segunda-feira, abril 30, 2007

21 MATA MATA # 8

O MM # 7 acabou com vitoria do Bloguista # 13 e agora vamos para a ultima rodada da fase inicial. Depois dessa rodada sobra só os 8 bloguistas, depois 4 e depois a Grande Final.

Vamos lá então para a ultima batalha da primeira fase. Lembrando que todos os textos foram escritos ANTES da primeira rodada, mas a partir da proxima fase os textos vão ser escritos apos os candidatos terem lidos todos os comentarios deixados pelos leitores. Será que eles vão levar isso em conta? Veremos.

BLOGUISTA #15

DA ALEGRIA, O COLORADO MAIS QUERIDO DO PLANTE COMPLETA 98 ANOS,
eu me lembro um dia 4 de março de 1983 cheguei no Rio Grande do sul para iniciar uma nova etapa na minha vida, naquela época eu torcedor do Nacional de Montevideo que tinha como grande ídolo no time o saudoso Hugo de Leon, chegava nesta cidade ávido por futebol. não tinha como sendo fanático pelo esporte ficar sem time para torcer pelo resto da minha vida, então como ele foi jogar no time da azenha o mais lógico (diria qquer imbecil) era torcer por aquele time.

e foi o que fiz, fui ver uma serie de jogos acompanhado de outro uruguaio amigo meu, q também torcedor do Nacional me convenceu de que seria o mais certo. eu nunca soube explicar, acho q ate hoje não sei o motivo, pelo qual aquele time não "desceu", sabe qdo tu não gosta de alguém e não tem uma explicação lógica para dizer o motivo? era isso q eu sentia, aquele time e aquela torcida não tinha a alma, não tinha comprometimento, não tinha a vibração que eu estava acostumado a sentir sentado na arquibancada do Centenário em Montevideo vendo, sofrendo, chorando, empurrando, alentando o meu time do coração.

Daí apareceu o Salvador Dornelles, para quem não conhece ele é o pai do Patrick um grande amigo, me convidou para uma partida contra os veteranos do Inter no suplementar. me lembro ate hoje, foi um sábado de julho de 1984, eu ainda sem me acostumar a vida no Brasil, sem muitos conhecidos, tentava participar de todos esses jogos para fazer amigos, e quem sabe conseguir uma oportunidade para algum emprego melhor em Porto Alegre. foi ali que começou a entrar na minha vida o colorado, foi nesse dia q conheci o Chico Espina q depois me convidou para jogar na várzea com o time dele e foi dessa forma q pisei pela primeira vez, depois desse jogo, o gramado do glorioso.

todo mundo foi comer um churras e fazer uma visita ao interior do estádio.
na empolgação do sábado acabei sendo convidado para acompanhar o jogo do Inter no domingo, não lembro contra quem era, acompanhado do Chico e do Salvador, o primeiro um grande ídolo da torcida e o outro patrono da equipe de judô infantil do colorado.
entramos na social, eu confesso q não é o meu lugar preferido no estádio, toda a minha vida, desde que tenho lembrança, meu pai e eu íamos atrás do gol, tempos difíceis la no Uruguay e como a grana sempre foi curta tinha q ser no ingresso mais barato. alguns podem achar piegas mas foi um sentimento fulminante, olhei para a arquibancada e aquele mar vermelho me fez estremecer, comecei a olhar ao meu redor e a identificação foi imediata, pensei eu..é aqui q vou ficar, é este o time q vou torcer, é esta a torcida mais parecida com a minha, é este o time q vou adotar para o resto da minha vida, finalmente me achei... e foi bem isso, finalmente me achei, sei que andei em alguns momentos na "nebulosa" azenha mas nunca o meu coração entreguei. sempre tentei identificação e como bom ariano a minha vida é regida por impulsos emocionais, e nesse dia um borbotão de emoções me estremeceu, me deixou feliz, me fez feliz e me faz ate hoje.

o meu grande amigo Turi, filho do poeta criador do nosso hino, afirma q eu sou o maior torcedor do Inter, o mais fanático, mas isso ele fala pq gosta muito de mim, na verdade é só ir no estádio e ver todos os maiores fanáticos torcedores q invadem o glorioso a cada dia de jogo.

então hoje é o dia de todos declararem o seu amor ou contarem e dividirem como todos as suas historias de colorados, essa minha é bem diferente das outras pq eu assumi a "coloradice" aos 25 anos, confesso q um pouco tarde mas foi por um motivo especial, eu não sabia, ou melhor, nunca pensei encontrar uma família desse tamanho, encontrar uma segunda família longe do meu pais e posso afirmar que no Beira-Rio me sinto em casa. então meus familiares colorados, feliz aniversario, vamos comemorar pq somos os melhores de América e do Mundo e hoje é o nosso dia.

BLOGUISTA #16

17/12/06 - Inter X Barcelona

Entramos no Estádio Internacional de Yokohama por volta das 16 horas acho, na verdade não lembro direito. Era um daqueles dias em que não se consegue pensar muito, nem falar direito. As palavras escapam da boca e o coração bate acelerado. Nem o trem bala era páreo para o coração de um colorado. Era mesmo um daqueles dias em que as lágrimas escorriam com facilidade.

Quando entrei no estádio, nas arquibancadas, logo escutei o anúncio do Inter, em japonês em inglês. E um filme sobre o Glorioso no telão. Meu coração disparou e não contive as lágrimas. Chorei feito criança de cinco a dez minutos. Estava com o rosto pintado. Borrei a maquiagem. Mal sabia eu que ainda borraria mais.

Eu acreditava no título, mas minha mente temia o pior. Sobretudo quando foi anunciada a escalação do Barcelona: Valdes, Zambrotta, Puyol, Gudjohnsen, Ronaldinho.
E a cada lance do Barcelona o Inter dava seu sustinho. Como quando Pato chutou pra fora.Teve aquela cobrança do Ronaldinho.Gelei, mas Clemer, São Clemer naquele dia, estava lá no lugar certo, mesmo que a barreira tenha aberto. Mas não falemos mal da defesa. Ceará estava implacável na marcação a Ronaldinho E Indio não perdia uma bola. Lembro de um lance em que ele deu um carrinho para controlar a bola, não conseguiu e antes que eu lamentasse ele estava de pé e tirou a bola dali. O menino Pato parecia nervoso, mas não se mixou pros galácticos não.Conseguiu passar por dois, com direito a giro e tudo, só parou depois de uma falta. E o Iarley , aquele baixinho era um golias.

Começa o segundo tempo, o jogo segue truncado, toma lá da cá. As faltas, me parecem, mais freqüentes e duras. E Ronaldinho parece visivelmente mais irritado. Clemer mais seguro e Fernandão mais cansado. O garoto Pato é substituído por Luiz Adriano. Droga, sonhei com um gol desse guri! Mas Luiz Adriano fez bonito e foi crucial no primeiro jogo, tudo bem. Aí Fernandão sai. Gabiru se prepara. Puta que pariu, pensei. Fernandão volta, ufa! Mas a susbtituição ocorre mesmo, sai Fernandão e entra Gabiru, eu me apavoro. Já era o título que merda! Colorados se olham desacreditados, não pode ser verdade todos pensam.

Indio tira uma bola da área e toca pra frente, Gabiru cabeceia e corre. Luiz Adriano recebe a bola e passa para Iarley, que parece voar no campo, ele corre muito, passa um dois e vê Gabiru que vê só o goleiro, chuta e gol. Gooooooooooooooooooooool!


O sonho se realiza. O Inter é campeão do mundo!
O meu Inter é o melhor do planeta. O milionário Barcelona caiu diante do Inter! Foi um duelo de gigantes, onde o gigante dos pampas de uma perna só carimbou seu nome na história. Choro só de lembrar. As pessoas se abraçavam e choravam. Carvalho pulava feito criança, Eller veio a nós, Pato nos jogou uma camisa, Fernandão era cercado de repórteres, Abel parecia não crer. E eu agradecia aos céus pela benção maior da minha vida. A glória do meu grande amor. O ápice do meu clube querido do coração. Eu que já sofri junto, agora sofria por não conseguir gritar mais que meu coração queria, por não escorrer mais nenhuma lágrima, todas já se foram, mas eu tirava voz e lágrimas e sorriso da alma, para festejar o campeão do mundo. Que não era nem um milionário europeu. Mas a Academia do Povo, o glorioso Internacional de Porto Alegre. Eu ostentava a bandeira do Rio Grande àqueles japoneses como a dizer ”Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

Arigatô, Inter!
Sport Club Internacional, Campeão do Mundo – Fifa 2006.

21 Comentários:

CORONEL - AUSTRALIA disse...

GOSTEI DOS DOIS TEXTOS!
O PRIMEIRO,APESAR DE ME PARECER MAIS RUSTICO E MENOS ESTRUTURADO,SE MOSTROU EMOTIVO,FORA TER ME AGRADADO O FATO DE UM "HINCHA" DE NACIONAL VIR PARA O NOSSO LADO,TENDO EM VISTA QUE ISSO OCORRE NA MAIORIA DAS VEZES COM OS TORCEDORES DO PENHAROL.
O SEGUNDO TEXTO ME CONTOU UMA HISTORIA QUE TIVE A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR "IN LOCU",INCLUSIVE ESTAVA COM O LOUIS NA MESMA ARQUIBANCADA NA TARDE DO DIA 17/12/2006.
UMA HISTORIA QUE, COMO O AUTOR DESCREVE, ME EMOCIONA TODA VEZ QUE CONTO PELA ENESIMA VEZ OU VEJO AS FOTOS E VIDEOS QUE FIZEMOS POR LA.
SEMPRE EH BOM RELEMBRAR UMA FACANHA COMO AQUELA,POR ISSO VOTO NO #16.
(NESSE MOMENTO ESTOU COM A CABECA EM YOKOHAMA DE NOVO,SENTINDO O CORACAO SAINDO BOCA FORA,OS OLHOS NAO ACREDITANDO NO QUE VIA...EH FALAR NESSE JOGO E EU SAIO DO AR!)

SAUDACOES COLORADAS!

FERNANDO CORONEL
CONSUL DO S.C. INTERNACIONAL
SYDNEY - AUSTRALIA

Davi disse...

Não gostei de nenhum dos dois, achei uma eliminatória bem fraca. Vou ficar com o #15, pq o #16 me pareceu nada mais do que uma boa narração. Acredito que um blogger deve ter visao critica, analise dos fatos, e muito mais do que contar uma história ou fatos ocorridos.

Abraços

Eber Prado disse...

Voto no Bloguista #15, porque me agradou mais o seu relato, pois o que eu acho legal nos Blogs é além das criticas as histórias pitorescas dos participantes.

Caco e Su...... disse...

Bloguista #15. Pela emoção que gera na sua leitura...o 16 foi mais uma boa narrativa...

Caco e Su...... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Denilson M. (POA) disse...

Acho que o Louis escolhe bem os concorrentes, no sentido de terem narrativas parecidas. Por exemplo, os dois de hoje descreveram experiências pessoais, o que tb faz parte de um blog. Apesar dos assuntos não serem novidade, gostei das histórias, porém escolho o #15, pois é sempre interessante ver alguém se tornar colorado depois de adulto. O #16 parece ser uma mulher, pois falou em maquiagem, o que seria legal tb, mas não seria justo utilizar esse critério para o julgamento...

Guilherme Mallet disse...

VOTO no #15.

O 16 também está muito bom. Parabéns.

Tiago Finkler disse...

Também acho legal os bloguistas descreverem experiências pessoais. Achei os dois textos bem interessantes, embora bastante distintos. Vou considerar um empate nos 90 minutos e na prorrogação:

O BLOGUISTA #15 GANHOU O MEU VOTO.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Apesar de ter errado a grafia no título do seu post, voto no #15, pois seu post foi extremamente incomum ao qual conseguiu passar a emoção de seu coloradismo.

luís felipe disse...

#16.

alguém que vai para Yokohama ver o Internacional é doente o suficiente para merecer escrever neste blog.

Rafael C Rodrigues disse...

Bloguista 15. Louis uma sugestão para a próxima fase (talvez você já pensou isso). Faça o sorteio dos confrontos, e quando publicar os textos não indique o número do bloguista. Comece uma nova numeração. Assim gera uma surpresa e uma influência menor em relação aos resultados anteriores.

Guilherme L. disse...

empate técnico... todos os critérios empatados, vai pro sorteio ....

#15

Unknown disse...

O 15 foi melhor... Abraço!

Fernando Gonçalves disse...

Voto no #15.

Eber Prado disse...

Eu acho que para a próxima fase deve continuar a numeração que já está, pois assim poderemos acompanhar a evolução dos textos, sendo que partindo de uma nova numeração não teremos condições de avaliar a evolução das colunas de uma fase para outra.

astein disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
astein disse...

bonita a história do #15...

mas fico com a #16

Rafael C Rodrigues disse...

Por isso mesmo Eber. Se o intuito é escolher o melhor texto sem saber quem escreveu nada melhor que não identificar os autores. Você sabendo quem escreveu pode ficar com aquela pulga atrás da orelha se o texto desta semana não estiver tão bom quanto o outro. É apenas uma sugestão.

Almilano disse...

bloguista #15

Anônimo disse...

#16

cjr-sp disse...

Pareo duro...mas vou no 15, embora tb ache que qualquer um que se mandou para o Japao para ver o colorado merece uma honraria especial.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]