terça-feira, fevereiro 13, 2007

6 Hoje começa de verdade a Libertadores

ESCRITO POR DENILSON MONTENEGRO

No site Trivela.com tem uma boa análise dos times participantes. Resolvi reproduzir uma parte por aqui também... é um texto meio longo mas é bom para cada um tirar suas conclusões.


por Ubiratan Leal
ubiratan@trivela.com



10/fevereiro/2007

A Libertadores vem aí

Neste ano, a primeira fase da Copa Libertadores nem serviu de aquecimento válido. Todas as eliminatórias foram resolvidas com facilidade, a maioria já no primeiro jogo. De qualquer maneira, já deu para o continente entrar no espírito de sua principal competição de futebol, que começa em sua fase de grupos nesta terça com Defensor Sporting x Gimnasia La Plata e Cúcuta x Tolima, que reeditarão a última final do Campeonato Colombiano.

Para você não ficar boiando demais, veja um pequeno (bem pequeno) resumo das chances de cada equipe na competição.

Candidatos ao título

América (MEX)
No Mundial, ficou evidente que o América, por mais que tenha bons jogadores, estava envelhecido e tinha muito talento concentrado no ataque. Para apagar a imagem internacionalmente manchada, a diretoria contratou meias de qualidade e trata a competição como prioridade do primeiro semestre.

Boca Juniors (ARG)
Caiu muito depois da saída de Alfio Basile e virou um time sem conjunto e força. Em 2007, o técnico é Miguel Ángel Russo, mas a equipe continua claudicante, caindo duas vezes (uma nos pênaltis) para o River Plate nos Torneos de Verano. Mas sobra talento no ataque e o Boca Juniors tem facilidade ímpar de disputar a Libertadores.

Internacional (BRA)
O time campeão do ano passado tinha Rafael Sóbis, Jorge Wagner, Bolívar, Tinga e Fabiano Eller. Ainda assim, o Colorado continua forte, pois soube fazer a transição sem perder competitividade e ainda vê surgir o talento de Alexandre Pato para fazer companhia a Fernandão e Iarley.

River Plate (ARG)
Está se reconstruindo aos poucos e já pode ser considerado candidato ao título. O time tem falhado nos momentos decisivos nas últimas temporadas, mas ganhou crédito com a torcida depois de passar pelo Boca duas vezes nos Torneos de Verano. Precisa recuperar o crédito no cenário continental.

Santos (BRA)
Por algum motivo incompreensível, parte da imprensa brasileira cismou que o Santos é um time tecnicamente limitado, mesmo no cenário nacional. Não é verdade. Um time com Fábio Costa, Maldonado, Cléber Santana, Zé Roberto e, agora, o bom Marcos Aurélio está acima da média. E, se acreditar que tem potencial ao invés de reclamar da própria sorte, pode encarar qualquer adversário do continente.

São Paulo (BRA)
A perda de Mineiro será muito sentida, pois Frédson está longe de ser tão eficiente quanto o novo volante do Hertha Berlim. Ainda assim, o São Paulo tem um dos elencos mais fortes do Brasil, joga a Libertadores com desenvoltura e tem grande capacidade de resolver seus problemas na competição sem sofrimento.

Toluca (MEX)
O clube cresceu muito nos últimos dez anos e se tornou o principal representante fora o eixo Cidade do México-Guadalajara. É considerado especialista em mata-mata – costuma crescer nos playoffs do Mexicano – e tem um estádio apertado onde a torcida faz muita pressão (não à toa é chamado La Bombonera). Como a Libertadores é prioridade no clube, os mexiquenses merecem muito cuidado.

Potencial de surpresas

Cerro Porteño (PAR)
Apesar de ter perdido a final do Paraguaio (para o Libertad) e a repescagem para a Sul-Americana (para o Tacuary), pode ser considerado o melhor time do Paraguai de 2006 pela regularidade ao longo da temporada. O problema é que perdeu Barreto (goleiro) e Fretes (volante/meia) em 2007 e pode sentir isso. Tem, porém, uma torcida fanática que transforma seu estádio La Olla em caldeirão em jogos decisivos.

Colo Colo (CHI)
É o melhor time da América do Sul fora do eixo Brasil-Argentina-México. O técnico argentino Cláudio Borghi montou um time rápido e ofensivo, que joga com inteligência. A saída de Matías Fernández será sentida, mas Aléxis Sánchez já desponta como jovem maestro do meio-campo colocolino.

Flamengo (BRA)
Montou um time bastante interessante, com Renato Augusto e Renato como meias eficientes e Juan e Leonardo Moura formando uma boa dupla de laterais. O ataque tem potencial com Obina, Roni e Souza brigando por duas vagas. Atrás, Bruno é um goleiro seguro. Se a responsabilidade não cair sobre essa equipe ainda nova, o Flamengo pode surpreender. No entanto, é precipitado falar em título.

Grêmio (BRA)
A reta final do Brasileirão mostrou um pouco como é o Grêmio. O time é forte e extremamente competitivo dentro de seu estilo aguerrido, mas sentiu um pouco a responsabilidade nos momentos decisivos e perdeu partidas bobas. Na Libertadores, a equipe deve estar mais madura e menos sujeita a esses escorregões. Ainda assim, está um nível abaixo dos favoritos.

Necaxa (MEX)
Os 1.870 m de altitude de Aguascalientes não são problemáticos para os visitantes, o que já tira uma possível força da equipe. O Necaxa é um time médio até no cenário mexicano, pois não investe tanto e não tem brigado pelos títulos. Prioriza a Libertadores e tem força para complicar a vida de muita gente, mas deve ficar pelo caminho.

Paraná (BRA)
Começou a competição como incógnita pelo fato de estar com um time remontado depois de perder seu técnico e vários jogadores importantes durante as férias. Mas, pelo futebol seguro mostrado contra o Cobreloa, sobretudo quando soube explorar a necessidade do adversário fazer o resultado em Calama, ganhou crédito.

Tolima (COL)
Apesar de ter perdido no Apertura e no Clausura, foi o time mais estável e consistente da Colômbia em 2006. Considerando que manteve a base e seus compatriotas se enfraqueceram, espera-se que seja a melhor aposta do país nessa Libertadores.

Vélez Sársfield (ARG)
A base é parecida com a do ano passado, quando o Vélez fez uma grande primeira fase e era considerado candidato ao título até esbarrar nas Chivas nas quartas-de-final. O problema é que, mesmo no cenário doméstico, o time perdeu um pouco o embalo e já sofre de alguma instabilidade.

Coadjuvantes em busca de um brilhareco

Banfield (ARG)
Fez uma temporada 2005/6 muito boa, mas teve um segundo semestre de 2006 fraco. Tem de recuperar o ritmo para fazer um bom papel na Libertadores. De qualquer forma, sempre merece atenção quando joga em casa.

Caracas (VEN)
Como tem jogadores colombianos (principalmente o atacante Carpintero), não é tão ingênuo para os padrões internacionais. A defesa é o ponto forte para um time que quer apenas fazer um papel digno.

Cúcuta (COL)
O time foi campeão da segunda divisão colombiana em 2005 e, no ano seguinte, já ganhou a primeira. O ponto forte é a defesa, como era no Once Caldas campeão sul-americano em 2004. O problema é que o time perdeu Jorge Luis Pinto, técnico que pegou o time na segundona e levou ao título, que deixou o Cúcuta depois de receber convite da seleção colombiana.

Deportivo Pasto (COL)
Único time colombiano dessa Libertadores que tem altitude a seu favor. Vendeu, porém, boa parte do elenco campeão no primeiro semestre de 2006 e aposta em um time jovem e inexperiente. Pouco para brilhar no cenário internacional.

El Nacional (EQU)
Não é um clube cheio de craques, mas fez um trabalho razoável nas categorias de base e conseguiu formar alguns jogadores que hoje estão na seleção equatoriana. É uma equipe bastante regular e que tem a altitude de Quito a seu favor.

Gimnasia y Esgrima La Plata (ARG)
O time foi bem em 2005/6, mas foi patético no último semestre. Chegou a tomar de 7 a 0 do rival Estudiantes e passou a humilhação de ver sua torcida pedir para entregar um jogo contra o Boca Juniors para não ver os pinchas campeões argentinos. Se quiser ir bem na Libertadores, tem de mudar muito. O que não parece que ocorrerá.

LDU Quito (EQU)
Seria, em teoria, o melhor representante do Equador na Libertadores. Em 2006, por exemplo, foi o único time a vencer o Internacional. No entanto, na última rodada do Equatoriano de 2006, se envolveu em uma batalha campal com o Barcelona e algum de seus principais jogadores foram suspensos por até um ano.

Libertad (PAR)
O time é muito instável, mas tem, no papel, a equipe mais forte do país. Fez uma boa Libertadores em 2006 (semifinalista) e manteve boa parte da base para esse ano. Mas o futebol irregular do segundo semestre de 2006 serve de alerta. A falta de torcida, que não lota o Defensores del Chaco mesmo nos jogos mais importantes, também é um fator negativo.

Nacional (URU)
Depois de ir muito bem em 2005/6, o Nacional entrou em crise, reformulou bastante o elenco e ainda não se recuperou. Foi muito mal no segundo semestre do ano passado e está desesperado para montar rapidamente um time competitivo para a Libertadores.

UA Maracaibo (VEN)
Tem um bom goleiro Angelucci (ex-San Lorenzo-ARG), o volante Mea Vitali e o meia Urdaneta, todos da seleção venezuelana, e o técnico Jorge Pellicer fez um grande trabalho na Universidad Católica-CHI em 2005. É um time do mesmo nível do Caracas e que pode atrapalhar quando jogar em casa.

Os demais times são considerados figurantes na competição, pelo analista.

Clique aqui para ver a matéria completa no site trivela.com



6 Comentários:

Rafael Severo disse...

Toluca como um dos candidatos ao título é brincadeira!!!
Pode ser que alguns não gostem do que vou dizer mas aponto também o grEMO Recreativo como possível candidato. O que pesa contra os "pijamas" é o fato de a equipe ter sido formada esse ano e o fato de ter muitos times fortes disputando a Libertadores. Sim, o Colorado é mais forte que o recreativo, apesar da imprensa azul estar toda ouriçada. Possuímos os melhores atacantes do continente (Fernandão, Pato Iarley, Christian, Luis Adriano). O que falta é um meia de verdade, enquanto o fernandão não retorna, pois o Alex é no máximo um jogador de grupo e o Pinga parece ter sido uma aberração da direção - embora eu tenha dito ano passado que era bom jogador. O Boca vem muito forte com o Riquelme e o Pablito é sempre perigoso, ainda que o Mineiro seja insubstituível, como foi o Tinga pro Colorado.

Anônimo disse...

Eii pessoal... preciso de ajuda. Estou saindo de manaus... Quinta-Feira dia 15/02 e chegando em poa dia 16/02 as 16:47.

Eu to muito pilhado pra ir assistir ao jogo de estreia do inter na libertadores... Dai gostaria de saber se vai ter excursão... ou se é cada um por si e deus por todos, ou se o inter vai disponibilizar transporte para os torcedores?

Ah... gostaria de saber se da pra reunir com alguem pra assistir esse jogo... pq vou ficar na casa do meu irmao que é gremista... entao ele ta querendo melar para que eu va ir assistir ao jogo.

Meu e-mail pra contato é rafael.machado@thomson.net

espero respostas... quero muito ir ver esse jogo...

E tipo... sou sócio e pá da primeira modalidade e achei melhor nao migrar pra sócio campeao do mundo devido as regalias da primeira modalidade e mesmo também porque acabo contribuindo um pouco mais...

Tiago Vaz disse...

Não faltou o Emelex?

Denilson M. (POA) disse...

Tiago, O Emeleca está entre os figurantes, para o analista. No site tem um resumo desse time tb...
Estava lendo ali sobre esse Cúcuta... campeão da segundona e no ano seguinte campeão da primeira... perdeu o técnico pra seleção do país, mas de repente pode atrapalhar o gfpa... Já pensou eles tomando no Cúcuta? heheh

Denilson M. (POA) disse...

Vejam o que o cara previu antes da Libertadores de 2006... parece que entende do assunto, a não ser pela análise da defesa do Inter, que pramim foi uma das melhores da história do futebol mundial... (mas convenhamos que no início do ano todos estávamos meio desconfiados...)

INTERNACIONAL
Se mantiver o mesmo futebol competitivo do Campeonato Brasileiro, é candidato a semifinalista, com possibilidades até de título. E não há muitos motivos para acreditar que o colorado caia de rendimento em relação ao ano passado. O clube teve dificuldades e quase passou por crises internas, mas manteve seus principais jogadores. Apesar das reclamações dos torcedores do time da falta de um matador, o ataque é perigosíssimo, com Fernandão e Rafael Sóbis, com Rentería de opção no banco. O meio campo é sólido, liderado por Tinga e com a habilidade de Márcio Mossoró e Iarley. O problema está na defesa. Clemer não é confiável e o miolo de zaga também não é dos melhores. Uma possível mudança do 3-5-2 de Muricy para o 4-4-2 de Abel Braga pode trazer problemas de adaptação, sobetudo na função dos laterais.
Time-base: Clemer; Élder Granja, Bolívar, Fabiano Eller e Jorge Wágner; Fabinho, Tinga, Márcio Mossoró e Iarley; Fernandão e Rafael Sóbis
Técnico: Abel Braga
Acesso à Libertadores: vice-campeão brasileiro de 2005
Maior feito na Libertadores: vice-campeão em 1980

Anônimo disse...

resumindo: o emelec eh tao ruim q nem eh falado, o nacional e o velez tao em crise. mesmo o inter tendo perdido muitos jogadores eu acho q passa facil desse grupo, o problema eh q o inter nao sabe ser o favorito entao vao ter q baixar a bola e perceber q o jogo se ganha dentro do campo.

AGORA É GUERRA!!!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]