sexta-feira, dezembro 08, 2006

21 O primeiro jogo a gente nunca esquece...

ESCRITO POR RAFAEL SEVERO
Louis, desejo uma grande viajem à Terra do Sol Nascente e uma volta ainda melhor. Que tu voltes Campeão do Mundo, não um campeãozinho do mundo qualquer, mas um Campeão do Mundo reconhecido pela FIFA... Enfim, creio que irás assistir um jogo do Colorado pela primeira vez desde que saíste do Brasil rumo aos "Esteites"... E que privilégio, voltar a assisitir ao vivo o Sport Club Internacional disputando o Mundo em terras nipônicas. Refletindo sobre isso, volto alguns anos e, numa espécie de flash back mental, lembro do primeiro jogo que assisti num estádio de futebol. Claro que foi um jogo do Colorado no Beira-rio. E foi um greNAL. Lembro do Taffarel no gol, do Luis Carlos Winck na lateral. Foi no campeonato brasieiro de 1987. Beira-rio lotado!!! O antigo cântico, genuinamente colorado, que sumiu pra sempre: quem não lembra do famoso refrão "É colorado, é colorado... Olê, olê, olê!!!" Lembro que naquela época, o excelente Luis Carlos Winck vomitava sempre antes dos greNAIS. O motivo? Sim, Jorge Veras, um tremendo perna-de-pau que se consagrou por só jogar bem em greNAL e passava por cima do Winck. Esse greNAL, especificamente, foi de suprioridade colorada. Mas, eis que surge o famigerado Jorge Veras, sem pretensão alguma, cruzando fraco, rasteiro, da linha de fundo, encaminhado a bola pros braços do goleirão colorado. Pois bem, não é que o Taffarel abraça a bola e ela, como se tivesse vida própria, salta dos braços do goleiro e cai ridiculamente dentro do gol colorado. Frangaço do Taffarel!!! E vitória do grEMO Recreativo em minha estréia no Beira-rio... Pé frio danado!!! Já assisti uns dez greNAIS na minha vida e nunca, mas nunca, vi uma vitória colorada, infelizmente... O melhor foi um empate em 1x1, na Copa do Brasil de 1992, onde eliminamos o grEMO nos pênaltis, com o paraguaio Fernandez pegando quase todas as cobranças do Recreativo. De lá pra cá fui a muitos jogos e acho que ganhei mais do que perdi, mas com certeza, se eu morasse pelo Japão eu não assistiria os jogos do Colorado, só por garantia... eh, eh, eh Quem ainda lembra do seu primeiro jogo do Colorado?


21 Comentários:

Anônimo disse...

Preciso ver O JOGO ...
Pessoal. Moro em Boston e preciso achar um lugar pra ver os jogos.
Qualquer informacao, ou reuniao colorada (com direito a chimarrao pela manha) sera' extremamente grata. Afinal, religiao e' religiao.
Me escrevam para ronalddien@yahoo.com

Anônimo disse...

Fugindo um pouco do assunto, viram que uma foto do Perdigão está na capa do site da FIFA? Confiram: www.fifa.com

Caco e Su...... disse...

Ronald, se o Louis postar hoje aqui, ele tem um canal pela internet.. Não me lembro o nome.. vê com ele que o mesmo deve saber.. Se não, tens de ver pela Globo Internacional. Se ele tem em NJ deves ter acesso em Boston tb.

Anônimo disse...

Será que a ESPN não passa?

Afinal é o campeonato mundial interclubes!

Abraço!

Darlan Gustavo disse...

bom...primeiro jogo a gente nunca eskece...ainda mais quando é de virada....depois de esta perdendo de 2 a 0..hehehehehhehehehehe

COLORADO TA XEGANDO PORRRA!

Anônimo disse...

Perguntinha: Ateh quando essa imprensa secadora vai ficar falando da porra do onibus azul hein?!?!?! Porra, o azul eh uma cor simbolica no japao. Isso pode ser ofensivo pros japoneses. O uniforme da SELECAO do japao eh azul. Parece que eh a cor da vitoria por lah.... qq coisa assim... parem de encher o saco com isso. Jah faz 2 dias!!! Que inferno....
Pro colorado que mora em boston, os canais da FOX vao transmitir todos os jogos. Daih, eh ver aonde tu consegue assistir a fox aih.

Rafael C Rodrigues disse...

Meu primeiro jogo no Beira-Rio foi o gre-Nal da final do Gauchão de 1997. 1 a 0 gol do Uh! Fabiano! Nuca vou esquecer disso.

Gonçalves disse...

Bah meu primeiro jogo foi Inter x São Paulo de Rio Grande, pelo Campeonato Gaucho de 1970 alguma coisa do time de Rio Grande me lembro de um meio campo bom de bola de nome Radar, já o Inter era aquele de Falcão, Batista e Cia. meu grenal memorável foi aquele chamado do século, Casemiro expulso no finzinho do primeiro tempo, Marcos Vinícius se me lembro bem que nunca fez\ bosta nenhuma no Grêmio meteu aquele chute cruzado, no Intervalo me lembro que tava lotado e o pessoal começou à bater nas portas de ferro e parecia barulho de tiro...deu um corre corre dos diabo...depois no segundo tempo dois gols do Nilson e comoção geral no Beira Rio ninguém arrastava o pé do estádio...estes dias gostei de ver (e nem me lembrava )no CD SLPT que o Rodrigo me mandou, aquele finalzinho onde tem um grenal de 5 x 1 se não me engano, com 5 gols do Geraldão...que incrível deve ter sido esse dia pra esse centroavante, não é mesmo?

Rafael Severo disse...

Pois é, Celso, eu até evito ir a greNAIS... Faz uns 12 anos que não vou a greNAL. Eu só ia naquele tempo de vacas magras coloradas, na esperança de ver meu time deslanchar, mas...
O engraçado nesse greNAL da Copa do Brasil é que não cabia uma pulga dentro do estádio e o borderô anunciou 30 mil pagantes. Claro, bno tempo do Asmuz isso era comum, desvio de borderô...
Eu fui um que entrou com raspadinha, junto com uns amigos. Entramos pela social pra ficar na inferior. Foi um Deus nos acuda pra achar um lugar, de tão entupido de gente que estava o Beira-rio. E o pior que a gente só conseguiu lugar bem na divisória que separava as torcidas. Naquele tempo não havia esse espaço que deixam hoje em dia, quando há greNAIS. Então foi cusparada, pilha voando, garrafas pet com mijo, de lado a lado... Um perigo!!! Deu confusão e a polícia atirou bombas de gás.

Gonçalves disse...

Ah qué isso Celso...hehehe, mas realmente tive oportunidade de ver esses caras jogarem, acho que esses 1970 e poucos foram mais pra perto dos oitenta do que dos setenta, essa época que o Rafael falou também me lembro de que quase não havia divisória mesmo entre as torcidas uma vez estavamos no grenal nessa parte mais ou menos na divisa das torcidas num aperto desgraçado, daqui à pouco começou a folgar e a folgar, bah que beleza...beleza nada...abriu um clarão e começou um ameaça daqui e um ameaça dali de briga, mas por sorte ficou só naquilo, acho que o pessoal era um pouco mais retraído pra chegar às vias de fato nessa época...neste mesmo grenal que acho foi aquele que o Jair meteu um bucha cobrando uma falta que bateu no Vicente e no rebote ele mandou uma bomba de novo na gaveta do Leão, na outra semana a torcida do Inter levou faixas e montou a torcida "VICENTE AMIGÃO" hehehe

Schroder-EUA disse...

Nos USA o FOX ESPANHOL e a FOX SOCCER CHANNEL vao passar. E' so acha alguem com esses canais. Bares devem ta fechado nese horario...mas em Boston tem muito Brasileiros....alguem deve ta assistindo.

Anônimo disse...

Esse eh o problema do mundial ser no japao. Soh os torcedores mesmo vao ver ao vivo. O resto vai estar dormindo...
Infelizmente este problema dos horarios vai acabar mudando o local.
Felizmente, se a ideia da FIFA eh divulgar o esporte onde nao tem muito futebol, a America do Norte pode ser um otimo destino (pra mim, e pro brasil tambem, que a diferenca de horario eh minima, comparada com o japao)!!!!

Schroder-EUA disse...

Meu primeiro jogo:

Brasileirao 79 :
Inter 1 x 0 Figuerense

Primeiro Grenal:
Brasileirao 79
Inter 1 x 0 Gremio Gol de JAIR de falta num toque de Falcao...no angulo de Manga.

Gonçalves disse...

Louis falta os detalhes do vôo pra acompanhar o teu trajeto...lá pede o número do vôo , companhia área , aeroporto e os cambal...tava vendo uns videozinhos no portal terra que deixaram um link, no blog da Lenne, vale a pena ver umas entrevistas do pessoal e a habilidade do muléke pato que aparece de relance lá.

http://tv.terra.com.br/home.aspx?channel=301&play=1&plid=84719

Schroder-EUA disse...

Gocalves depois faco um post antes de ir com os detalhes do voo para que podem acompanhar...heheh

Anônimo disse...

Eu moro na California que sao 6 horas de diferenca do Brasil nessa epoca do ano e nao tenho FOX em casa. Meu vizinho me ofereceu pra assistir o jogo na casa dele, mas como vao ser 2:30 da manha eu achei que nao e conveniente aceitar o convite.
Entao a maneira que achei pra ver o jogo e o meu irmao que esta em Porto Alegre por a TV na frente do computador dele e ligar a Cam. Dai eu assisto aqui, e foda eu sei, mas foi o jeito que consegui, enquanto isso ele estara indo pra UFRGS pra fazer uma prova de final de semestre.
Eu tambem fui um dos que fiquei de fora naquele grenal das raspadinhas em 92, bem lembrada essa, tinha cambista vendendo raspadinha premiada na frente do estadio como se fosse ingresso.

Anônimo disse...

Meu primeiro jogo em estádio vendo o Inter foi no estádio Carlon Denardin, em Santa Rosa. Inter vs. Dínamo (atualmente Juventus), uma chuva DAQUELAS, tiveram até que colocar cal em pó porque as marcas do campo sumiram.
Final de jogo 1 a 1 (o Taffa saiu no intervalo e o Maisena tomou o de empate).
Inesquecível!

Comentarista Abalizado disse...

Meu primeiro jogo assistido no Beira-rio foi eletrizante. Era uma partida de volta pela Copa do Brasil, contra o Santos de Vanderlei Lexemburgo. O Internacional precisava vencer por 2 gols de diferença para levar a disputa para as penalidades. No grupo colorado constavam Arilson, o volante Fernando e o goleiro André, grande herói daquela partida...
Chegamos aos objetivos de 2 gols...
Eu, postado exatamente atrás do gol que seria escolhido para a cobrança dos pênaltis, vi o guarda-redes colorado defender dois chutes santistas e levar nosso rubro à glória!!!!
No seguimento caímos diante do Flamengo, ou Corinthians, nem sei, uma destas equipes de menor expressão, mas nestas ocasiões eu não estava lá... Talvez tenha dado pé-frio em não ir!

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Bah tenho até vergonha de dizer quando fui a primeira vez no estádio, foi este ano. Quando morava no interior não vinha para os jogos e depois que mudei pra cá sempre fiquei com receio de entrar no estádio. Sério! Podem acreditar.

Então, meu primeiro jogo foi aquele que tomamos 4 do Figueirense, isto sim é pé frio Rafael! Mas a ida ao Estádio é uma coisa que nos torna cada vez mais apegado ao Clube, é indescritível a emoção, a emoção só é menor do que a do nascimento de um filho. É um sentimento... É um religião.

Nesta ocasião, eu estava na inferior junto com meu cunhado, o jogo foi as 18:10 de um sábado, a goleada que levamos do Goias foi nos mesmos moldes. Não vou mais assistir os jogos de sábados com meu cunhado, assim não dá.

Anônimo disse...

Rafael, eu também estava nesse jogo que o Taffarel empurrou a bola para dentro do gol. Putz, parece que com o Taffa ocorria o oposto do Jorge Veras: enquanto um se agigantava nos grenais, o outro desaparecia. E o Mazarópi pegando tudo debaixo da goleira gremista!

Anônimo disse...

Meu orimeiro jogo foi Inter x São Luís de Ijuí na final da copa governador de 1991, onde vencemos e ficamos campeões.
Meu primeiro gayNAL foi aquele do empate em 0x0 na final do gauchão de 1991, onde ficamos campeões novamente e teve todo aquele lance do antidoping.
Esse gayNAL foi feio mesmo, muita pancadaria. Meu pai não vê mais gayNAIS desde este clássico pra não ganhar um enfarte!!!

Valeu pessoal

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]