domingo, outubro 29, 2006

18 FIFA DAY

Escrito por Ricardo Aragonés – Colorado em SP

Vocês se lembram de como era a cobertura da Copa Toyota antes da FIFA assumir a competição? A cobertura do evento deu um salto de qualidade e a exposição que as equipes estão tendo é impressionante.

Focando apenas no Inter, o FIFA DAY, na sexta-feira, pra mim foi a coroação da atuação do FC como Presidente do Inter, e da sua busca pelo espaço do Inter no cenário mundial. O Dia todo com uma equipe da imprensa Japonesa acompanhando o clube, jogadores, entrevistas e tudo mais. O programa vai ser passado na Televisão Japonesa, um programa de uma hora de duração, os expectadores podem chegar a 30 milhões, no mínimo. Uma equipe da televisão japonesa ficará até o dia 31 de outubro em Porto Alegre, QUE EXPOSIÇÃO. O final do ano e 2007 será a consolidação deste trabalho, o momento de firmarmos a marca SC Internacional em todo o mundo.

Abaixo, copio um mail que mandei para o FC, uma das minhas viagens de torcedor, aqui em SP, tendo em vista os ganhos que teremos com o Mundial, com exposição, e as possíveis ações para aumentar isso.

Prezado Fernando Carvalho, Não sei o sr lês estes mails, ou se alguém o lê, uma vez que ele não me é respondido por ninguém, nunca, porém como quero contribuir com o Inter, sigo mandando idéias que me vem a cabeça e e acho que algumas podem ser interessantes. Espero que sim, e que as mesmas ajudem o nosso clube.

Estamos nos aproximando do Mundial do Japão e muitos torcedores começam a se preparar para ida ao Jogo. Semana passada no portal clicRBS tinha uma matéria sobre o Barcelona e sobre a Febre Barcelona no Mundo, em consumo e exposição da Marca. O Inter já teve participações e vitórias em diversos torneios internacionais porém torneios sem a expressividade de uma Libertadores e de um potencial jogo final contra o Barcelona transmitido para todo o mundo. Assim sendo envio-lhe algumas informações e idéias:

1. A final do Mundial de Clubes, no que se refere a Marcas de produtos esportivos, vai ser Reebok (Inter) x Nike (Barcelona). Eu entendo que temos, neste momento, como expor a marca Inter juntamente com a REEBOK, ou seja, nos utilizarmos desta exposição para vendermos também a marca Inter. Eventos em lojas esportivas no Japão patrocinadas pela REEBOK, com os vídeos do Inter, Jogos do Inter, Gols da libertadores. Lembre-mo-nos que a final da libertadores foi passada no Mundo pela FOX. Pelo menos da FOX em Espanhol. Posters, totens com os jogadores do Inter, promover a venda de camisas e materiais esportivos do inter. No Japão o consumo é fortíssimo desses itens.

2. Produção de brindes para distribuição no estádio, como bandeiras do Japão com símbolos do Inter, folders ou flyers sobre o Inter, História fotos, imagens, em japones para que os torcedores saibam que é o Clube, isso distribuído na entrada do estádio. Nos folhetos que poderiam ser distribuídos no estádio, colocar em japonês e Ingles o texto, colocar foto de jogadores do inter que já jogaram no Japão -criar vínculo com eles, grandes jogadores do Inter dos últimos anos etc.. Colocar estas fotos junto com fotos deles com a camisa do Inter.

3. Para os novos uniformes para o Japão, tentar uma mudança nos Patrocinadores. Unimed e Banrisul, não tem expressão mundial nenhuma, são marcas nacionais/regionais. Porque não trocá-los e buscar consolidar uma marca mundial para divulgação na camisa do Inter. Um uniforme especial. A marca vai ser vista por 90 minutos, para o mundo inteiro, jogando com o maior clube da Europa, onde joga o jogador mais cultuado, hoje em dia. A busca de uma empresa local asiática para criar vinculação com o público local. Me lembro dos números da VIVO quando aparecia na Copa da Alemanha, ela investiu algo como 40 milhões de reais na seleção e só de exposição de marca, que é um cálculo feito pelos Marketeiros o retorno de marca foi de mais de 80 milhões.

Tenho a perfeita noção que o Sport Clube Internacional tem um espaço de sucesso já contruído junto aos outros clubes mundiais como celeiro de ases. Vide, Falcão, Tafarel, Dunga, Lúcio, Nilmar, Rafael Sobis, Diogo Rincón, Daniel Carvalho, Bolívar, o Tinga que não foi formado aqui, mas que foi relançado aqui, e o Jorge Wagner que estava escondido na Rússia.

Estou falando aqui espaço junto a torcida, que vai nos conhecer agora, e que se ganharmos do Barcelona, o que todos esperamos, terá um appeal formidável para consumo.

- - : - -

PS: Alguém já calculou o quanto o inter faturou em 2006? Se for vice do Mundial mais US$ 3,5 milhões. Campeão, US$ 4,5 milhões. Eu estimo com as vendas, televisionamento, patrocínios etc. Já passamos dos 50 milhões de reais. Estou muito errado?

18 Comentários:

Anônimo disse...

boas ideias, soh que quanto aos patrocinadores, se nao me engano, todos sao removidos do uniforme. Soh o fornecedor de material eh permitido (reebok). Todos os outros patrocinadores saem do uniforme, por motivos contratuais da toyota. Assim, teremos um uniforme do Inter mais limpo, sem o banrisul e a unimed. Afude!
Outra coisa, eh que eu acho que a historia do numero nas costas na cor dourado eh frescura - foi anunciado ha uns meses atras, logo apos o titulo da libertadores q o uniforme especial pro mundial teria o numero dourado. O Inter eh um time de tradicao, e tradicao tem que ser mantida. Nossas cores sao vermelho e branco. Nada de dourado no numero. O numero eh branco e fim de papo. Sem invencionisses...

Anônimo disse...

Errado não, equivocado talvez...

Acho que 50 milhoes de reais é um numero muito alto. Se fosse mesmo este valor o Inter lógicamente iria fazer melhores contratações (imagino eu).
Quanto trocar o patrocinio, acho que não poderá ser feito até pq as empresas atuais devem ter contratos rígidos com o clube.
Vender a marca Inter acho dificil, pq nosso clube é conhecido em ambito nacional. Se for fazer uma pesquisa pela américa latina, com certeza mostrará que a nossa popularidade é baixa. Acho que essa popularidade se constrói com uma série de vitórias, e uma sólida torcida. E acima de tudo implantar nos nossos jogadores o real amor pelo Colorado, para que quando eles estiverem no topo agradeçam a nós pelo apoio que demos a eles. Exemplo disso é o Fernandão, o país inteiro conhece, pq ele é um cara centrado e realmente dá valor ao clube onde ele trabalha.

As bandeiras do japão com o logo colorado no meio são sim MAIS DO QUE NECESSÁRIAS! A intersport devia vender estas bandeiras, para que levassemos elas ao estadio e mostrassemos todo o apoio que vamos dar ao time no mundial. Sem contar a simpatia dos japoneses com a bandeira, pq o logo do inter se encaixa perfeitamente a bandeira do Japão.

Tomara que o FC leia seu email! E por favor uma duvida que eu tenho faz muito tempo, quando queremos sugerir alguma coisa para o inter qual é o jeito mais facil de se fazer essa operação?

mto obrigado desde já

Rafael Severo disse...

Ricardo.
Essa é a grande chande do Colorado de se fazer conhecido mundo afora. E não poderia haver melhor cartaz do que ter o Barcelona como adversário numa possível final. Imaginem o Inter ganhar do clube mais badalado do momento com o maior jogador do mundo e tudo? Seria sem dúvida a melhor maneira de começar a estabelcer a marca Internacional por lá. O mercado asiático é enorme e consome mesmo. É claro que junto do resultado de campo o departamento de marketing do clube tem de fazer algo de maneira paralela pra fortalecer a imagem do clube independente de resultado lá na terra do sol nascente... Inúmeras idéias já foram elencadas aqui no Blog do Louis e em outros espaços de colorados na internet. Todavia seria legal avaliar como o Pablito administra essa questão da sua marca lá, visto que já ganhou três vezes. Teoricamente o Pablito tem muito mais potencial de crescimento que o Colorado, se analisarmos friamente. Então estas idéias criativas do Ricardo e de outros colorados devem mesmo ser repassadas às cabeças do marketing do Beira-rio, sob pena de se desperdiçar um chance de ouro. Ouvi também logo após a conquista da América que o colorado ia firmar um contrato com o comitê olímpico chinês, pra ser uma espécie de garoto-propaganda dos jogos olímpicos chineses aqui no Brasil. Essa eu também considero uma baita oportunidade de negócios e, pq não, aumento de torcida pelo mundo. Imaginem o tamanho do mercado chinês... Agora imaginem se o Inter consegue abocanhar uma parcelinha que seja desse mercado, criando uma identidade por lá, minha nossa! Milhões de chineses ávidos por futebol, loucos pelo futebol do Brasil e torcedores de alguns times. Pode ser sonho, mas pq não? O Manchester United, o Real Madrid e o próprio Barcelona possuem legiões de torcedores por lá, pq um clube brasileiro não poderia seguir pelo mesmo caminho? E pq não o colorado? Não dá pra menosprezar o potencial do mercado asiático.
Edgar, qualquer sugestão que tu queiras encaminhar ao clube dever ser dirigida para a Ouvidoria Colorada. Agora se eles vão levar adiante são outros quinhentos. Eles não consideram muito sugestões de torcedores, infelizmente. É uma pena, pois vemos que muitos colorados têm contribuições até mais efetivas das que a gente vê do marketing colorado junto ao torcedor.

Schroder-EUA disse...

Ricardo,
Bom topico. Clubes Brasileiros fora do Brazil tem POUQUISIMO reconhecimento...pouquissimo. O mais conhecido hoje em dia e' o San Pablo....mas fora do Brasil eles nao separam os clubes Brasileiros em Estados...para o estrangeiro time do Brasil e' Brasileiro e nao Gaucho ou Carioca ou Paulista...pra estrangeiro time Brasileiro e' uma coisa so ou seja Brasileiro. Isso e' fundamental porque o Bairrismo nao atrapalharia o Inter fora do Brasil como trapalha no Rio or no Norte, entende?

Entao e' uma OTIMA opotunidade para o Inter tentar se firmar mundialmente como O CLUBE DO BRASIL...como falei Japones nao quer saber quem e' do Rio ou SP ou POA...e' tudo a mesma coisa pra eles.

O inter perdeu uma oprtunidade Quarta Feira. Deviam ter dado bandeiras pequenas do Japao a todos que entraram no estadio....a TV Japonesa teria filmado aquilo e o povo Japones ia ADORAR. Que oprotunidade perdida.

Quanto aos 30 Milhoes, duvido que seja essa a audiencia desse documnetario no Japao...Baseball continua sendo o Maior esporte la e 30 Milhoes e' numero muito alto so programa de alto sucesso tem publico asssim. Acredito mais num publico de 1 ou 2 Milhoes no Japao para um documentario sobre um clube que vai participar nesse mundial.

Anônimo disse...

Boa Ricardo, mas pelo que estamos vendo por ae não acredito que o Inter esteja se movimentando sobre alguma coisa assim parecida com as suas idéias, mas pra mim a conquista mesmo, é que será o maior marketing que o clube e a marca poderá ter...e se for em cima do Barcelona terá uma exposição muito maior ainda..vâmo...vâmo...Inter!!!

Anônimo disse...

O negócio é apelar pra superexposição, galera. No SPFC, até uma porcaria de um avestruz que eles almoçaram na semana passada virou notícia de quase 10 minutos no Mesa Redonda da Rede Gazeta. É assim que o São Paulo tem que fazer pra conseguir notoriedade e, desse modo, patrocínio alto. Se o Internacional levar o caneco do mundial, a notoriedade nacional vai ser maior que a internacional, pois o mundo é preconceituoso com sul-americanos. Mesmo assim, pra patrocínio é o que interessa, afinal ninguem patrocinaria o Inter de Porto Alegre pra vender algo na Europa, Asia ou Africa. A
área de atuação é só o Brasil mesmo e já é demais, pois somos um país enorme e muito consumista.

Anônimo disse...

Antes tem a semi final, não é certo que será Inter x Barça.

Outra, o cara me escreve "Sport Clube Internacional"

o correto é "CLUB"

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Anônimo! Todos sabemos que é "Club" e não "Clube", mas pra bom entendedor meia palavra basta, já dizia o ditado. E também é fato que terá uma semi final antes.

E já vou colocar aqui algumas novidades sobre esta semi final, o Sfaxien empatou com o Al-Ahly em casa, tem a vantagem de jogar por um empate. Acho que o adversário do Inter não será o Al-Ahly como eu imaginava.

Quanto às idéias do Ricardo acho todas válidas, eu até já tinha lido este Post no Blog dele e comentei algo por lá.

Denilson M. (POA) disse...

Acho possivel O Inter se tornar um clube de primeiro mundo, mesmo estando no terceiro. É só ver exemplos como Boca e River, que mesmo estando localizados aqui na América do sul, têm visibilidade mundial. Claro que o SPFC está em alta por ter ganhado o mundial ano passado e disputar a final da Libertadores neste ano, mas acho que os clubes brasileiros ainda não aprenderam a explorar o mercado externo... Alguns já tiveram na midia internacional por algum tempo, mas é muito pouco.
Li em algum lugar sobre os clubes que têm se destacado no Brasil nos ultimos anos, principalmente desde que começou o sistema de pontos corridos. Dentre eles , estão SPFC e Inter. Por coincidencia, são lider e vice-lider do brasileirão, respectivamente. Isso mostra que o Inter não está nesse mundial por acaso e que essa ascenção não é sazonal. Espero que a nova direção saiba conduzir esse processo com sabedoria e leve o time e o clube para um nivel considerável em termos mundiais, o qual essa torcida apaixonada tanto almeja.
É certo que tudo depende da vitória nos dias 13 e 17 de dezembro!

Anônimo disse...

O Inter virou um CASE de Marketing, vejam neste site.

http://www.espm.br/NR/rdonlyres/2B0760C1-E4CD-4BE8-8DD8-D77888C0DD57/6563/sportclubinternacional.zip

Anônimo disse...

Louis, como que fica sua promessa feita em fevereiro de ir dirigindo de Miami até Porto Alegre se o Inter fosse campeão? =D

Caco e Su...... disse...

Anônimo valeu pela correção, na hora não vi e coloquei clube e não club. Valeu.
Edgar, eu mando todos os meus mails para o presidencia@internacional.com.br, recebo a confirmação de leitura, mas nunca uma resposta. Apesar disso continui mandando. Já mandei uns 6 acho, com propostas desde DVDs de divulgação, do Inter, Individuais para cada campeonato, com os jogos, o pessoal falando etc. Um sobre estruturação de operações financeiras para o clube, para reforma do Beira-rio, até a abertura de capital do inter, onde os torcedores, comprariam ações dele e assim capitalizariam o clube. Além de sócio seríamos acionistas rssss. Esta de MKT e outras que nem me lembro mais. rsss

Anônimo disse...

Vai ser engraçado ver os japas com camisa do inter safhlkklçashfklçhsfaklçsahçkllkçashflçkahsfçlkaskhlfç

Schroder-EUA disse...

Quando as estradas ficarem seguros no trajeto, vou com certeza, sempre quiz fazer esse percurso!

Rafael Severo disse...

Ih, Louis, se depender dos governantes brasileiros as tu vais fazer essa viagem nunca, pois as estradas nunca estarão seguras por aqui...

Anônimo disse...

Em Inter 4 x 0 Maracaibo, sentou atrás de mim um chinês que provavelmente era repórter, pois estava muito interessado na história do clube. Primeiro ele conversou com um cara do lado dele, que falou de jogadores como Diogo Rincón... Como ele não tava entendendo nada, resolvi falar da história do Inter, apresentar nomes conhecidos de outros anos, como Falcão, Dunga, Taffarel... Resumindo, após a citação de alguns jogadores famosos ele foi se interessando, aí eu falei sobre as conquistas do time... Acho que é mais ou menos por aí que o Inter teria que se dirigir com os estrangeiros na divulgação da marca.

Rafael C Rodrigues disse...

Boa Ricardo, suas idéias são muito pertinetes. Quanto ao patrocínio na camisa, realmente é como o Tiago falou, a camisa é toda remodelada, o símbolo tem que ter um certo tamanho, a marca da fornecedora esportiva também, não tem patrocínio, cheio de frescuras.

Acho também que o Inter deve estar ligado nisso. O departamento de marketing e os outros departamentos provavelmente estão preparando alguma coisa pra ser lançado perto do mundial.

Unknown disse...

meua queridos amigos colorados nada como ter no coração a marca de um time multicampeão, isso sim realmente nada pode ser maior, nada pode ser superado, isso não é paixão e sim amor, até mesmo pq as paixões passam, já os amores... morrem conosco, eu tenho um vídeo alusivo a conquista da libertadores de 2006 e quero um do mundial-fifa e tbm da tríplice coroa. quem puder me ajudar eu agradeço. um abraço. dagoberto rodrigues. decr.tq@terra.com.br

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]