sexta-feira, maio 04, 2007

27 MATA MATA # 3 (SEGUNDA FASE)

Bom pessoal, a ultimo Mata Mata foi um dos mais disputados mas no fim deu Bloguista # 8, pela minha conta 12-8 (alguem pode verificar?). Então estão classificados para as semis o #4 e o #8. Parabens. Hoje mais uma rodada decisiva. Vamos Lá!


BLOGUISTA # 6

Alexandre Gallo: qualidade acima da experiência.

Quanto custa um treinador experiente? Alguns milhares de reais para o seu salário e da sua comissão técnica. Mais uma grana para comprar ou alugar os jogadores desejados por ele – desde o meia-armador de seleção até o lateral-direito do Iraty que vai ser um craque no futuro. Bastante paciência para suportar os conceitos que ele usa desde que treinava o Aimoré em 1989. Alguma tolerância para entender as suas superstições e muita compreensão para suportar a escalação daquele meia que ele adora, mas a torcida detesta.

Giovani Luigi provavelmente não queria isso. Os jogadores foram campeões do mundo lidando com as manias de Abel Braga, com as quais estavam acostumados. Abel deixou Porto Alegre em busca de muita grana livre de impostos em Mônaco. Saiu sob protestos e vaias que nada tinham a ver com a euforia do dia 17 de dezembro, mas com o desânimo de abril após as vergonhosas eliminações.

Para dar uma resposta à torcida, Luigi resolveu renovar e inovar: adotou o "quem manda sou eu" e contratou Alexandre Gallo. O ex-treinador do Sport tem todo o perfil de técnico com futuro. Foi um jogador medíocre, porém dedicado; é um obstinado pela carreira de treinador, meta que traçou quando tinha 21 anos; tem experiência em grandes clubes e quer lugar no banco de um grande estádio. Além do mais, é formado em Educação Física – estudou para cumprir a função, portanto.

Não tem um nome de impor respeito na imprensa e na torcida, mas quem disse que um bom treinador precisa disso? Paulo Autuori chegou no Beira-Rio com títulos do Nacional e da Libertadores, mas foi um fracasso total em 99. Muricy era um ilustre desconhecido, mas foi duas vezes campeão gaúcho e fez boas campanhas no Brasileiro. Ninguém sabia quem era Celso Roth até a ótima temporada de 1997. Todos sabiam quem eram Nelsinho Batista e Joel Santana, ambos desastrosos nos Brasileiros de 96 e 04, respectivamente.

Como hoje nenhum treinador vale o que ganha, faz bem o Inter em apostar numa cara nova. A mediocridade do Campeonato Brasileiro de 2006 demonstra a necessidade de investir em novos conceitos para vencer. Claro que junto disso têm de vir as contratações, pois novos conceitos não adiantam com velhos zagueiros.

CURTAS:
- Obrigado, Náutico! O clube pernambucano, responsável pela entregada histórica de 2005, acabou de levar para Recife a maior ferida da defesa colorada, o zagueiro Ediglê.
- A notícia diz que faltam zagueiros no Náutico. Que tal o Rafael Santos?
- Adriano Gabiru vai embora. Veio contestado, foi herói e sai fracassado.
- Gabiru é o jogador que estava no lugar certo e na hora certa. Não é pouco, mas não é nada além disso.
- O Inter B venceu o Cachoeira por 3 a 2, com boa atuação de Roger e Cristian Borja, o primo do Rentería.
- Roger corre muito e sabe tabelar. Quando evoluir, poderá ser um acréscimo no time do Inter.
- Pena que não é bom da cabeça. No feriado, perdeu o horário e a chance de ser promovido para a Serra. Que não desperdice as próximas chances.

BLOGUISTA # 9

Cidadão Colorado

Cidadania, em Direito, é a pessoa que encontra-se apta a exercer seus direitos políticos, como votar e ser votado. Já classicamente, na Grécia antiga, é o ato de participar das decisões políticas do Estado. Política, também para os antigos, nada mais é que a construção do futuro. Pensa-lo, planeja-lo. Voltando-se para o nosso Internacional, infelizmente faltam pessoas interessadas em participar da vida política do Clube, ou seja, pensar no seu futuro. Para isso, é indispensável que seus torcedores estejam atentos para os demais departamentos, além do Futebol.

Evidentemente que ninguém está interessado em negligenciar o Departamento de Futebol para depois dizer que temos o melhor "site", o melhor ônibus (!), etc. O que, sem dúvida, traz lembranças cômicas para os colorados. Da mesma forma que não se pode incluir o seleto público leitor desse Blog dentre os torcedores desinteressados por temas como Marketing, Patrimônio, Comunicação, Finanças, etc. Temas esses que sempre são abordados nesse espaço.

Entretanto, a maioria dos torcedores limita suas preocupações cegamente no Futebol, não percebem a riqueza que os demais departamentos, se bem administrados, podem gerar ao Clube, conseqüentemente ao Futebol. Recentemente tivemos a notícia, ainda não confirmada (conhecemos a imprensa) de um alegado rombo nas finanças do Clube. Não vou fazer nenhum juízo de valor sobre uma notícia não confirmada, o que portanto, ainda não passa de uma fofoca. Entretanto, são pouquíssimos colorados que preocupam-se, de fato, com os problemas financeiros do Clube. Para muitos, mais vale uma grande contratação bombástica, do que a estabilidade nas contas, sem perceber que um grande gasto hoje, vai gerar um problema para amanhã. Por isso, que é necessário o pensamento político, preocupação com o futuro.

Muitas vezes, em nosso cotidiano, nos preocupamos com problemas intermináveis, perdemos tempo com eles e só depois percebemos que aquele problema é reflexo de um problema maior. É como ficar podando galhos e varrendo folhas, sem se dar conta que podemos cortar a árvore pela raiz (desculpem os ecologistas pelo mal exemplo). Digo isso, por que muita gente deve pensar: por que eu vou me preocupar com um problema administrativo, se não serei ouvido? E assim, o desinteresse do torcedor fecha o ciclo. E um problema vai refletir no outro. Por exemplo, como o torcedor só se preocupa com o futebol, pouco lhe importa se, na hora de eleger o Conselho, as finanças estejam em ruínas. Por sua vez, como o torcedor não dá atenção a essas questões, o dirigente pode usar-se disso e gastar todo o dinheiro no futebol, endividar o Clube, deixar apodrecer o patrimônio, criar pendências judiciais e assim por diante. Isso para não falar no grande descaso demonstrado no baixo comparecimento de pessoas que são cidadãos (aptos a votar), mas que em verdade não são cidadãos (não exercem seus direitos políticos), pois são sócios aptos a votar, mas que não votam.

Não digo isso pensando na diretoria X ou Y. Não percam tempo pensando se estou querendo criticar ou elogiar a atual Situação, estou falando de questões gerais, além de situação e oposição, mas que são pertinentes a todos. Enfim, a minha conclusão é que nós torcedores temos que ter consciência do nosso papel em toda a gestão do Clube. Os demais problemas administrativos são apenas reflexo do nosso descaso. Se temos poucos mecanismos de participação e fiscalização, é nosso dever exigir a sua ampliação, cobrar e estar atento aos problemas do Clube, questionando, pressionando e cobrando. Isso nos torna cidadãos colorados.

27 Comentários:

luís felipe disse...

#6.

acho interessante o recurso das "curtas".

Caio de Santi disse...

#9

Unknown disse...

O 6 ficou melhor. Também gostei do recurso "curtas".

"ô Pachuca, pode esperar, a tua hora vai chegar!!!"
Abraço!

Fernando Moraes disse...

O #6 contra o #9 e o #8 contra o #11, tem algum motivo? Achei o #8 muito massa, mas fico com o pé atrás, pq ele deve ter entregue a coluna fora do prazo, ou não? Mesmo assim, como o que vale é o texto e a criatividade fico com o #8, se ele estiver dentro das regras, claro.

Almilano disse...

bloguista #6

Tiago Finkler disse...

Voto no BLOGUISTA #9

Eber Prado disse...

Voto no Bloguista #6.

Marimas disse...

6!

Fernando Gonçalves disse...

Voto no #6.

Denilson M. (POA) disse...

olha... briga de cachorro grande. Os dois com uma boa retórica... fico com o #6 pelo toque sutil de bom-humor... mas dixo os parabéns ao #9.

Fernando Moraes disse...

reitificando: onde eu escrevi 8, leia-se 6. Meu voto é no 6

Guilherme Mallet disse...

O texto do #6 é muito bem escrito, mas eu não gostaria de ler sobre o mesmo assunto todos os dias.

Por isso, voto no Bloguista #9

diana oliveira disse...

os dois foram bem demais.
qto ao recurso "curtas", tbm achei bom. o texto #6 é ótimo, mto bem escrito e com uma avaliação dos técnicos bem lúcida, concordo com tudo q disse.
mas vou ficar com o #9, pela importância do tema.

Guilherme L. disse...

voto no #9 por abordar assuntos diferentes...
mas dessa vez realmente eu nao dou uma idéia.. eu imploro que haja repescagem do bloguista 6 pois até agora ele so perderia mesmo pro 9.. ia dar um baile em todos os outros

otaviom.souza@gmail.com disse...

vo fala uma coisa pela ultima ves.. varios colorados estao deixando de acessar a pagina pois demora muito para carregala 100% ainda mais quem tem net discada!!!


é um alerta até eu ja nao estou muito a fim de entrar.. essas competiçoes estão muito longas e também nao temos aqueles topicos interesantes ;/

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Voto no #6, muito bom, leitura fácil, etc...

Aí #9, muito bom também, entendo que para chegar lá no campo de jogo tem que ter uma estrutura porrada atrás e deve ser e ter realmente bastantes departamentos interessantes dentro do Inter, mas (in) felizmente o que nos move (a grande maioria da torcida) é a bola, queremos que o Inter seja o melhor em todos os quesitos, mas n fundo torcemos para um clube de futebol, fosse assim , torceríamos para empresas espetaculares Gerdau, Vale, etc..

Muito bom os dois...
sds,
Nelson

Alexandre R. disse...

#6. Gostei do estilo dele.
Pequenas observaçoes:
1) Pessoal, chegou o livro. ESPETACULAR a qualidade. Recordaçao pra historia que vale cada centavo.
2) Louis, o meu veio com a dedicatoria de `primeiro livro da sér ie´, É o primeiro mesmo? VALOR dele duplicou agora - hehehehehe. Abraços.

CORONEL - AUSTRALIA disse...

NUMERO 6!

cjr-sp disse...

Muito bom os dois concorrentes...ficou dificil para decidir..vou pelo #9, mas o outro nao merece ser eliminado, pois foi muito bem tb.

Davi disse...

Confesso que essa foi uma das disputas mais acirradas. Fiquei na dúvida, gostei dos 2 textos. No cara ou coroa, vou ficar com o blogger #6.

Unknown disse...

Engracado. Sem futebol pra discutir ficam falando sobre blogs. Tambem, eh nisso q da cagarem nas calcinhas e nem passarem da primeira fase. Deve ser dificil aturar o Gremio ter passado pras oitavas...

Schroder-EUA disse...

Sim ALEX seu livro foi o NUMERO 1 !!

:)

Recebeu hoje?

Schroder-EUA disse...

Fernando os confrontos foram feitos pela ordem que recebi os textos, só isso.

Denilson M. (POA) disse...

Ao Centurys,
apesar de tu não merecer resposta... aturar as gazelas nas oitavas é fácil, pior é vcs aturarem o Colorado Campeão Mundial....hahahah
Devem acordar todo dia pensando que é um pesadelo...heheh

Schroder-EUA disse...

Esse Centurybesta é um Bambi do Bigsoccer...ta revoltado ainda por causa de 2006 hahah

astein disse...

6

Alexandre R. disse...

Chegou sexta 04/mai.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]