quarta-feira, fevereiro 21, 2007

25 Histórias do Colorado: O Clube do Povo


Escrito por Raul Pons

O Internacional é nacionalmente conhecido como o Clube do Povo do Rio Grande do Sul, como diz seu belo hino. Essa expressão surgiu para designar a fase de maior abertura do clube, no final da década de 1930 e início da década de 1940, quando surgiu o poderoso Rolo Compressor, e a equipe colorada era recheada de atletas negros, ou brancos de origem humilde.

Mas mesmo nos seus primórdios, quando estudantes e funcionários do comércio eram a maioria dos sócios, o Internacional já demonstrava ser popular. Seus torcedores, com um comportamento mais informal chocavam a alta sociedade que freqüentava os “grounds” porto-alegrenses, nos primeiros tempos do futebol da capital gaúcha.

O próprio clube tinha uma estrutura mais simples que seus rivais mais antigos, Grêmio e Fussball. O “ground” da Várzea, no atual Parque Farroupilha, tinha deficiências de marcação, e o uniforme colorado era uma prova concreta das dificuldades que o clube passou, nos seus primeiros anos.

Logo na estréia do Campeonato Municipal de 1911, contra o Nacional, este caráter popular ficaria escancarado. As linhas do “ground” colorado não estavam bem marcadas e havia cascas de frutas no gramado. Além disso, alguns jogadores do Internacional se apresentaram com os uniformes rasgados, e as meias dos atletas eram de cores diversas. Os torcedores colorados vaiavam os erros dos jogadores adversários, o que foi severamente criticado pela imprensa da época. A torcida já era, há 96 anos atrás, o 12º jogador rubro.

No mesmo campeonato de 1911, na partida contra o 7 de Setembro, uma cena curiosa comprovou a precariedade do campo: o árbitro Henrique Sommer marcou um pênalti para o Internacional, mas não conseguia encontrar o local da cobrança. Um torcedor teve que invadir o campo para mostrar ao juiz onde era a marca do pênalti.

A participação ativa da torcida na partida também geraria outro fato curioso: em um amistoso entre os 2ºs quadros de Internacional e Pelotas, em 1913, a torcida colorada vaiou os jogadores do Pelotas durante toda a partida. Revoltada com a torcida colorada, a direção pelotense lançou uma nota dizendo que não jogaria mais com o Internacional, futuramente.

Nos seus três primeiros anos de vida, o Internacional utilizou o “ground” da Várzea, que se localizava exatamente a meio caminho de dois grandes redutos negros de Porto Alegre: o Areal da Baronesa e a Colônia Africana. Talvez isso explique a popularização quase imediata do novo clube. Além disso, o Internacional surgiu como um contraponto ao exclusivismo germânico de Grêmio e Fussball. Isso fez com que o clube atraísse a simpatia de todas as demais comunidades étnicas da cidade, e mais tarde do estado. A soma destas diversas etnias criava uma sensação de brasilidade, contraditoriamente representada por um clube chamado Internacional. Não é a toa que o Colorado era considerado a primeira equipe de Porto Alegre “inspirada e fundada por elementos puramente nacionaes”[1].

Os anos se passaram, quase um século de história já foi construído, mas aquela torcida popular continua fiel, participativa, e apesar de quebrar algumas convenções sociais, poucas vezes pode ser acusada de atos de violência. Hoje, cada colorado é um legítimo herdeiro daquele negro que caminhava alguns quilômetros a pé, da Colônia Africana ao Bonfim, para ver seu clube jogar; daquele comerciante ítalo-brasileiro, que reservava o domingo para ir a missa e ver o Internacional jogar; daquele gaúcho da fronteira, que viajava mais de um dia em um trem desconfortável, para ver de perto aquele grande time que conhecia apenas por jornais. Rua Arlindo, Várzea da Redenção, Chácara dos Eucaliptos e Estádio dos Eucaliptos foram os degraus galgados por essa torcida que toda semana demonstra seu amor pelo vermelho e branco, no Beira-Rio. Em várias línguas, vários credos, várias visões de mundo. Como sempre foi, e como sempre será!

[1] Correio do Povo, 4 de abril de 1924, p. 6; Correio do Povo, 3 de abril de 1927, p. 12; Correio do Povo, 4 de abril de 1937, p. 17.


25 Comentários:

Anônimo disse...

Sensacional essa descricao historica do Raul, praticamente uma ilustracao em forma de palavras.
Viajei no tempo aqui, imaginando como devem ter sido aqueles tempos tao remotos das origens do Colorado.

Daniel Loureiro Mendez disse...

É verdade Antonio, viajei na história e imaginei o colorado, numa época amadora do futebol. Mto bom! :-)

Schroder-EUA disse...

Grande estreia Raul! Incrivel todos esses detalhes de um passado muito distante...bem vindo ao Blog Vermelho!

Gonçalves disse...

Seja bem vindo Raul!!!...e quem diria já tinhamos os velhos corneteiros na época tsc tsc tsc...hehehe...muito bom relato dos fatos...quando pegares um personagem em si, se conseguir algo do Abilio dos Reis manda ver ae ok?

Anônimo disse...

Grande Raul! Quando é que tu vai escrever um livro, tchê?

Darlan Gustavo disse...

bah...muito show!!! fiquei viajando também, estou loco para ver a proxima historia...

HOJE CLUBE DO POVO VAI PATROLAR!

Anônimo disse...

Bah, imagina viajar no tempo, e dizer praqueles caras que um dia aquele time teria o tamanho que tem hoje. Imagina mostrar uma foto ou um video do beira rio na final da libertadores praquela gente naquela epoca!
Preciso consertar meu DeLorean logo...

Rafael Severo disse...

Grande relato histórico, cara!!! Os primórdios do nosso clube mostram que o colorado é apaixonado por este clube sobretudo por ideologia.
eh, eh, eh Essa do DeLorean foi ótima, Tiago Mcfly...

Anônimo disse...

Ótima coluna cara!!
Tenho certeza de que, nas quartas-feiras, vamos aprender um pouco mais sobre o nosso clube. Espero que continue aqui no Blog. Abraço!
Alexandre Luiz de Azevedo
xandibodom@yahoo.com.br

Schroder-EUA disse...

Alexandre, as Historias do raul serao na Terças, por causa do Carnaval essa semana foi Quarta. :)

Tiago Finkler disse...

Porra... essa historia é de arrepiar o pelo de qualquer colorado. Sencacional!

E, finalmente, eh hoje a estreia do clube do povo na libertadores. VAMO VAMO INTER!!!

Anônimo disse...

Beleza de relato Raul, gostei muito cara, as terças vão ser sucesso no blog.

É hoje, nervos a flor da pele... vamos quebrar o tabu e começar com o pé direito, 3 pontos de cara, 2x0 vai ser o cartão de visitas colorado.

FORÇA SEMPRE INTER!!!

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Golaço Raul, show de bola. Bem vindo ao time.

Guilherme Mallet disse...

Parabéns, Raul! Excelente o texto e também a iniciativa do Blog em publicar um pesquisador da nossa história.

Sempre que recebo algum e-mail racista, chamando a torcida do Inter de "macacada", etc. Eu mostro para o gremistas que a história do clube deles é impregnada de racismo, que chamar os colorados de macacos tem um fundamento histórico. E que a história do Inter é vanguardista na popularização do futebol, que hoje faz parte da identidade do país.

Parabéns a todos do Blog!

Um abraço

Guilherme Mallet
beirario2014.blogspot.com

Caco e Su...... disse...

Louis, Parabéns por mais esta inovação no Blog. Raul, uma maravilhosa narrativa, tanto pelos fatos históricos, quanto pela forma como tu escreves.
É HOJEEEEEEEEEEEE. O COlorado tá chegando PORRA

Rafael C Rodrigues disse...

Bem vindo Raul! Excelente história, muito boa a iniciativa do Louis em trazer a história do nosso colorado ao BV.

Anônimo disse...

Louis, interessante as estatisticas que vai dar pra coletar com aquele ShinyStat, mas tu notaste que o contador que tem na parte de baixo da pagina (no fim do ultimo post) está um hit na frente do contador que está entre os anuncios e a tela do BVTV?
Ou é só aqui comigo?

Yuri Podhorodeski disse...

Isso deveria virar livro

vbello disse...

Parabens Raul!

Excelente inicio! Mto bom o texto. Desejo boa sorte neste projeto!

Fico mto feliz em poder saber mais sobre a historia do nosso glorioso Internacional!!!

Anônimo disse...

Parabéns Raul e seja bem vindo! Imagino o quanto você tem de informações para compartilhar conosco. Obrigado por você ser Colorado.

Anônimo disse...

Excelente Raul, o nosso colorado tem muita história...

Essa democracia e respeito as diferenças é um exemplo pra todos os clubes!!!!

Parabéns mais uma vez e vamo Inteeeeeerrrrrrrrrrrr!!!!!!!

Anônimo disse...

PARABÉNS RAUL!!! Queres uma sugestão de pauta e ao mesmo tempo matar uma curiosidade minha sobre a nossa história?!?!? Quando, onde e porque nasceu a expressão "COLORADO" para designar o time e os torcedores do Inter? Pode ser?

Anônimo disse...

Parabéns, excelente narrativa, sorte nossa que poderemos curtir as histórias do nosso querido Colorado!!
Grande abraço,

Rodrigo Araldi - Curitiva

Unknown disse...

muito bom raul. aos poucos vamos sabendo de todos os detalhes da historia colorada.

Anônimo disse...

O que você não sabe, com certeza, é que o único clube do futebol brasileiro que já nasceu aceitando negros foi o Vasco da Gama/RJ. Como bem dito, o Internacional passou a aceitar negros somente em 1929, ou seja VINTE ANOS de racismo, SIM SENHOR. Em que pese de fato começar a aceitar negros antes do Grêmio, é interessante que o Inter falseie a História e não admita QUE TAMBÉM FOI RACISTA SIM, por vinte anos, meu caro Senhor. Ademais, caríssimo, deves saber que em meados dos anos "10" do século passado, os negros queriam jogar o citadino (era recém época pós-abolição, havia um esforço para que houvesse alguma integração, pois o racismo era brutal) então o Grêmio e o Fussball aceitaram, mas sabe quem deu o voto de veto? Sabe? Preciso informar-lhe que foi o "Clube do Povo"?

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]