quarta-feira, novembro 22, 2006

22 Quem tem maior torcida?

ESCRITO POR RAFAEL RODRIGUES

Olá pessoal, após ficar de fora por motivos de viagem na semana passada, estou de volta com um tema que me chamou a atenção durante a mesma.

Uma das principais discussões entre amigos sobre futebol, é quem tem a maior torcida. Muitas pesquisas são feitas para apontar este ou aquele clube como tendo maior torcida, mas, sinceramente, até que ponto podemos confiar nelas? Flamengo e Corinthians paracem indiscutivelmente terem as mais populosas torcidas em âmbito nacional, muito por força da exposição que ganham na mídia. Imaginem o colorado aparecendo como aparecem estes dois clubes?

Eu estive em Natal-RN na semana passada e pude constatar duas coisas. A primeira refere-se a esta última pergunta. O Internacional simplesmente não é falado na televisão nacional. Verdade que assisti pouca TV quando estive lá, mas as raras vezes que assisti não vi o Inter. Apesar de que nestes últimos anos, principalmente devido a boa campanha no Brasileirão e o título da Libertadores, ganhamos maior visibilidade.

A segunda constatação é sobre a pergunta do título deste tópico. A imprensa azul gaúcha noticía as quatro ventos que o grEMO tem maior torcida que o Inter, no máximo com um empate técnico, entretanto não é o que eu verifiquei em Natal. Fui em uma excursão de gaúchos, levei o manto sagrado, e para a minha grande alegria, todos os dias em passeios ou afins tinha alguém com a camisa do Inter, e NINGUÉM com a do rival. Corroborando com este fato, sempre que alguém entrava no ônibus, ou se conversava de futebol, falava "Bonita camisa", ou algo semelhante. E raras as vezes aparecia um gaymista para incomodar.

Resumo da ópera: a amostragem é pequena, mas pude comprovar pessoalmente, e desmentir a imprensa azul, que a torcida colorada é maior. Mais ou menos na proporção de 3:1 - três colorados para um azul - mas isso é um tema que dá muito pano pra manga.

Um abraço a todos e até a próxima.

22 Comentários:

Caco e Su...... disse...

Acho que a maior torcida está sempre vinculado à maior exposição do clube à bons resultados. Por mais que devamos ter uma base de torcedores divididos e que possivelmente tenda a ser mais ou menos igual. Quem ganha mais títulos acaba aparecendo mais e a torcida também se aparece mais. rsss

Os clubes gaúchos tem maior penetração nos estados onde houveram migrações de gauchos, PR, MS e MT tem muito gaúcho e colorado. Lá possivelmente tenhamos dividido, flamengo, San pablo, curintians, vasco e Inter. De mais, de São paulo e rio pra cima, existe uma influencia muito grande de flamengo e coríntians, muito porque nestes estados não existiam clubes fortes e as pessoas acabavam torcendo pelos tims dos grandes centros. Com o advento da televisão paga e da internet, os torcedores poderão ter acesso a mais clubes e mudar aos poucos isso. Outra coisa que acontece é que os clubes locais começam a se solidificar e criar sua própria torcida. Caso do Goiás. Eu morei por lá 1 ano e predominava Fla e Curintias, mas na capital a torcida do Goiás despontava. O Ju é outro caso disso Hoje em caxias ou tu é Caxias ou Juventude, as torcidas por Inter e Gremio tendem a diminuir.

Anônimo disse...

caralho, olhem o que eu acabei de ler no globo.com...:

"- Achei a formação com três volantes espetacular. Fabinho, Edinho e Wellington fizeram tudo o que eu esperava, só que por apenas dez minutos."

Nem preciso dizer quem falou isso neh? Tambem nao preciso dizer qual vai ser o meio campo no japao, neh?

Anônimo disse...

o tiago...mesmo que amemos o futebol ofensivo e bonito, deixa o Abelão... ele ja jogou com 4-2-4 contra o Pumas, lembra? e se essa formação tiver O fernandão de ligação com o Pato e Yarley? Um 4-3-1-2 podendo ser um 4-3-3 ofensivo e mais pegador que Edmilson/Xavi/Deco? O Edinho ta jogando muito, pode ser um que sai mais pra esquerda, o W. Monteiro mais pra direita, com o fabinho ficando, ainda tem a passagem do Alex pela lateral... se entrosar, vamos fazer mingau da sucursal dos bambi la da Espanha...

só naum pode ter michel e gabiruuuu

Rafael Severo disse...

Quanto à questão das torcidas, eu tenho uma posição polêmica para nós colorados. Eu percebo que a torcida do rival cresceu enormemente nos últimos 15 anos. É nítido isso aqui no estado. Cidades de colonização germânica são compostas por pelo menos 70% de torcedores gaymistas. Fora os adolescentes que são esmagadoramente gaymistas. Mas a notícia boa é que a tendência começa a se inverter entre as crianças, nas escolas. As próprias comemorações gaymistas em Porto Alegre são bem mais barulhentas, nessas ocasiões parece que só existem gaymistas na cidade. Já a festa da Libertadores nossa foi bem mais tímida, pelo menos eu achei... Até bem pouco tempo atrás, encontrar uma criança com a camiseta colorada era como procurar agulha no palheiro, hoje já é bem comum crianças e adolescentes com camisetas coloradas. É o efeito Libertadores... Precisaremos, acho, mais uns dez anos de domínio pra emparelhar as torcidas novamente. Eu lembro que em 1990 foi encomendada uma pesquisa pelo Correio do Povo, dividida por regiões, para apontar a maior torcida do estado e tinha dado Inter com 51% contra 49% pro rival. Engraçado é que 7 anos depois a RBS divulgou uma pesquisa Top Of Mind que tinha dado quase 70% pro rival e apenas 28% pro Colorado. Como pode ter virado tanto apenas 7 anos depois??? Tá certo que eles possam ter nos passaado nesse tempo, mas uma inversão desse tamanho eu só posso imputar à tendência azul da RBS...

Anônimo disse...

cara, a ideia dos volantes sairem jogando jah era do tempo do muricy. Eh uma ideia boa, mas nunca funcionou. E o 4-2-4 com o pumas nao funcionou, pq viramos o jogo na base da raca, com o time jah modificado. Eu nao sou de criticar muito treinador, mas jogar com 3 volantes no mundial nao vai dar certo. Tem que jogar como time grande. Contra o Barcelona, ateh faria um pouco de sentido (embora eu tambem discorde), agora pra enfrentar um time do egito com tres volantes??? Aih eh brincadeira... Ja que falaram de escalacoes, a minha ideal seria essa:
Renan,
Ceara,
Indio,
Eller,
Hidalgo,
Edinho,
Wellington,
Vargas,
Alex,
Fernandao,
Iarley

A ideia de passar o Fernandao pro meio, com o Pato no ataque eh uma alternativa meio faceira demais pro meu gosto... Mas se precisar mais ofensividade, seria a minha opcao (com o vargas saindo).

Denilson M. (POA) disse...

Esse negócio de maior torcida eu larguei de mão. Não que eu ache que somos em menor número, mas pelos critérios do que é um torcedor. Pra mim, se a torcida não vai ao estádio ou pouco se manifesta quanto ao seu time, não tem valor nenhum. É certo que a maioridade de torcida é cíclica e depende da fase do clube, portanto, mesmo que no momento estejamos em desvantagem, em outras épocas estivemos e estaremos como maioria. Mas o que interessa é o tipo de torcedor, aquele que realmente vai estádio pra apoiar, ouve ou vê os jogos, acompanha um pouco do dia-a-dia do clube e principalmente, tem orgulho de vestir e propagandear o nome do seu time onde estiver.
Quanto a essa do esquema com 3 volantes, até podia ser, mas coloca o Vargas de terceiro e o WM de segundo Abel!!!

Anônimo disse...

Bah, to ouvindo o Sala agora! Eles comecaram a falar dos grandes jogadores, e logo depois, passaram a falar dos mais folcloricos!!! Qualquer semelhanca eh mera coincidencia!!!!
Esse blog eh a fonte da fonte (como diz o Reche!!)

Schroder-EUA disse...

Olhem a Palavra Japonesa do Dia...a direita....:)

Anônimo disse...

minha opinião é a seguinte:
prefiro fazer parte de uma legião de 1 milhão de colorados de presença do que torcedor do flamengo que tem 10 milhões de desaparecidos, que não coseguem botar 10 mil no maracanã.(e que a imprenssa vive louvando junto com a do CUrintia)

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

É bem como o Rafael disse, isto depende muito da trajetória do Clube, gurizada que não tem opinião formada muda facilmente para o time que está em alta. Tenho exemplos disso na família. Essa gurizada tem que ser bem doutrinada para não virar a casaca.

Anônimo disse...

Acho que deve ser feita uma diferenciação entre torcedores e simpatizantes... tem muitos que dizem que torcem pro time, sequer sabem quando joga, contra quem, a posição no campeonato...

Gonçalves disse...

Concordo com todos, depende da fase do time, da real diferenciação entre os simpatizantes e torcedores fiéis (não necessariamente doentes)...tempos atrás temos alguns amigos que insistem em volta e meia fazer debates ferrenhos de quem ganhou o que e quando, quem tem mais isso ou aquilo, foi quando ao perguntar à um gremista para que ele falasse a escalação do grEMo ele pensou e disparou..."A escalação do grEmo é o Willian....Willian"...ae foi um riso geral e não deixamos ele falar mais...o cara começa a escalação pelo zagueiro (por duas vezes o mesmo) e já eliminando o goleiro e lateral, ae não dá nem pra discutir futebol, né?

Anônimo disse...

vcs são muito tapados né? Nunca vão ter a garra de um gremista e co esse time jamais serão campeões mundiais sem contar que essa libertadores foi mais um campeonato brasileiro de baixo nivel.Quero ver vcs ganharem ano que vem com o boca na parada e estou louco pra ver o clube com maior torcida do sul do brasil massacrar vcs colorados mediocres e deslumbrados. O estadio de vcs é um chiqueiro de porcos mesmo horroroso nunca tinha entrado la e vi um mar de sujeira. Vão se catar seus mediocres infelizes

Anônimo disse...

2006-Tof of Mind RS - Time mais lembrado - Grêmio

2004- Lance/ Ibope
-7º Grêmio - 3,5 %
-9º Inter - 2,6 %

2004- Rede Globo/ Ibope
-6º Grêmio - 4%
-10º Inter - 2%

2003- Datafolha
-6º Grêmio - 4%
-9º Inter - 2%

2002- Placar/ Datafolha
-7º Grêmio - 4,3%
-9º Internacional - 3,4%

2002- Datafolha
-6º Grêmio - 4%
-8º Inter - 2%

2002 - Top of Mind RS
-1º Grêmio - 50,7 %
-2º Inter - 33,2 %

2001- Lance/ Ibope
-7º Gremio - 3,3 %
-9º Inter - 2, 7%

2000- Folha de SP/ Datafolha
-6º Grêmio - 3%
-10º Inter - 2%

1998- Lance/ Ibope
-6º Grêmio - 3,8%
-7º Inter - 3,1%

1983- Placar/ Gallup
-8º Grêmio - 5,1%
-12º Inter - 4,1%

Anônimo disse...

Pois é anônimo o Boca tá na parada, o que significa que o Grêmio também não tem chances,né?SE a libertadores de 2006 foi de baixo nível o que dizer da de 1995 que teve o EMELECA nas semifinais?
E o que dizer do "Mundial" de 1983 da decisão com o Hamburger com banco de reservas incompleto?
E o Beira-rio?elogiado pelos da FIFA,só isso...
Anônimo, quer discutir tenha argumentos.

Anônimo disse...

Outra coisa:pior é ficar deslumbrado com jogo de segunda divisão e fazer um dvd comemorando a "epopéia".Isto é inacreditável!

Anônimo disse...

Torcida só pode comprovar por média de publico oficial no estádio esse papo ai de pesquisa é tudo balela não tem como provar nada. A não ser que algum orgão competente organize uma eleição como as oficiais para politico usando o título eleitoral
Mas que o Inter tem mais é fato não é por ser colorado mas pode ver ai no Interior do RS é bem mais colorados.
É o produto da RBS são mordidos pq um clube fundado por "forasteiros" tomou conta do coração dos gaúchos
Toma banho antes de 1981 o GFPA era um NADA no futebol cambada de modista

Anônimo disse...

vcs não tiveram um palmeiras pela frente na libertadores de 2006 vão se catar colorados medíocres vcs nunca serão a maior torcida do rio grande pra vcs alcançarem o gremio basta vencer mais uma libertadores. E escrevam o que eu estou dizendo...Vcs serão massacrados pelo gremio em pleno chiqueirão sujo e imundo da Beira Rio.

Anônimo disse...

nem estão cojitados pra receber partidas pela copa do mundo no brasil.Respeitem o clube de maior tradição do sul do Brasil GREMIO

Anônimo disse...

gremio, um clube de imbecis!

Felipe Aires disse...

HAHA ME FAZ RIR ATÉ ESSE LIXO CHAMADO INTER TEM SO 38% DA TORCIDA GAUCHA ENQUANTO O GREMIO TEM 52 VAO SE CRIAR COLORIDOS DIGO GAYLORADOS

Schroder-EUA disse...

Vai toma no teu cu seu bicha perdeor...teus blogs é que sao bem gay! E tu nunca viu teu time ganhar algo que presta perdedor!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]