segunda-feira, janeiro 15, 2007

24 Democracia Corinthiana e o Inter de amanhã.

Escrito por Ricardo Aragonés

Ontem, estava acompanhando o desenrolar de mais um capítulo da triste história política recente do Corínthians, o clube tido como o segundo maior do Brasil, pelo número de sua torcida, a eleição de conselheiros do clube, através do voto dos associados. Lá notei como somos omissos ao dia-a-dia de nossos clubes, e como somente sabemos reagir de forma agressiva ao resultado de nossa omissão.

Porque digo isso, ontem dos 11 mil (ouvi na televisão este número) e poucos associados do Corinthias, apenas, 2.209, foram a votação. Proporcionalmente isso dá 20 %do número de sócios aptos a votar. Na nossa votação, para renovação de 50% do conselho deliberativo do Inter, no dia 09/12, dos 9035 sócios aptos a votar, apenas 3500 apareceram, ou seja, 38%. Isso é muito pouco para o momento em que passávamos, FC no Japão, foco de todos nos jogos do mundial e os urubus do passado tentando voltar ao clube. Só isso já era suficiente para todos os 9035 sócios aparecerem e darem seu voto de confiança à nova direção que se formava e a continuidade ao trabalho já realizado. Esta conclusão, minha, foi um pouco alterada quando, olhando o que acontece do Timão, 14 anos de Dualib, conselho na mão, e ações não muito claras, olho para o Inter e vejo um projeto de continuidade sendo construído. FC 5 anos no comando. O Pífero, com a possibilidade de ficar o primeiro mandato, e mais outro havendo reeleição, ou então, preparando a cama para o FC voltar no Centenário. Isso dará 10 anos de uma linha política do conselho no poder.

Óbviamente são dois projetos de clube completamente diferentes, são duas formas de administrar, completamente diferentes, são duas realidades econômicas completamente diferentes. Mas é futebol, é um esporte que, só em 2007, deverá gerar um caixa, para o Inter de R$ 63 milhoões. É um esporte que antes de tudo mexe com o imaginário coletivo e também mexe com sentimentes extremamente fortes nos torcedores.

Hoje, olho e vejo que mesmo com toda a confiança que temos na direção do clube e com toda aversão que temos à membros da oposição colorada, uma oposição inteligente e pensando no bem do clube é necessária no Inter. O Píffero tem uma carta branca do conselho, que é basicamente, na sua maioria, situação. Não entendam, aqui, que estou querendo a volta do Zachia e sua corja de abutres, não entendam, também, que quero tirar o Píffero, ou que não aprovo a gestão do FC, muito pelo contrário, quero com esta coluna lembrar a todos o quanto temos de nos manter atentos e sempre estarmos juntos do Inter, cobrando. A cobrança e o acompanhamento das coisas do clube, não é só obrigação do conselho, mas também nossa. Eu já disse uma vez e vou repetir, o Píffero, nada mais é do que um grande Síndico deste condomínio chamado Sport Club Internacional, e nós os condôminos.

Então, o que fazer? Eu acho que o Inter tem de publicar no seu site o seu Balanço, deve também publicar o quanto ele tem do passe de cada jogador. Deve também publicar o planejamento para o ano seguinte, indicando as fontes de receitas previstas, os gatos projetados, tudo. Isso dá uma tranparência ao relacionamento do Inter com o torcedor fazendo com que nós possamos cobrar da direção resultados concretos e quando necessário, fazermos parte da solução.

Acho sinceramente que a Ouvidoria do Inter, por mais que dê indícios de escutar nossas reclamações ou sugestões, nunca respondeu concretamente nada que enviei ou solicitei. O site do Inter tem de ser todo reformulado, porque está sempre atrás dos meios de comunicação, não tem as informações que importam ao torcedor e não faz o principal, não mantém o controle de quem são os torcedores do Inter que passam por lá.

Bom.. esta coluna me deu idéias para minha seção Cartas ao Presidente. Semana que vem publico esta mensagem que vou mandar para o Píffero.

24 Comentários:

Rafael C Rodrigues disse...

Excelente Ricardo. Isso mesmo, ninguém melhor que nós torcedores, sócios e apaixonados pelo clube para vistoriar o que é feito pela direção. Acho que quando se tem muito poder, e não há oposição, ou uma fiscalização coerente, pode ser prejudicial, vide o exemplo do Corinthians, se oposição e muito poder, virou baderna.

Caco e Su...... disse...

Petersen no site dos Bambis paulistas tem o Balanço publicado.... Eu sou tão radical nesta história de transparência, que pra mim o inter tinha de virar uma S.A. e se desse até abrir capital em Bolsa, transformando os sócios em acionistas heheheh

Anônimo disse...

Acho q o FC foi um grande presidente, o maior que pude acompanhar, mas não esqueçamos que foi o grupo do Fernando Miranda que começou a arrumar o Inter. Por isso, acho que esse grupo deve ser fortalecido, eles são a oposição que o Inter precisa. E ainda, se crescerem mais que o esperado e acabarem voltando ao poder, não seria nenhuma trajédia, muito pelo contrário. Pra falar a verdade, eu sempre fui simpatizante do grupo do Miranda, mas claro, tive que me render aos excelentes resultados da gestão FC, não só em campo.

No fundo, acho que o grupo do Miranda mereceria a chance de comandar um clube estruturado, como é o Inter hoje. Acho que eles têm uma visão mais profissional de gestão que o grupo do FC, nas mãos deles acho que seria grande a chance do Inter virar S.A., como quer o meu xará.

Mas não me entendam mal, não estou querendo tirar o grupo do FC do camando, só acho que o grupo do Miranda na oposição é muito bom para o Inter, melhor ainda se houver troca de experiência e idéias entre os grupos.

SBC Guy! disse...

O Grupo do Miranda teve mais coisas ruins do que boas. Eles deram o ponta pé inicial na gestao profissionalizada, porém quase nos rebaixaram. Não entendiam na época nada de futebol, fizeram contratações equivocadas, o que quase levou o Internacional para a série B.

Porém, tinham muita visão de gestão de empresas, muito profissional mesmo. Creio que eles seriam um bom adicionamento a atual diretoria.

Agora, a gestão do FC está entre as maiores do Brasil, pois ele administrou o Internacional como empresa, continuou sanando o clube, estruturando o mesmo... Tanto que o Inter é caso de sucesso na área de gestão, e o FC é o grande CEO que todo conselho de empresas sonha.

Na minha opinião, deve sim existir oposição fiscalizadora. Fora as oposições do barulho, aquelas que só querem conturbar o ambiente.

Anônimo disse...

Caro Ivo Luiz Campagnolo, durante a gestão Fernando Miranda o Inter nunca chegou nem perto do rebaixamento. O Inter quase caiu em 1999 e 2002, ou seja, nos anos imediatamente anterior e posterior a sua gestão. Em 2000 o Inter estava se classificando para a semi-final do Brasileiro quando, no último minuto, o Cleiton Xavier perdeu uma bola totalmente dominada na lateral esquerda, o Cruzeiro vez o gol e se classificou, eliminando o Inter. Em 2001, sob o comando do Parreira, o Inter ficou em nono, quando se classificavam oito.

E não venham dizer que o quase rebaixamento de 2002 foi culpa da gestão Fernando Miranda, porque não foi. Foi culpa da incompetência ou inexperiência da gestão FC, o que já foi admitido inúmeras vezes pelo próprio presidente, tanto que após esse fato houve uma reformulação completa na gestão do futebol Colorado.

Não sejamos injustos, pois, se é verdade que a gestão Fernando Miranda não ganhou nenhum título, nem mesmo Gauchão, também é verdade que passou longe do rebaixamento, diria até que fez campanhas razoáveis no Brasileiro, considerando-se a situação financeira do clube.

Anônimo disse...

Cara, minha preocupação atual é com a dita reforma do Beira-Rio, cobertura, cadeirinhas, etc... Mas alguém aí já viu algum projeto da tal cobertura de 50 milhões de reais? Alguém sabe o que pretende a direção com nosso patrimônio?

Estou contigo para o que for necessário nessa batalha por transparência. Quem sabe uma chapa do Blog? Com acompanhamento das reuniões do conselho?

Saudações,
Guilherme Mallet
gmallet@ig.com.br

Anônimo disse...

Muito bom o texto publicado no blog. Realmente a transparência na gestão é fundamental para continuarmos nessa tragetoria vitoriosa da Libertadores/Mundial 06.

Outro ponto importante comentado no texto é a questão da oposição sadia na politica do clube. A reciclagem de idéais e pessoas é muito salutar para o clube quando bem planejada e estruturada. Evita criar panelas, pequenos grupos que esquecem o basico que é de governar para o Sport Club Internacional, e não para eles e seus agregados.

Espero ver um clube cada dia mais forte, estruturado, transparente, competitivo, e acima de tudo CAMPEÃO!

Abraço

Anônimo disse...

guilherme mallet, ouvi o Afatato na Gaúcha, ele disse q ainda não há um projeto, q é preciso fazer um estudo detalhado, pois, por ficar na beira do Guaiba o Gigante é alvo de ventos muito fortes, por isso a projeto da estrutura tem de ser bem estudado para resistir às intempéries. Parece q por março ou abril a direção quer apresentar o projeto, inclusive com uma maquete. O custo, segundo a direção é entre 20 e 30 milhões, não dá para saber o custo exato antes do projeto estar finalizado.

Mas esta bendita reforma também está tirando o meu sono, já tá acabando com a minha paciência. Sou aficionado por bons e belos estádios e esse reforma em doses homeopáticas não me agrada.

Falaram q vão retirar as cadeiras das sociais para aumentar a largura dos degraus, com as arquibancadas avançando sobre a antiga coréia. Mas não ouvi nada sobre já terem começado este trabalho, o q é preocupante, pois, se não fizerem agora, qdo o estádio está sem atividades, farão qdo?

Anônimo disse...

ricardo g.o., quem perdeu a bola foi o Leandro Guerreiro - o Xavier nao tava no Inter ainda. E nao foi no ultimo minuto, foi aih pelos 35 do segundo. Eu tava vendo esse jogo, nao acreditando que aquele time capenga ia se classificar em cima do forte cruzeiro da epoca. Nos ainda tivemos uma chance de empatar no final do jogo, mas nao entrou. Mas terminou o jogo e fiquei orgulhoso. Mesmo com um time fraquissimo, um treinador que nao sabia de nada (ze mario) quase chegamos lah.
A gestao Miranda foi quem criou a base do que estamos vivendo agora. Se nao ganhamos nada na epoca, foi pq as gestoes anteriores endividaram tanto o time que tivemos que vender o que dava e nao comprar nenhum jogador que custasse mais que duas bala Xaxa. Por isso nao ganhamos nada. Mas foi ali que as categorias de base comecaram a se fortalecer, e foi ali que o marketeiro aquele de SP, que eu nao lembro o nome agora (segunda de manha eh foda), disse que o Inter comecaria a ganhar titulos a partir de 2006. Bota nostradamus nisso!
Temos muito a agradecer ao Miranda. Ele que comecou a sanar as dividas do Inter. Foi enforcado por causa disso, pq nao ganhou nada no campo, mas se nao tivesse aparecido alguem que se sacrificasse daquele jeito, nunca estariamos onde estamos, e provavelmente estariamos falidos, ou pior... jogando a segunda divisao.

Anônimo disse...

Já havia pensado nesse assunto antes. Clube que não possui oposição acaba virando AZENHA e caindo para segunda divisão.
Outra idéia boa é a do Balanço on-line. A final de contas, somos o CLUBE DO POVO.

Anônimo disse...

Acho q aquele gol foi dps dos 40min, mas isso não importa, e realmente era o Leandro Guerreiro. Ele não era mau jogador, mas se acabou dps daquele lance.

O care de SP q tu te refere é o João Paulo Medina (neste link tem a ficha dele: http://cidadedofutebol.uol.com.br/site/colaboradores/perfil.aspx?idu=54), mas ele não é marqueteiro, é gestor de futebol, um profissional competentíssimo e remunerado, o q mostra o q eu havia falado antes, o grupo do Miranda tem uma visão mais profissional de gestão do q o grupo do FC.

Caco e Su...... disse...

Xará do Rj... O Medina realmente foi um cara que semeou todos os conceitos que hoje nos fazem grande.
Eu me lembro do Medina, ele foi o Primeiro no RS a falar desses assuntos. Nós vinhamos das fatídicas presidências da Família Zachia, Asmuz, P. R. Amorety (atual advogado do corinthians no caso Nilmar). Me parece que o FC saiu da diretoria do Miranda e foi quando lançou a candidatura à Presidente. O Miranda ficou só um ano como presidente.

O Fernando Carvalho não trabalhou na gestão do Medina?? Acho que sim, nas categorias de base. O Inter, nesta história de Gestão já andou muito, mas tem muito a fazer. O MKT do Inter é sofrível. Precisa tomar muito nescau para ser o MKT de um time que tem a exposição que o Inter tem hoje. Pior. colocam um médico pra Diretor. Se o Inter quisesse, realmente, profissionalizar a gestão. Os Vice_presidentes todos poderiam ser da Chapa que Ganhou a eleição, só que os Diretores tinham de ser profissionais.

Anônimo disse...

bah, eh verdade, o cara nao era marketeiro! Usei a palavra errada mesmo!
E tambem acho que o cara era correto sim (caso eu tenha dado a entender que nao, pelo uso do "marketeiro")!!!

Anônimo disse...

O FC não trabalhou na gestão Miranda. O FC era vice de alguma coisa do Amorety e queria ser o canditado a sua sucessão, mas foi preterido por outro vice q não lembro qual era, foi então q o FC saiu do grupo do Amorety e criou o seu. Posso estar meio aquivocado qto a datas e nomes, mas tenho certeza q o FC foi preterido por algum dirigente do "Império Otomano", do qual ele era vice de alguma coisa. Ainda bem, assim se afastou desses sanguessugas.

O gestão Miranda teve dois anos. É q não foi ele o candidato a presidente, ele era o vice, mas na prática ele q mandava, dps o outro renunciou e ele assumiu formalmente a presidencia.

Eu acho q deveria existir apenas vice de futebol (mas trabalhando junto com um diretor remunerado) e vice de patrinônio, todos os outros cargos deveriam ser remunerados e ocupados por profissionais das respectivas áreas. O presidente e seus dois vice-presidentes coordenariam o trabalho dos diretores profissionais e remunerados.

Anônimo disse...

Galera, fiquei pensando dps q escrevi e acho q talvez tenha sido ao contrário, os dois Fernandos eram vice de alguma coisa do Amorety, os dois queriam ser candidatos a presidência, mas o Amorety escolheu o FC, aí o FM lançou outra chapa e ganhou. Acho q foi a primeira eleição direta do Inter.

Vou pesquisar, dps conto o q descobri.

Saudações Coloradas!

Anônimo disse...

Dae gurizada.
Cheguei um pouco tarde pra debater sobre o assunto, mas concordo com a maioria dos comentários. E é por isso que eu tenho frequentado esse blog diariamente, pq aqui o pessoal entende de futebol e discute democraticamente.
Eu não sei se publicar o balanço do clube no site é uma boa, pq assim como o torcedor teria acesso, os empresários, secadores e a imprensa azul também teriam e poderiam criar mais problemas do que benefícios. Mas concordo que o sócio deva participar mais da vida do clube inclusive das eleições. Eu sou um que estava apto a votar, mas não fui, pq moro no interior e fica difícil ir até POA só pra votar. Se a eleição tivesse sido no dia do jogo contra o Goiás(como era pra ser) eu teria votado.
Quanto ao Miranda eu não acredito que ele tenha muita participação na atual fase do Inter. Credito mais a turma do Carvalho, tanto é assim que o Inter quase caiu em 2002 pq não exisitia nenhum jogador no grupo quando o FC assumiu. E deixar a presidência do time e não deixar ninguém contratado não me parece um trabalho a longo prazo pra dar resultado apenas agora. Isso sem falar nos 13 grenais sem vitórias e coisas afins.
Mesmo assim, acho que a oposição do Inter deve ser ativa sim, mas apenas como oposição. Não espero que eles voltem tão cedo.
Era isso. Desculpa me estender tanto, mas fico feliz por poder falar do nosso Inter com pessoas que o acompanham tanto como eu.

Caco e Su...... disse...

Ricardo, o Miranda era vice do Jarbas Lima, por isso ele foi só um ano, formalmente presidente. Eu me lembro de uma história dessas do FC sair de uma gestão, não lembro qual. O Miranda, depois de seu mandato, não concorreu para a reeleição do Inter. Daí entrou o FC.

Anônimo disse...

O Jarbas Lima, com seu cofre vazio, e o Fernando Miranda foram necessários no Colorado como pontos de ruptura de uma maneira de fazer as coisas que já estava apodrecida e fatalmente levaria o clube a bancarrota, segundona, etc., vocês conhecem a história. É só olhar para o Porto Alegrense. O problema desses caras (grupo do Miranda) é que eles não sonhavam como o FC. Lembro que li, por esses anos da gestão do FC que o objetivo estratégico do Inter era de ser o melhor clube das Américas... Essa é a diferença. Ele sabia onde queria chegar. Posto isto, aplicam-se os conceitos de gestão, etc., procedimentos,... Porém, espero que a torcida Colorada e seus dirigentes tenham aprendido que um clube de futebol tem que investir dinheiro no futebol para obter retorno senão entra em círculo vicioso - não faz time por que não tem dinheiro ou não tem dinheiro pro que não tem time e não ganha nada?

SDS COLORADAS do Colorado sócio Anônimo

Gonçalves disse...

Boa...a gurizada tá se puxando e mandando bem nos assuntos, emendo com essa parte final de que pelo menos, não apareceu nenhum dirigente ou se apareceu tinha sempre tantos outros pra vetar esses investidores ou atravessadores que usam e abusam dos clubes no Brasil, se aproveitando dos clubes e dando migalhas que a cada administração que assumem clubes como Flamengos , Corinthias da vida...causam esta coisa que eles tão passando ninguém sabe quem manda, ninguém sabe de quem é o jogador, não paga aqui, não paga ali...a gente tem de levantar as mãos pro céu, por ninguém até então trocar nosso clube por migalhas....e esta mais do que provado trabalho certo e confiável leva publico à jogo , eu mesmo era aquele torcedor de casa que não ia a jogos e torcia em casa, agora dá prazer de ir a campo e ver um time aguerrido com vontade de vencer.

Anônimo disse...

É Anônimo, seria perfeito se a gestão profissional do grupo do Miranda pudesse se unir ao projeto grandioso do grupo do Carvalho, pois, para ser grande primeiro tem que pensar grande.

Anônimo disse...

4x1 no amistoso contra o zequinha. Vi no Terra. Por enquanto, nada no clic, nem no site do inter...
Alguem tem mais noticias? Quem jogou bem, que foi mal, como foi o time no geral?
Talvez um post....
Falou!

SBC Guy! disse...

Ricardo G.O. - um Colorado no RJ, tu estas certo. Desculpe a colocação erronea, seria não ganhar nenhum titulo e não ser rebaixado, o que tem muita diferença.

Mas, continuo com a mesma opinião que te falei: estamos falando de futebol, e futebol é Gestão Profissional + Titulos. O grupo do Miranda teve e tem experiência em gestão, mas não conseguiu as vitórias no futebol... Eu lembro muito desta época, pois sou membro do Internews desde 1997, e lembro bem como depositavamos esperanças no Miranda e no seu grupo...

É como falei, quem sabe ele seria um ótimo add ao grupo do FC. Agora, o que FC fez pelo Inter é incomparavel mesmo, como diz o pessoal ai em cima.

Agora, que o Miranda foi o primeiro passo para o corte com a antiga direção (mazelas da natureza que quase acabaram por falir nosso amado colorado) isso foi.

Abraços colorados.

Anônimo disse...

para o rodrigo...
eu acho se ñ me falha a memoria que o inter perdeu para o atletico mineiro.
com um gol do fabio junior!!!!!!!

Anônimo disse...

Pessoal, a questão do Jarbas Lima é que ele entrou na disputa apenas para fazer contraponto, pois sabiam que as chances de vitória eram mínimas. Só que as gestões do império otomano foram tão desastrosas que a renovação foi bem aceita. Foi um momento de transição noclube, uma espécie de rito de passagem para o que estava por vir. Alguns clubes fizeram isso e afundaram, outros se fortaleceram (nosso caso). Afirmo isso com absoluta certeza pois o Jarbas é cunhado de um tio meu e eu estava a par dos fatos. Gostem dele ou não foi a partir de sua eleição que as coisas começaram a mudar.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]