quinta-feira, janeiro 25, 2007

16 Adversários Libertadores 2007 (Parte I)

ESCRITO POR RODRIGO ARAUJO

Vamos ao que interessa: COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2007

Seguindo o mesmo princípio utilizado no ano passado quando fizemos a série Possíveis Adversários do Inter no Mundial, começo hoje a série Adversários Libertadores 2007. Irei realizar pesquisas sobre os clubes que enfrentaram o Colorado neste ano que não vai ser nem um pouco fácil, tendo em vista que eles (os adversários) querem comer nosso fígado com farofa. Estes posts tem um fim quase que cultural, hehehe, e não tanto técnico e tático. Servem mais para curiosidade mesmo.

Vou seguir a ordem de jogos, então, portanto, o primeiro time a ser pesquisado é ele, o Nacional do Uruguai.

Nascido da fusão de dois clubes uruguaios, Uruguay Atlética Club e Montevideo Football Club, o Club Nacional de Football foi fundado em 1889, sendo assim o primeiro clube criado por uruguaios no país (os outros clubes todos foram fundados por estrangeiros). Suas cores foram retiradas da bandeira de Artigas. O vermelho, o azul e o branco. Sua primeira partida (amistosa) foi contra um time chamado Internacional (pesquisei sobre este time e não encontrei nada, segundo dois uruguaios amigos meus este clube deve ter sido extinto no início do século XX, eles não sabem nada sobre o mesmo...). No princípio a cor do uniforme principal era o vermelho e 1901 mudou para o branco (o uniforme nº 2 passou a ser o vermelho).

Nacional
Nome Oficial:Club Nacional de Football
Fundação:14 de maio de 1899
Uniforme:Principal: Camisa branca; calção e meia azuis.
Nro 2: Camisa vermelha; calção e meia azuis
Estádio:Gran Parque Central
Capacidade:20.000
Alcunhas:Tricolores, bolsos, bolsilludos, abos, parquenses
Títulos
Copa Uruguaia:1902, 1903, 1912, 1915, 1916, 1917, 1919, 1920, 1922, 1923, 1924, 1933, 1934, 1939, 1940, 1941, 1942, 1943, 1946, 1947, 1950, 1952, 1955, 1956, 1957, 1963, 1966, 1969, 1970, 1971, 1972, 1977, 1980, 1983, 1992, 1998, 2000, 2001, 2002, 2005, 2005/2006
Libertadores:1971, 1980, 1988
Taça Intercontinental:1971
Mundial Interclubes:1980, 1988
Outros títulos no site oficial:Títulos NacionaisTítulos Internacionais
Plantel profissional da 1ª divisão
GoleirosDefesa
Jorge BavaDiego Godín
Alexis VieraIgnacio La Luz
Lucero AlvarezDamián Rodríguez
Maureen Franco
Pablo Caballero
Diego Jaume
Daniel Leites
Marcelo Mansillia
Ignacio Pallas
MeiocampistasAtacantes
Diego ArismendiDiego Perrone
Marcelo TejeraDiego Alonso
Alain J. Olle OlleJosé Luis Garcés
Christian PazGerardo Morales
Jorge A. MartínezCarlos Juárez
Agustín VianaGonzalo Castro
Jorge BritezAndrés Márquez
Alberto Silva
Marco Vanzini
Sesbastián Vázquez

Achei muito legal a história do Nacional, tem todo um envolvimento político ligado à criação do clube, quem tiver um tempinho vale a pena ler a trajetória do clube no site oficial. Eu particularmente tenho muito respeito com esse time, e simpatizo também.

O Nacional tem uma história muito parecida com a do Colorado, era o time das minorias, e tem toda a garra gaudéria (o Uruguai tem uma cultura muito parecida com a rio grandense, tá bom, sei que os fundadores do Colorado não foram gaúchos, mas o Clube adquiriu essa alma com o passar dos tempos.). Como o próprio site diz: “Las simpatías populares se intensificaron desde el nacimiento de Nacional en cuna de pobreza franciscana porque estuvo identificado con la nacionalidad de un pueblo en gestación: rebelde y revoltoso, libertario y peleador, criollo y orgulloso.” Bem coisa da fronteira gaúcha. Outra semelhança é a rivalidade muito forte com o rival Peñarol, que também já foi 3 vezes “campeão do Mundo”, mas leva vantagem em Libertadores 5 no total, enquanto o Nacional tem 3.

Uma coisa interessante, é como eles tratam os seus títulos mundiais, eles não tem pretensão nenhuma (pelo menos no site, porque em faixa eu já vi), no site aparece: Campeão da Taça Intercontinental, e é isso mesmo que é. Diferente do nosso rival que acha que é campeão do mundo.

Levantando a discussão de alguns posts anteriores, notei também que o Nacional não leva nenhuma estrela sobre o escudo, mesmo sendo tri campeão da Libertadores e do “Mundo”. Acho bem interessante.

Bem me estendi demais e não cheguei a lugar nenhum, a questão é que o Nacional é o atual campeão Uruguaio e um dos adversários mais fortes do grupo do Inter. Eles virão com tudo pra cima do Inter, e no Parque Central sempre é difícil jogar. No vídeo abaixo estão os principais motivos dos Parquenses em querer bater o Internacional.

Mas como nem tudo são flores, os ventos estão soprando para o nosso lado, é cedo falar, porque a estréia é daqui uns 24 dias mais ou menos, no dia 21 de fevereiro (meu aniversário, :D), no inicio do ano rolou a notícia de que todo o elenco do Nacional estava com 3 meses de salários atrasados, o que levou uma paralisação por parte dos jogadores – não vamos treinar enquanto não nos pagarem – então isto é algo que conta muito no emocional de um jogador ou de qualquer pessoa. O Nacional passa por uma grande crise econômica, a coisa não anda boa lá pra Banda Oriental.

Se no hay gita, no hay motivacíon!


16 Comentários:

Gonçalves disse...

Beleza Rodrigo!!!...eu tô sabendo dessa crise deles, mas a gente pode lembrar da própria Libertadores do Pumas do México também veio se fazendo de galinha morta e quase que nos vence não fosse o Gabiru...ah o Gabiruuuuu!!!!

Anônimo disse...

Sou mais o Peñarol, grande time de Don Elias. E porque um uruguaio me disse que os Nacionalinos aqui no RS simpatizam com o Grêmio, enquanto os carboneros geralmente pendem para o Colorado.

Grande perfil, e longa vida ao futebol uruguaio - desde que atrás do Colorado, lógico.

Anônimo disse...

Rodrigo meu caro;
esse post está ótimo mas tá muito gigante.. COMO ELE TEM TEOR INFORMATIVO E NÃO DE DISCUSSÃO, ele ficou muito grande e acaba atropelando outros bons assuntos que estão em pauta.

E já que toquei no assunto, acho que um tópico diário é legal. mais do que isso é demais e ficamos sem foco.

è minha opinião sincera, nada pessoal, okay?


Só pra gente evoluir sempre.

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Francisco, tenho 4 amigos Uruguaios, 3 são torcedores do Nacional e torcem para o Colorado e 1 é do Peñarol e torce para o Grêmio. Isto vai muito do relacionamento deles aqui no Brasil.

Tudo bem Bill, desculpa aí!

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Louis, se tu quiser tiro o tópico e posto outro. Tendo em vista que coloquei um horário que atropelou aquele teu do Rentería.

Anônimo disse...

Não podemos deixar de registrar. Quando o Inter jogou com o Nacional em 2006 no Beira-Rio, os dirigentes uruguaios foram convidados a conhecer as dependencias do estádio.

Os caras até fizeram uma doação para a construção do galpão crioulo.

Como se não bastasse, convidaram a diretoria do Inter a comparecer em Montevideo para receber uma placa.

Deram ao Inter uma placa de agradecimento pela forma cordial como foram recebidos.

No Uruguai, sou Nacional.

Saudações.

Anônimo disse...

O link para notícia que citei acima:

http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&secao=&codigo=3939

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Isto aí Guilherme, eles tem uma ligação muito forte com o Colorado, um dos meus amigos sempre leva a bandeira gigante que ele tem, para os dirigentes e jogadores autografarem, cada vez que eles vem aqui.

Darlan Gustavo disse...

nada contra o Nacional...ate pq ano passado jogamos 4 vezes contra eles e nao perdemos nenhuma...ahahahahah, por isso gosto dele..

sobre o post estar grande..nem ta tando assim...é totalmente informativo....axei tri!

Schroder-EUA disse...

Muito bom Rodrigo!

Eu tenho mas lembranças do nacional desde 1980...e acho o uniforme deles varzeano...por isso nao gosto deles...tambem nao gosto do Penharol que perdeu a Libertadores de 83 para o Gremio...mas gosto da selecao uruguaio mesmo que eles sempre se dao mal

Gonçalves disse...

Esses dias saiu um especial no sportv sobre os jogadores brasileiros que andam por ae pelo mundo e reservaram um espaço para o futebol no Uruguai, muitos reclamam que tá meio sucateado o esporte por lá, haja vista de que a seleção deles parece ter parado no tempo e nenhum grande nome depois daquele Recoba apareceu para o futebol mundial...

Anônimo disse...

Rodrigo, parabêns pelo "documentário", muito bom mesmo. Mas cara, confirma por favor, o clube do Povo no Uruguai é mesmo o Nacional ? Pq, informalmente tinha a informação de que o povão é Penharol e que o próprio Nacional, além de ser a elite uruguaia sempre esteve "emparceirado" com o Portoalegrense.

Anônimo disse...

heheh...
Só podem estar loucos...gol do MIchel e do Rubens Cardoso!
Tá bom, o RC entrou perfeito na final do mundial, mas...
E eu brinco com meus amigos colorados, parcerias de estádio que michel é seleção, fez 5 gols na libertadores!
Abraço

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Vou confirmar Nando de Novo Hamburgo. Recebi uns comentários lá no YouTube, que confirmam a sociedade como o gaymio. Estou começando a mudar de idéia quanto ao Nacional. Hehehehe. Vamos papar eles novamente.

Anônimo disse...

Não há sociedade com o portoalegrense! Se é por isso, as bichonas da azenha dirião que eles são sócios do Inter pelos fatos que narrei acima!

Nós também não somos sócios deles. Não vamos nos casar com o Nacional nem nada, estamos apenas discutindo semelhanças históricas e fatos de cordialidade.

Anônimo disse...

Essa história de babar-ovo de outro time, é como as bichonas da gayral com o Bosta Juniors...

Eu sou colorado até morrer. Ponto final.

Camiseta de outro time no Beira-Rio leva tapa na orelha!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]