terça-feira, fevereiro 27, 2007

23 História do Internacional - O primeiro título gaúcho

Escrito por Raul Pons

A década de 1920 não estava sendo boa para o Internacional. O clube havia vencido apenas dois campeonatos municipais, em 1920 e 1922, mas a Federação Riograndense de Desportos, liderada por um gremista, Aurélio Py, preferiu reconhecer a liga dissidente gremista do que a liga oficial da cidade. Assim, o Colorado ficou de fora do campeonato estadual. Logo após a unificação das ligas, em 1923, o Colorado não fez boas temporadas.

Em 1927 a situação precisava mudar, a começar pela equipe: na zaga, Carlito, jogador da seleção gaúcha, foi substituído pelo jovem Gilberto, que veio do 14 de Julho de Santana do Livramento. Ao seu lado atuava o canoense Grant. Na linha média continuavam os experientes Ribeiro e Lampinha, e a revelação Paulo "Manotaço". No ataque, Nenê, Miro e o uruguaio Ross entraram na equipe, ao lado de Veiga e Barros. Mas a grande mudança era no gol: Moëller, grande revelação do Novo Hamburgo. Como o profissionalismo era oficialmente proibido, a imprensa noticiou que Moëller “transferira sua residência” para a capital, e decidira associar-se ao Internacional para continuar a praticar o futebol.

No campeonato municipal, o Internacional empatou logo na 2ª rodada com o Cruzeiro, enquanto o Grêmio vencia seus dois jogos. Mas no Gre-Nal o Colorado mostrou que queria o título. Saiu vencendo a partida por 2x0, sofreu o empate, mas foi buscar o 3º gol. Ainda no 1º turno, porém, o Internacional perderia mais um ponto, ficando igualado ao rival.

Na abertura do returno, novo Gre-Nal, e nova vitória colorada (3x1). Mas logo em seguida o time tropeçou no Americano. A seguir, ganhou todas as outras partidas, enquanto o Grêmio empatava com o Cruzeiro e era goleado pelo Americano (6x3). O Internacional ganhava um título municipal depois de cinco anos e conquistava o direito de disputar seu primeiro campeonato gaúcho.

O campeonato gaúcho, na época, era disputado pelos campeões citadinos, e nas seis edições anteriores, os clubes do interior haviam vencido metade. Pelotas e Bagé eram grandes centros esportivos, e Rio Grande, Alegrete, Uruguaiana, Cruz Alta, Santa Maria e Santana do Livramento também possuíam equipes tradicionais.

A campanha colorada começaria contra o Itapuí, de Guaíba. Mas o adversário descobriu que não poderia utilizar o seu capitão Nona, por estar com sua inscrição junto à FRGD cassada, devido ter atuado no São José, no início do ano. Para utilizar seu craque, o Itapuí propôs entregar os pontos ao Internacional e disputar uma partida amistosa, o que foi aceito pela FRGD. Mesmo assim, deu Colorado (3x0). Na partida seguinte, o Internacional venceu o Nacional de São Leopoldo por 4x1, gols de Veiga (2), Ross e Nenê.

Vencedor da chave metropolitana, o Internacional foi enfrentar na decisão o vencedor da chave do interior, o forte Bagé, campeão estadual em 1925. Para piorar, o bom zagueiro Gilberto estava lesionado, e não jogaria. Às pressas, os dirigentes foram buscar o veterano Meneghetti, que havia encerrado a carreira no ano anterior. O Bagé tinha alguns jogadores conhecidos, entre eles Pasqualito, atacante famoso pelo forte chute. O jogo iniciou parelho, mas logo o Internacional começou a levar uma leve vantagem, apoiado pela torcida. No final do 1º tempo Barros abriu o marcador: 1x0. No início da 2ª etapa, pênalti para o Colorado. O artilheiro Ribeiro prepara-se para bater, e a torcida já comemora o 2º gol, mas infelizmente, Ribeiro chutou para fora. Para piorar, pouco depois Pasqualito empata, também de pênalti. Durante alguns minutos, parecia que o Bagé conquistaria seu segundo título estadual, mas neste momento a liderança de Lampinha fez sentir-se em campo. Auxiliado pelos jogadores mais experientes do grupo, empurrou o Colorado para a frente, e aos 21' Nenê faz 2x1 para o Internacional. Aos 34' (na época as partidas tinham dois tempos de 40') Barros liquidou o adversário, fechando o placar em 3x1.

Após o Internacional conquistar seu primeiro título estadual, em 1927, o Correio do Povo publicou vários telegramas que chegavam, saudando o novo campeão. Eram telegramas da diretoria do Pelotas, da diretoria do Brasil, do “onze” do Brasil, do Guarany de Bagé, do Uruguaiana, do GS Barrense (Barra do Ribeiro), do SC Sudameris, do Grêmio e de torcedores colorados de Porto Alegre, Bagé, Garibaldi, Bento Gonçalves, Lajeado, Encantado, Canela, Passo Fundo, Santana do Livramento, Caxias do Sul, Vacaria, Guaíba e Rio de Janeiro.

Ficha dos campeões:
MOELLER – Luiz Albano Moeller (goleiro)
Foi um dos grandes nomes dos títulos conquistados em 1927, mas no final da temporada abandonou o clube e ingressou no maior rival.
GILBERTO – Gilberto A. Martins (zagueiro)
Iniciou a carreira no 3º quadro do 14 de Julho de Santana do Livramento. Jogou em Porto Alegre em 1922, pelo Pelotense, na posição de médio. Ingressou no Internacional em 1926. Titular em 1927, não disputou a final do campeonato gaúcho, por lesão.
GRANT – Nélson Grant (zagueiro)
Começou a jogar futebol em Canoas, em 1914. Ingressou no 2º quadro colorado em 1924, e no mesmo ano atuou em alguns jogos do grupo principal. Em 1925 tornou-se titular, chegando à seleção gaúcha. Jogador rápido e de saltos acrobáticos, ao recuperar a bola procurava passar para um companheiro, em vez de chutar para longe, e era criticado na imprensa por isso. Em 1929, funcionário do Banco Pelotense, foi transferido da filial de Porto Alegre para a agência matriz, tendo de trocar o Internacional pelo Pelotas.
RIBEIRO – Carlos Ribeiro da Silva (médio)
Iniciou a carreira nos filhotes do Cruzeiro, em 1916. Em 1917 ingressou nos filhotes do Internacional, chegando ao 3º quadro em1919, 2º quadro em 1920 e 1º quadro em 1921. Atuou pelo clube até 1932.
LAMPINHA – Abílio Mello (médio)
Jogou por vários clubes da Fronteira Oeste, tanto no Brasil como no Uruguai. Participou da excursão do Oriental à Porto Alegre, em 1917. Era o jogador mais experiente da equipe colorada.
PAULO – Paulo Annes Gonçalves (médio)
Começou a jogar futebol em 1918, no Colégio Anchieta. Em 1923 jogou no Colégio Santamariense. Em 1924 ingressou no 2º quadro do Internacional.
BARROS - Hélio di Primio Beck (atacante)
Começou a carreira nos filhotes do Internacional, em 1915. Em 1922 jogou no Tamandaré de Santa Maria, como zagueiro. Retornou ao Internacional no ano seguinte. O nome Barros veio de seu apelido original, "João de Barro". Também era conhecido como o "Terror dos goleiros". Marcou dois gols na final do estadual de 1927.
DARCY - Darcy Machado Ozório (atacante)
Começou no Quarahy, indo jogar depois em um ginásio de Santa Maria. Em 1925 ingressou no Internacional.
ROSS – Donaldo Ross (atacante)
Centroavante que não chutava a gol, mas era ágil e distribuía o jogo com inteligência. Chegou ao Internacional em 1927, após passar pelos uruguaios Uruguay, Eharley e Defensor, e clubes do interior como Grêmio Santanense, Cachoeira e 14 de Julho PF.
MIRO – Waldomiro Marques (atacante)
Começou a carreira no Marechal de Ferro, e depois passou pelo Ypiranga, ambos de Porto Alegre, antes de jogar no Internacional.
NENÊ – Bernardo de Souza Netto (atacante)
Iniciou a carreira no Rio Branco, passando a seguir pelo Guarany e Pelotas, todos da mesma cidade. Ingressou no Internacional em 1926. Marcou um gol na final estadual de 1927. Bom driblador e de chute forte. Após a inauguração do Eucaliptos, Nenê decidiu abandonar a carreira de jogador.

23 Comentários:

Schroder-EUA disse...

Bah que show de informaçao...da onde se tira tudo isso!?

Me explica um dia porque Inter e Gremio se deram bem e outros clubes de Porto Alegre fracasaram (Cruzeiro, Força e Luz, Renner)e desapareceram...

Valeu Raul!

Gonçalves disse...

Que coisa...a imprensa na época corneteava o meu conterrâneo o zagueiro Grant por sair jogando ao invés de dar chutões tsc tsc tsc....tudo que eu queria nos dia de hoje é um zagueiro deses hehehe

Guilherme Mallet disse...

Belo texto, a fonte dessas informações é o Correio do Povo? Existe um livro sobre a história do futebol gaúcho?

Boa pergunta do Louis. Por que os outros desapareceram?

E a imprensa... sempre atrazada.

Anônimo disse...

Que maravilha!!!

Nossa história é magnífica mesmo. Vou contonuar as perguntas dos colegas: de onde sai tanta informação???

E os outros clubes??? E o interior, porque sucumbiu?

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Que massa!!!
Acho que os outros clubes desapareceram por motivos de má administração, desenvolvimento das regiões coisas do tipo.

Caco e Su...... disse...

Raul, que texto.. quanta informaçao.. Louis, achamos o cara para escrever em nossos Cards a história dos jogadores hehehehehe.

Denilson M. (POA) disse...

Parabens, Raul! Que viagem no tempo... a história do Inter é magnífica mesmo!

Anônimo disse...

mais um palpite para marketing...
quarta ou terça passada o Raul Pons postou uma foto de um dos primeiros times do Glorioso Internacional.... a camisa pelo q podemos ver na foto é escura, preta... a reebok poderia lançar como 3° uniforme... ou uma camisa retro em homenagem ao centenário...qnem q fizeram cm a camisa 3 do Figueroa...ms sem edição limitada cm o preço altíssimo... ms uma coisa mais acessível!!!

Claudio / movimento internet BV disse...

PARA RESPONDER AO GREMIO QUE TROUXE O GAVILAN , QUE TAL O GAMARRA QUE O MAIOR SONHO SERIA TERMINAR SUA CARREIRA NO INTER , ESSE TEM ALMA , CORAÇÃO E VONTADE DE JOGAR PELO INTER , SE ESTIVER EM FORMA SERIA UMA EXCELENTE SUBSTITUIÇÃO AO ELLER E FORMARIA DUPLA DE ZAFA COM INDIO!!!
ABRAÇOS
CLAUDIO CANOAS ;-)

Rafael Severo disse...

Vejam só, hoje em dia a "liga dissidente gremista" está muito bem representada pela imprensa azul...
O Grant jogaria facilmente na zaga colorada deste ano. eh, eh E o Rafael Santos certamente seria louvado pelos críticos da época se jogasse no time de 1927.

Quanto à sugestão do powerclaudio do Gamarra, acho que ele não tem mais a mesma velocidade, mas mesmo assim ainda deve jogar mais que qualquer zagueiro (exceto Índio) do Beira-rio.

Anônimo disse...

fiquei sabendo do blog apenas ontem, quando assisti o filme soy loco por ti américa. fico feliz em dizer que agora vai fazer parte dos meus favoritos . Parabéns por, assim como eu, manter a história colorada viva para as próximas gerações. Peço que alguém me oriente pelo meu e- mail a baixar os videos da américa e do mundo pois são maravilhosos e não consegui baixa-los hoje. mas tenho certeza que algum irmão colorado me dará as instruções.
ps. sou péssimo em internet, por favor me ajudem pelo toy.ge@hotmail.com ou s-gedoz@bol.com.br. preciso destes videos. obrigado. Samuel Gedoz CxS

Anônimo disse...

Existe um livro chamado "Historia do Campeonato Gaucho" ou algo assim. Foi lançado em comemoração aos 68 anos do campeonato gaucho, se nao me engano pelo Dientsmann. Eu tenho este livro, mas está no Brasil.
Talvez uma googleada ache, mas como faz muito tempo que ganhei, talvez não seja mais publicado. Até porque, acho que o último campeonato descrito neste livro é um dos primeiros da década de 90. Mas tem histórias fantásticas ali. E não é um livro do Inter. É do campeonato gaúcho, entao tem história de todos os times também.

Anônimo disse...

Dentre os meus guardados havia uma espécie de edição comemorativa do Inter contando a história do clube, grandes ídolos, era Eucaliptos até a inauguração do Gigante incluindo alguns cards dos jogadores da época...Vou revirar meus baús pra ver se acho, pois não tenho certeza de que tenha se salvado de um incêndio criminoso da nossa casa da fazenda. Caso esteja são e salvo, compartilharei as informações contidas com todos.

Edu disse...

baita texto! outro dia poem alguns dos telegramas.

esse Raul é o mesmo que posta na comunidade do inter no orkut? tem um cara lá que pega as coisas do fundo do baú mas não lembro o nome dele.

Anônimo disse...

Raul, conheci um ex jogador do Inter em Buenos Aires no inicio do ano passado, estava num bingo com a minha esposa e ele se sentou conosco. Quando percebeu que eramos brasileiros perguntou que time eu era, eu disse que era Colorado, ele riu e me disse que havia jogado no inter, fiquei impressionado e perguntei quando, ele disse que foi nos anos 30 u 40 (eu nao me recordo).
Vc saberia me dizer se houve mesmo um argentino no time nestas epocas. Isso ja era comum:

Obrigado e um abraco

Rodrigo - Curitiba

Rafael C Rodrigues disse...

Excelente Raul. Muito boas as informações. Belo texto. É muito bom ler a história do colorado.

Raul Pons disse...

Louis:

90% das informações são fruto de pesquisas em arquivos de jornais. O restante eu tiro da pouca bibliografia que existe sobre o assunto.

Sobre os outros clubes de Porto Alegre, se for do interesse do blog, posso fazer um artigo sobre eles, para a próxima semana.

Raul Pons disse...

Gonçalves:

Em 1925 seu conterâneo teve problemas, por ser de Canoas. O Grêmio, utilizando o Cruzeiro como laranja, tentou ganhar os pontos de um Gre-Nal que terminou empatado, dizendo que Grant não morava em Porto Alegre, por isso não poderia disputar o campeonato. A direção colorada acabou provando que Grant tinha casa nas duas cidades, e que sua atividade comercial era em Porto Alegre, portanto poderia jogar sem problemas.

Raul Pons disse...

Guilherme:

Como o Tiago disse, existe o "Campeonato Gaúcho: 68 anos de história", do Cláudio Dienstmann, mas que possui alguns erros (por exemplo, confunde um amistoso do 14 de Julho SL em 1919 com jogo de campeonato, e transforma o Gaúcho daquele ano, disputado apenas por Brasil e Grêmio, num triangular). Este livro vai até 1987.

Melhor que esse é o "Gauchão: a história ilustrada de uma tradição", da RBS, que vai até 2000.

Raul Pons disse...

Fernando:

Acho que é apenas efeito da foto, mas a camisa era vermelha (talvez apenas um tom bem mais escuro).

Raul Pons disse...

Rodrigo:
Na década de 1940 jogou no Internacional o atacante argentino Villalba, mas ele morreu em 1987.

Sobra então apenas o Silenzi, centromédio que jogou no Colorado em 1938 e início de 1939, voltando para a Argentina em abril deste ano. Não tenho mais informações sobre ele, se ainda vive ou não. Parece que na Argentina ele era vinculado ao Independiente.

Rafael Severo disse...

Nossa, o homem é uma enciclopédia!!!

Daniel Loureiro Mendez disse...

Cruzis, o cara sabe tudo...hehehehe...Impressionante!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]