terça-feira, outubro 31, 2006

23 gre-NAL é gre-NAL !

Escrito por Denilson Montenegro

Existem muitas rivalidades locais no mundo do futebol. Porém, acredito que há poucas que superem a rivalidade gre-nal, não no sentido de violência mas no sentimento clubístico. Sei que parece bairrismo, mas eu explico. O Sport Club Internacional foi criado pela discriminação racial e social existente em outros clubes da cidade de Porto Alegre, principalmente no Grêmio. Por isso, os participantes desse novo clube, desde sua fundação, sempre tiveram como alvo principal, ultrapassar os patamares atingidos pelo rival nos seus seis anos de existência. Isso acontecia principalmente nos confrontos diretos, visto que praticamente só existia o campeonato da cidade. Demorou algum tempo para que o Inter conseguisse bater o Grêmio nesses confrontos, sendo que após esse feito, começou a angariar uma série de vitórias, que com o decorrer dos anos, se chegou a uma considerável vantagem em cima do “arqui-inimigo”.
Pelo que tenho visto, na maioria dos casos de rivalidade, as torcidas são apenas da mesma cidade , ou ainda existem outros times envolvidos. Senão vejamos: Em Buenos Aires existem outros grandes times além de Boca e River; na cidade do Rio são 4 times com um numero considerável de torcedores; no estado de São Paulo nem se fala, pelo menos 3 times na capital, um grande e outros médios no interior; na Espanha, Barça e Real estão em cidades diferentes, onde seus redutos não são compartilhados, diariamente, entre os torcedores; ainda há o caso do Sevilha e do Bétis mas ocorre só na cidade de Sevilha. E por aí vão muitos casos. O que diferencia Inter e Grêmio dos demais é que não é apenas na cidade de Porto Alegre, mas no estado do Rio Grande do Sul inteiro e em boa parte dos estados de SC, PR e MS além de outros, acontece de alguém nascer e já se dizer que é colorado ou gremista. Já sei que vão dizer que por aqui no RS há torcedores do Juventude, do Brasil de Pelotas, do Caxias e bla bla bla... mas a verdade é que, se Inter e Grêmio não são o primeiro, são o segundo time de 99 por cento dos gaúchos. Isso abrange um contingente de pessoas e uma importância que, muitas vezes, quem vê de fora não percebe a dimensão. No RS tudo é disputado, número de títulos, numero de sócios, tamanho do estádio, quantidade de torcedores, maior número de gols, camiseta mais bonita, inclusive o antagonismo das cores vermelha e azul, como se fossem contrárias. É algo surreal de se descrever. Por isso, SEMPRE um gre-nal tem sua importância.
Tenho visto e ouvido por aí a mídia tentado desqualificar o clássico de domingo para o lado do Inter, pois já não teria mais pelo que vencer. Discordo, pois, primeiro, ainda podemos ser campeões e não vamos deixar esse brasileiro de barbada pro San Pablo. Segundo, podemos tirar pontos do Grêmio em relação a sua classificação para a Libertadores do ano que vem e terceiro porque é um clássico oras.
É certo que temos um jogo ainda pela frente contra o Botafogo e por isso estou aqui colocando possíveis expectativas para domingo, de acordo com resultados do meio da semana:

Inter perde ou empata com o Botafogo e Grêmio ganha do Figueira:
Inter 56/57 pontos e Grêmio 58 ... desistimos do campeonato mas ganhando o gre-nal passamos eles.

Inter ganha do Botafogo e Grêmio perde ou empata com o Figueira:
Inter 59 pts e Grêmio 55/56 ... estaremos vivos no brasileiro e teremos que ganhar, porém eles também poderão estar ameaçados na quarta posição...

Nenhum ganhando... será a esfriada geral do clássico... mesmo que o Grêmio nos alcance em pontos no meio da semana.

Diante dessas premissas, acham, os leitores desse blog, que devemos jogar com força máxima ou o quê? Parece que de qualquer jeito o Fernandão não joga...


Só sei que gre-NAL é gre-NAL e já que vou ver em casa, pois me recuso a por os pés no chiqueiro, espero poder ver apenas belas imagens desta vez... hehe




23 Comentários:

Anônimo disse...

NÓS VAMOS DERRUBAR O CHIQUEIRO!!

Schroder-EUA disse...

Concordo Denilson.

Acho que o Grenal tambem e' lider em numero de classicos, nenhum grande Classico ultrapassa o numero de Grenais pelo que eu saiba. Procurei mas ate hoje nao achei um.

Aqui nos USA existe rivalidades mas nao como o GreNal. E pior ainda. No Baseball nessa regiao tem 2 times o NY Yankees e o NY Mets...mas por DECADES eles nunca jogaram entre si por que um era do National League o o outro do American League e so podiam jogar se eles se encontravam na FINAL...e nunca acontecia. Finalmente nos anos 90 eles deixaram times da Ligas opostas se enfrentarem durante o campeonato e nao so na final.

Eu sempre falava, como pode 2 times da mesmo cidade ter rivalidade mas nunca terem jogados contra o outro...que perda de oprtunidade. Ao menos eles finalmente crrigram isso. Ah e por acaso em 2000 pela primeira vez os 2 se enfrentaram na Final e deu Yankees.

Mas Realmente nao sei se Grenal e' Maior que outros classicos...mas GARANTO que nem um outro classico e' maior que o Grenal!

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Não existe no Brasil clássico que se iguale ao greNAL, até teve uma Reportagem na Placar do ano passado que falava sobre isto.

E rivalidade como a nossa, nenhum lugar do Brasil, com certeza. Como o Denilson disse, brigamos até pelo tamanho da Bandeira de cada clube, é impressionante. Chega ser doentio.

Já imaginaram estas duas aí disputando aquela bola, hehe.

Anônimo disse...

Não existe gre Nal sem importância. E parece que vamos sim com time misto e não acho errado não. Colocar o Fernando Lucio pra jogar meia boca? Não . prefiro que ele fique fazendo tratamento e volte 100% no mundial. No demais... quero muito ganhar esse gre Nal! E quem não quer??? Vamos lotar o estadinho no domingo!!!!!!!

Rafael Severo disse...

greNAL é o pior jogo do Mundo pra se assistir. Primeiro pq os jogos entre as duas equipes geralmente são de doer. Segundo pq meu estado de nervos se altera consideravelmente num clássico, não consigo nem olhar quando o grEMO ataca, e se o Inter perde fico abaladão por alguns dias. E terceiro pq sou o maior pé frio em greNAIS, pois já fui em cerca de dez na minha vida e, acreditem, nunca saí do estádio com o Colorado vencedor... Mas sonho em ver o Inter ampliando para 30 o número de vitórias sobre os rivais. Estamos em 20. Pra ser bem sincero acho bem difícil que ganhemos neste domingo dentro do chiqueiro, visto as dificuldades em armar uma equipe titular. Mas podem ficar tranqüilos que vou me manter bem longe do estádio no domingo... Só por garantia. eh, eh

Darlan Gustavo disse...

Grenal é Grenal e o resto é complemento!!!!!

também me recuso a colocar os pés no chiqueiro...pelamor....que pinico aquele negocio...

vamos ganhar sim...e vamos instalar um crise no gremio e eles vao perder a vaga na libertadores!!!!!!!

Caco e Su...... disse...

GRENAL é o resumo da dualidade gaúcha, é a forma mais clara de definirmos nossa origem guerreira, os maragatos e os chimangos, os federalistas e os republicanos. Não existe meio termo, ou é um ou é outro. E também para este clássico não existe time misto. Existe superação. Podemos esperar um jogo truncado, marcado e espero que sem baixas, já estamos com gente demais se recuperando. Eu diferentemente do Rafael, não posso dizer que sou pé-frio em grenais, ganhei mais do que perdi nestes jogos. Por acaso o último que fui foi no chiqueiro.A long time ago in a galaxy far, far away. rsss Sobre o resultado, quero que ganhemos, para o gremio se embolar com a galera que vem embolando, Santos, vasco e Paraná. Neste momento, ganhar o Brasileiro, pra mim, não é foco, é um bonus que se vier. Ótimo. Se não, só o Mundial já está de bom tamanho...

Denilson M. (POA) disse...

Cara, eu tb fico totalmente alterado num gre-nal... muuuuito nervoso. Vale mais que apenas um jogo... E temos que ganhar domingo... nem que seja empatar pra fazer eles se embolarem com os que vêm subindo...

Rafael Severo disse...

O que eu sei é que a gente não pode perder. Acho difícil ganharmos mas se der, ótimo! Precisamos manter nossa invencilbilidade de 2 anos.

Denilson M. (POA) disse...

Aliás, acho que o jogos do meio da semana pouco importam para os ânimos de domingo. Quem perder ou empatar vai querer se vingar no gre-nal e quem ganhar continua vivo nos seus planos...
Vai sair faísca!

Cuidado, ó grêmio... hehe

Anônimo disse...

Recebi de um amigo este e-mail e como estamos em vésperas de GRE-NAL e também vivendo em "época de paz" com o gagá PAULO SANTANA.....

Chegou o momento de revelar quem previu há 20 anos que o Inter seria Campeão Mundial em 2006. Na verdade foi apenas uma brincadeira. Mas nós, colorados, torcemos para que se torne realidade.

Em 1986 estreou na RBS TV o programa "RBS Revista", que ia ao ar todos os sábados às 13:30. Uma das atrações da primeira edição foi o humorista André Damasceno, que também fazia sua estréia na mídia (por isso está comemorando 20 anos de carreira em temporada de shows). André fez uma participação rápida mostrando seus dotes de imitador, encarnando personagens diversos como Lauro Quadros, Ruy Carlos Ostermann e Jânio Quadros. Já no programa seguinte ele voltou para mostrar "Paulo Sant'ana em três tempos" – no caso, passado, presente e futuro. A legenda dizia "Gravado em 1979", mas a data era apenas imaginária. A seguir, os dizeres "Gravado em 1986" correspondiam à realidade. Por fim, num exercício de futurologia, vemos uma imagem supostamente gravada em 2006, que seriam 20 anos depois. André imagina o gremista doente Paulo Sant'ana trocando de time para prestigiar o jogador "Renato Portaluppi Júnior", que teria sido contratado pelo Inter dois anos antes. Sant'ana era defensor incondicional de Renato Portaluppi, que o resto do Brasil conhece como Renato Gaúcho, mesmo quando o jogador sofria críticas severas da imprensa por sua indisciplina. Essa foi a inspiração para o texto de André. Mas dando asas à imaginação ele acabou, de certa forma, fazendo uma previsão que pode ou não se concretizar.

http://www.youtube.com/watch?v=MO-PAPfjIFo&NR

Vinte anos se passaram. O futuro chegou. André Damasceno é hoje famoso em todo o Brasil como o Magro/Gaúcho do Bonfa. Renato não teve um filho com nome de Júnior. Paulo Sant'ana continua mais gremista do que nunca. Ainda não existe uma nave Toyota. Mas o Inter vai disputar pela primeira vez o título de Campeão Mundial. Essa previsão pelo menos tem chance de se concretizar. Vamos torcer.

Saudações coloradas a todos.

Piazza

Rafael Severo disse...

Loucura essa do Damasceno, hein?!
E o melhor é que a previsão tem tudo pra dar certo...

Anônimo disse...

É mesmo ...não há clássico igual, não havia me atido quanto algum outro clássico ter em seus números a quantidade maior de enfrentamentos de tantos outros que existem...é pena de que os acontecimentos dos dois ultimos estejam afastando em grande número torcedores como a gente que vai mesmo só pra torcer...se sair vitorioso pra comemorar ...se sair derrotado simplesmente triste e retornar para casa...só que agora dentro e fora dos estádios a espectativa maior do que o clássico em si, pelo menos pra quem vai...é o de chegar em casa ileso...é triste, mas é a realidade!!!

Rafael C Rodrigues disse...

Excelente coluna Denilson, este é um tema que mexe com todos os gaúchos, mas também com aqueles que torcem para vermelhos ou azuis, ou simplesmente gostam de futebol. No Brasil não há rivalidade maior. Mas Boca-River pode chegar perto.

Quanto ao time de domingo tenho uma opinião. No geral que tem mais a perder é o Inter, senão vejamos: Inter ganha com os titulares: não fez mais que a obrigação pois é o time campeão da américa; Inter ganha com os reservas: isto sim seria excelente; Inter perde com os titulares: os gaymistas vão dizer que carimbaram a faixa de campeão da américa e vamos ter que ficar ouvindo eles por muito tempo; Inter perde com os reservas: não muda em nada a vida do Inter, eram os reservas e o time quer o mundial. Sou a favor de colocar os reservas, e ver no que vai dar.

Quanto a torcida, particularmente acho que greNAL tem que ser com uma torcida só. Os incidentes do último clássico foram muito fortes e por mais que digam que não eu acho que a torcida do Inter vai cair na armadilha e fazer o mesmo, e ai vai ficar sempre isso, um faz o outro faz também. Infelizmente as duas torcidas não são civilizadas e não sabem conviver harmoniosamente, apenas com a flauta.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Schroder-EUA disse...

Sr. Anonimo

Deletei seus posts porque aqui no Blog a gente tenta manter um nivel civilizado de comunicacao. Ainda mais de um anonimo.

Mesmo que seus posts tenham sido dirigidos a Gremistas , o nivel simplesmente foi baixo demais. mesmo porque Gremista nao vem por aqui e nao ia nem ler mesmo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

ô louis.
é difícil ser colorado nos EUA?

Aqui em Manaus é dificil com a indiarada.
Só tem framengo e vascu aqui :/

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo Menegat disse...

greNAl é greNal...
e só -olhar pra como escrevemos

gre X NAL

Denilson M. (POA) disse...

Não estou querendo justificar e nem incitar violência de nenhum tipo, porém quando vemos a imprensa azul falando que colorados pretendem tumultuar o chiqueiro, pouco falam da barbárie que protagonizaram os bananas de pijamas no Beira-rio... vejam o que relata um colorado no forum "nação colorada", o qual achei o texto muito bom.


Amigos,

como sempre, indignado com o tratamento que a torcida colorada recebe do grupo RBS, mandei este e-mail para o Mario Marcos agora há pouco.

Senhor Mario Marcos de Souza,

Sou leitor assíduo do jornal de Zero Hora, especialmente de sua coluna. Ontem, li nesse jornal que as autoridades de segurança estariam preocupadas com um canto da torcida do Inter que dizia “nós vamos derrubar o chiqueiro”. Hoje, li um texto na sua coluna, com uma pergunta: “o que têm na cabeça torcedores que cantam versos violentos?”
Como sócio do Inter, me sinto no dever de te responder.
Os torcedores colorados que cantam isso, têm na cabeça a memória de assentos queimados, banheiros depredados e de um ecônomo, que servia à torcida adversária, ser saqueado, espancado e humilhado dentro do Beir-Rio, na final do Gauchão deste ano. Têm, ainda, na cabeça, a imagem dos rostos apavorados de crianças, mulheres e idosos nas sociais do Beira-Rio, invadida por marginais travestidos de torcedores, no Gre-Nal do Brasileirão. Têm na cabeça um incêndio nunca antes visto num estádio de futebol brasileiro, uma torcida se vangloriando da depredação que provocava, um carro de bombeiros entrando no gramado em meio a um jogo de futebol, e brigadianos protegendo com escudos os combatentes do fogo que levavam pedradas por tentarem trazer segurança a TODOS os presentes no estádio naquele triste fim de tarde. Têm na cabeça os rostos constrangidos de pais e filhos afro-descendentes sendo chamados de MACACOS em virtude de sua cor de pele e do time que escolheram para torcer. Têm na cabeça reportagens estampadas nesse jornal, tentando fazer de conta que não existe racismo entre torcedores de futebol gaúcho. Têm na cabeça a pergunta de um filho para o seu pai, ao ver as fotos estampadas na primeira página da seção de esportes da ZH de ontem, de por que o gremista é feliz e sorridente, enquanto o colorado está brabo, com a cara amarrada. Têm muita, mas muita coisa na cabeça.
Se houver violência no próximo Gre-Nal, esse canto dos colorados será o menor dos responsáveis. Mas cuidado, sua pergunta também pode gerar violência.
Quando conversamos, entre amigos, de modo informal, sobre condutas que reprovamos, costumamos usar essa pergunta “o que essas pessoas têm na cabeça?”. É uma maneira de dizer, no popular, que não têm nada na cabeça. Foi assim que interpretei sua pergunta e também foi essa a impressão de várias pessoas com quem falei, colorados e gremistas.
Sei que sua intenção não é gerar violência, mas acho que o tema não foi abordado da melhor forma possível. O canto dos colorados tem uma motivação. Pode não ser um verso apropriado para o momento, mas não é gratuito. Todas essas coisas que digo que estão na cabeça dos colorados devem ser consideradas. É preciso entender as razões dos comportamentos sociais, para tentar coibir a violência e buscar a paz social. Não simplesmente achar que os envolvidos não têm nada na cabeça.
Não estou de forma alguma justificando qualquer tipo de violência. Pelo contrário. Não vou ao Gre-Nal e peço a todos os meus amigos, colorados e gremistas, que zelem pela paz.

Abraço, Daniel Chiodelli.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]