem participação do passe do R. Cardoso?
4) Por que os contratos destes jogadores acima são longos ?
5) Qual a causa do total silêncio sobre o não-aproveitamento do Chiquinho ?
6) Por que comprar tantos jogadores jovens para o time B, quando a prioridade única é o time A ?
7) Quem realmente escala o time do Inter ?
8) Por que o Gallo disse que iria no 4.4.2 e escalou nos dois jogos e perdeu no 3.5.2 ?
9) Por que não comprar Vargas – 26 anos, bi-campeão mundial, capitão da seleção Colombiana, passe custando U$ 1,5 milhão, com bom mercado no futebol europeu?
10) Por que comprar Magrão – 28 anos, títulos (?), custando U$ 2,5 milhões, só jogou no futebol japonês, sem mercado ?
11) Por que não trocar Iarley – 33 anos, posição muito bem servida no Inter, por Rosinei 24 anos, posição carente no Inter ?
12) Por que não aproveitar e testar melhor os ´pratas-da-casa` ao invés de sair comprando jogadores discutíveis, tais como Jean, Rafael Santos, Gum...etc ?
13) Por que o nosso presidente não fala para a torcida ?
14) Por que o Luigi fala e decide sobre futebol, pois é claro que pouco entende do assunto?
15) Por que Maycon é mais prestigiado do que o Perdigão, que é o jogador do Inter com maior rendimento (quando o Perdigão joga, o no. de vitórias é superior a 70%).
16) Por que não tentar escalar os mesmos jogadores e esquema 4.4.2 do jogo contra o Emelec, quando Perdigão e Pato foram os melhores ?
17) Por que renovar com o Alex por mais 04 anos ?
18) O que ocorre com o Granja ?
19) O que está ocorrendo com o Ceará ?
20) Por que não vender o Edinho ?
21) Onde está o dinheiro dos títulos conquistados ano passado ?

São coisas que precisamos esclarecimentos...mas nossos líderes maiores não se manifestam...

Será que existem mecanismos legais para os associados obterem informações ?

Sds Coloradas
Nelson

Schroder-EUA disse...

Marcelo

Na Oitava eu estudei no 1 De maio...ali na Presidente Roosevelt...e o 2 Garu fiz no Godoi no mesmo bairro.

cjr-sp disse...

Alguem no Inter teria que explicar esse caso de amor com o ADAP do parana....será que nao tem um colorado do parana que conhece direito a historia para contar aqui qual é o segredo de tantos jogadores do ADAP virem para o beira-rio??????

Eber Prado disse...

Nelson:

Voltando a escalação da RECOPA e teóricamente sem a utilização do Vargas eu acho que sua proposta também é viável, Edinho por Yarlei (Banco) e Sidenei na Zaga deslocando Mineiro para L.E. saindo Alex (Banco).

Teriamos assim um banco interessante com Christian, Alex e Yarlei para dar uma mexida caso necessário.

Dentro do que temos na atualidade é mais ou menos por ai e muita reza.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]