terça-feira, outubro 24, 2006

25 Bandeiras! Muitas bandeiras!

ESCRITO POR DENILSON MONTENEGRO

Mazaaa... quanta honra escrever neste blog. Pareço até um colunista do UOL...hehe
Obrigado ao Louis pela confiança e espero poder colaborar, junto com os demais participantes, para que cada vez mais esse espaço venha a unir os colorados pelo mundo.
O assunto de hoje pode parecer restrito a quem vai ao Beira-rio, mas deve interessar até aquele colorado que está residindo na Austrália.
Engraçado que durante a Libertadores desse ano, resolvi fazer uma bandeira de pano com as cores do nosso Colorado. Fiquei sabendo que eram autorizados apenas mastros de plástico, como aqueles usados em bandeirinhas de políticos, e providenciei um para ostentar minha nova aquisição. Fui todo orgulhoso para o Gigante com a nova bandeira inclinada no ombro. Porém, quando adentrei as sociais do Beira-rio, notei que, fora as torcidas organizadas e o pessoal da popular, não havia UMA bandeira sequer nas mãos dos torcedores. Foi quando comecei a refletir se adianta um time ter as arquibancadas lotadas a seu favor se são apenas cabeças sentadas que pouco se manifestam. Com tal constatação passei a incentivar outros torcedores a terem a mesma iniciativa. Inclusive, na comunidade do Inter no Orkut, minha campanha tem sido bastante apoiada. As bandeiras tremulando dão uma idéia de expressão do sentimento da torcida. Elas têm a capacidade de ampliar o nosso estado de espírito, fazendo com que sejamos notados, tanto pelo time adversário como pelos espectadores da televisão. Nessa minha empreitada, também proponho que se jogue muito papel picado na entrada do time em campo, onde, cada um levando bastante papel numa sacola de supermercado, pode contribuir para um espetáculo de motivação e alegria da massa vermelha ao ver seu time do coração entrar no gramado. Fico sonhando chegar o dia em que esses e outros gestos sejam marca registrada de todos os torcedores colorados e que, apesar de nosso estádio já ser um caldeirão em muitos jogos, os adversários sintam que sempre haverá um jogador a mais, contra eles, em campo. Vejam esse vídeo da torcida do Colo-colo onde mostra bem o efeito que as bandeiras provocam.

Sei que é dito por aí que torcida não ganha jogo, mas essa afirmação nem sempre é verdadeira, pois sabemos de muitos estádios míticos onde os donos da casa praticamente não perdem, incluindo-se nestes o Beira-rio. Aliás, esse movimento que estou propondo, nada mais é que uma volta às décadas de 70 e 80, onde o Beira-rio se enchia de bandeiras por toda a arquibancada. Como mostra essa foto da época.



Nosso time tem se valorizado internacionalmente e cada vez mais nos veremos (eu espero...rss) freqüentando as competições mais difíceis do planeta. Isso aumenta a exigência do torcedor com o clube, mas a recíproca também é verdadeira: aumenta a exigência do clube com o torcedor. É certo que a torcida do Inter é uma das mais apaixonadas do mundo (...somos todos teus seguidores...lembram?) , mas chegou a hora desse amor cada vez mais “entrar e campo”.
Façamos do Beira-rio um lugar mágico! Mais do que ele já é. Que contra o "Jupolentude" seja o começo dessa nova era nas arquibancadas do Gigante!


25 Comentários:

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Grande Denilson, concordo contigo. Após a consquista da Libertadores fomos fazer festa em um bar da Goeth, fomos caminhando do parcão até o tal bar, enquanto nos aproximávamos íamos tendo a impressão que existia um mar vermelho revolto a nossa frente. Quase que todos que estavam lá tinham bandeiras e era muito bonito de ver. Realmente as bandeiras dão um toque a mais em uma festa, ainda mais com o VERMELHO que é uma cor imponente.

Quando vi aquela foto da torcida do INTER lembrei de um fato que ocorreu quando era criança. Não lembro direito qual jogo era, mas era importante! O INTER perdeu, e a torcida toda abandonou o estádio e só se via as bandeiras e camisetas queimando nas arquibancadas, que tristeza, não lembro o jogo... repito, eu era muito criança.

Parabéns, muito boa a postagem!

Rafael Severo disse...

Denilson, não tenho nem palavras pra descrever teu comentário... Cara, que puta assunto!!!Sensacional e emocionante, pq não? Cara, fico até arrepiado - no bom sentido, senão ainda vão pensar que eu sou gaymista. rsrsrs - com esse assunto de torcida, pois dia desses eu estava assistindo um especial com as conquistas do Colorado na década de 70, quando a câmera flagrou em panorama do Gigante lotado com inúmeras, milhares de bandeiras vermelhas, só que não eram pequenas como as do Colo-colo, eram em sua maioria grandes. É claro que mnisturadas às médias e às pequenas, o que dava um movimento especial ao estádio, dava vida, lindo mesmo, isso que naquele tempo não havia a Guarda Popuplar, era uma festa mais carnavalesca mesmo. Pois fico imaginando o Beira lotado, com bandeiras por todas as arquibancadas e com a Guarda Popular fazendo aquela festa toda que conhecemos tão bem... Nossa, loucura!!! Com certeza, Denilson, seria um diferencial em termos de torcida no Brasil. Cara, fico louco só de imaginar a inveja que despertaria nas vizinhanças. Isso sem imitar castelhanos e o escambal mas imitando o próprio Inter do passado. Vanguarda total!!!Alíás, seria a volta aos tempos saudáveis de arquibancada, e não vejo nisso um retrocesso, pelo contrário, algumas coisas do passado deveriam ser retomadas, é claro que em consonância com a modernidade que os tempos exigem. Sou totalmente favorável a esse movimento de volta das bandeiras. Como poderíamos batizá-lo? eh, eh Dou toda força e se depender de mim já vou confeccionar uma bandeira pra levar pro estádio no próximo jogo, pra ir difundindo a idéia entre meus congêneres de coloradismo. O problema é que acho que a bandeira não pode ser muito grande nos dias de hoje, visto que não se pode entrar no estádio com mastros, etc. Então acho que teria de ser com esses caninhos de plástico que certemante não têm poder de sustentação pra uma bandeira maior, o que afastaria um pouco do visual antigo, mas se reparamos nas bandeirolas do Colo-colo veremos que são bandeiras pequenas em sua maioria. Aliás, que torcida essa do Colo-colo! Que espetáculo! Além das bandeiras dá pra se ouvir todo o estádio cantando... emocionante! Tão entusismada quanto as argentinas, que viraram padrão por aqui. Cara, desculpa se me alonguei demais, mas tem post matou a pau - pelo menos eu achei, pois esse assunto me interessa. Parabéns mesmo pelo post e vamos tratar de tocar em frente a tua idéia...

Schroder-EUA disse...

Lembro da epoca das bandeiras por todo Beira Rio...e tambem acho que devia voltar.

Ca entre nos , eu fico um pouco preocupado com a imitacao de torcidas ultimamente e por mais que eu goste da Popular eles parecem estar sempre a um passo atras da Geral do Gremio...eu posso estar errado mas me parece assim. A Geral foi criada ai apareceu a Popular...a Geral usa bandeiras agora a Popular tambem....acho que a ideia do Denilson e' otima pois e' algo que nao esta sendo feita no Brasil...100% do estadio abandeirado se isso for palavra.

To contigo nessa! Vamos fazer campanha! Agora alguem tem uma bandeira a doar para eu levar a Tokyo???

Alguem sabe fazer gif? pode pegar o video dos anos 70 do meu mini documentario e fazer gif das bandeiras tremulando e eu coloco no banner...

Anônimo disse...

Acredito plenamente que a torcida tem papel fundamental no desempenho do time, assim como a torcida também é levada pelo animo do time em campo. Quem vai ao estádio,tem que ir para apoiar. Eu e minha turma, que vamos a todos os jogos sem exceção, já tentamos de tudo para ver a parte da social, aquela parte mais chata do Beira Rio, levantar mais, cantar mais, apoiar mais. Já levamos baloes, bandeiras, papel picado. Já distribuimos os tais narizes de palhaço na tentativa de mostar nossa indignação com o que aconteceu no ano passado. O negócio é a torcida saber que faz parte do desempenho de um time. O negócio é cantar o jogo todo. Abraço.

Anônimo disse...

Esse lance das bandeiras dá realmente um toque à mais no visual dos jogos, o problema maior que vejo seria a aceitação geral de todos, exemplo disso é o simples fato de querer ficar de pé em jogos decisivos ou empolgantes, quantos de nós já ouvimos o velho vâmo sentá!!!....ou o olha o mijo!!!...automaticamente rebatido pelo qué senta , vai vê o jogo na tv!!!...tem um pessoal que só vai pra assistir o jogo passivamente, sem ao minimo torcer, gritar ou simples bater palmas que fosse, cornetear ou arrumar confusão por qualquer coisinha...imagina o fato de um torcedor ficar trêmulando uma bandeira na frente de um cara assim (e o próprio dono delas se educar pra escolher momentos certos também sera difícil), certamente será o inicio de um bate boca ou até briga corporal...eu também particularmemte aceitaria na boa, mesmo que perdesse algum lance, mas não sei se seria algo constante na sua grande maioria...lembro que até aquelas bandeiras distribuidas, aquelas de plástico antes de jogos decisivos como contra o Libertad, realmente deu um visual bacana, mesmo que pequenas, mas numa quantidade quase que total do estádio movimentando-as....e Louis, quanto a cópia de torcidas, o que tenho pra te dizer é que acho bem legal nos jogos, da realmente um som muito legal e um adicional aos jogos, os caras não param, incentivam o tempo todo e sempre procuram inventar um cântico novo ou um movimento com umas plaquinhas como vi esses dias bem legal, cópia ou não, acho válido, tem alguns videos dessa popular no youtube filmados internamente durante os jogos bem legal, vale a pena assistir...tem uma que cantam até uma música do Tim Maya...acho que as bandeiras e a popular devem ser exaltadas à cada instante.

Rafael Severo disse...

Sabe, Louis, que no início da Guarda eu também achava uma idéia descabida essa de criar uma torcida aos moldes argentino. Não, pior, aos moldes gaymistas! Seria a imitação da imitação, mas com o tempo vi que essa torcida é que dá ânimo ao estádio, pois a Camisa 12 é um troço totalmente ultrapassado. Me desculpem se alguém simpatiza com essa torcida, mas vejo nela um modo oportunista dos seus integrantes de assisitirem jogos sem pagar, pois essa torcida só apóia o time nas horas boas e olhe lá. Não devemos esquecer que essa torcida apatifou o jogo final contra o Pablito, lançando sinalizadores que alastraram fumaça por todo o estádio, paralisando o jogo por vários minutos. Pra quem não lembra, o jogo estava encardido e o Inter começava a dominar, quando esses caras começaram a acender essas bostas de sinalisadores, que até dão um efeito bacana antes das partidas mas depois só atrapalha. Pois é, eu estava a uns 30 metros dessa torcida e quando houve a interrupção todos os demais torcedores começaram a vaiar e xingar a 12. Não é que os babacas começaram a lançar esses malditos sinalisadores contra os próprios torcedores colorados. Sei lá, de repente por causa da atitude de alguns marginais o clube pode ser punido mais seriamente. Houve também a briga contra os policiais no jogo contra o Fluminense ano passado. Quando os PM´s atiraram bombas até contra crianças. Alguém lembra onde começou o tumulto? Na 12! Pois é, pelo menos a Guarda não é bancada pelo clube e está sempre apoiando, por isso hoje não sou totalmente contra esse movimento, que pelo menos é espontâneo. É até muito bonito de se ver, talvez pra não ficar parecida demais com a Geral do Gaymio esta torcida poderia se localizar não atrás do gol mas no centro da inferior. Outra coisa que poderia acontecer seria criar as próprias músicas e melodias, ao invés de pegar músicas prontas argentinas e colocar uma letra em cima. Isso não acho legal. Isso é coisa de gaymista.

Anônimo disse...

Você tem razão Rafael, nesta decisão era xingados aos gritos de burros e o estádio todo pedia pra eles pararem e pelo contrário começaram jogar ainda mais aqueles sinalizadores, eu estava na superior bem acima deles o pessal tava injuriado com eles, se bem me lembro eles também começaram aquele rolo contra o Fluminese naquele 2 x 2 no ano passado que depois a brigada aumentou muito mais o problema.

Rafael Severo disse...

Pois é, Gonçalves, tinha esquecido desse detalhe. Quanto mais a torcida ximgava e mandava os caras pararem, mais sinalisadores eles acendiam. Ficou muito constrangedor, o árbitro, os jogadores dos dois times, todo mundo olhando em direção do local do incidente, esperando acabar...

Caco e Su...... disse...

Galera essa imagem do Estádio do Colo Colo lotado e com as bandeiras tremulando (não tem, ou tinha um locutor que fala isso, as bandeiras estão tremulando, tremulando, tremulando torcedor do Brasil, acho que era o Celestino Valensuela rss)me lembrou alguns jogos do inter onde haviam promoções de algumas empresas onde recebíamos as bandeiras na entrada elas eram de plástico acho. Mas o efeito realmente é maravilhoso. No final de semana no Mineirão tivemos um efeito similar com a torcida do Galo girando as camisetas no ar. Os cariocas fazem muito isso. Nosso time, neste ano foi torcida motivado. Lembram-se? em vários jogos o clamor da torcida empurrava o time. É por isso que não entendo a forma como a torcida da social se porta. Eu, quando morava em poa, era sócio colorado, quando a promoção foi lançada em 1900 e pedrinha solta. Sempre a SOCIAL se portava assim, quieta, rabugenta, não engajada. Acho que ali se tornou um reduto de pessoas mais velhas, das antigas. A superior se caracterizava pelo pessoal mais família, pais com crianças pequenas, esposas, filhos e filhas, e a inferior, a galera de Fé, que puxa o coro e a empolga o resto do estádio. PQP que saudades...

O Fernandão, na entrevista dele para a FIFA fala isso muito claramente: "O Beira-Rio cheio, com cinqüenta ou sessenta mil espectadores, é maravilhoso para jogar" (tradução Rodrigo Araújo - Blog Vamo Inter.)

Denilson M. (POA) disse...

Que bom que gostaram do tópico! Mes forcei pra ilustrar bem a minha idéia...rss
Seguinte: não estou tentando, com isso, criar polêmicas. Eu sei que a social é osso duro e que muitos não vão gostar de bandeiras. Mas elas não precisam tremular todo o tempo que mesmo assim farão muito efeito... podem esperar. Alem disso, eu tenho acompanhado o movimento na popular desde o ano passado e a intenção deles não é "imitar" os gaymistas, mas acompanhar a trajetória de várias torcidas latinas, como a do próprio Colo-colo aí no vídeo. A guarda do Inter canta todas as musicas em português e muitas delas são de autoria da propria galera... e esse surgimento maior das bandeiras tem sido ao mesmo tempo nas torcidas... eu não via bandeiras na torcida gaymista no inicio do ano...
Tenham certeza que a popular vem inovando sempre, até por que, meu filho está sempre lá e me conta...rss
Quanto a camisa 12, eles acabarão se adaptando ao novo mundo ou perderão espaço naturalmente. Mas respeito sua história e sua contribuição no estádio.
Porém, bandeiras em todo o estádio será idéia nossa, que outros podem acabar copiando... e daí? Sigamos nessa direção e vamos mudar os conceitos.

Denilson M. (POA) disse...

ahhh... Rafael, fiz a minha bandeira com cerca de 1 metro de comprimento e 50 cm de altura. Sodei com fogo dois mastro de plásti e depois cortei pra ficar num tamanho bom. Já fui várias vezes com ela no beira-rio.
E... Louis, manda fazer uma branca com o simbolo do Inter bem grande no meio que vai ficar igual a do Japão... hehe

Rafael Severo disse...

E te deixam entrar numa boa no estádio? Agora há essas regras de segurança. Houve até um epsódio de PM´s arrancando à força as bandeiras das crianças antes do ingresso no estádio. A criançada entrou toda chorando e com suas bandeiras sendo pisoteadas e arremessadas longe pelos brigadianos. Falta de sensibilidade! O engraçado é que barram bandeiras e no entanto bombas, sinalisadores e outros artefatos "bélicos" aparecem dentro do estádio e a dita segurança não vê.

Denilson M. (POA) disse...

É o que eu disse, Rafael. O padrão pra entrar no estádio são esses mastros de plástico. A BM autoriza. Inclusive papel picado em saco de supermercado.

Anônimo disse...

Caro Denilson,
sugiro que faça uma campanha MUITO mais útil: contra a vaia.
Vaia é gol contra; afeta não somente o jogador vaiado, mas todo o time. Ao final da partida é aceitável (e, algumas vezes, merecida), mas antes disso é uma vergonha!
Eu acho o que apoio incondicional da torcida, como faz a Popular, o som do estádio, pode mudar o ânimo da partida. Bandeiras não. Explico: durante a partida, o jogador olha para o campo, não para as arquibancadas. Já o som não depende do foco visual...

Além disso, concordo que fique bonito o estádio cheio de bandeiras, mas ficar atrás de uma é uma merda! Vou a todos os jogos e quero em primeiro lugar ver o jogo, não o espetáculo da torcida; este é acessório e não principal.

Lembro de uma partida na gestão do
Fernando Miranda, quando um monte papel picado foi jogado da superior e acumulou na social. Com mais um cigarro e o resultado foi um tumultuado princípio de incêndio. Como não havia cadeiras, as pessoas puderam correr e separar o papel ainda não queimado evitando que o fogo se alastrasse. Imaginem isso com as cadeiras impedindo as pessoas de correr e de afastar o papel, e com estádio lotado... Tragédia em potencial.

Cara, acho louvável teu interesse em melhorar o espetáculo; mas discordo do modo de como fazer isso.

Hoje acho o Beira Rio bem melhor sem bandeiras e sem papel picado. (Aliás se me encontrar cercado de papel, troco de lugar.)
Acho legal o bandeirão que cobre a torcida no intervalo ou início das partidas, os gritos e músicas ensaiadas da Popular e da Camisa 12.
Acho um perigo o papel picado, principalmente se o Inter jogar mal...
Acho a vaia uma burrice e falta de respeito.
Acho as bandeiras bonitas quando do outro lado do estádio, e um saco quando na minha frente.

Por um Beira Rio sem vaias, sem papel e sem bandeiras.

Sds coloradas
Raimer

Rafael C Rodrigues disse...

Grande Denilson, a idéia das bandeiras é fantástica, mas infelizmente acho que não vai vingar. Como todos já falaram o pessoal na social ta sempre reclamando. Até se tu levanta pra aplaudir ou gritar já tem um "velho" atrás que grita: "Senta, senta." Claro se a idéia for divulgada e incentivada e a maior parte do estádio estiver assim, eles serão voz vencida. Tenho uma bandeira aqui e vou fazer a experiência no próximo jogo.

Denilson M. (POA) disse...

Pois é, caro Raimer, sou TOTALMENTE contra a vaia no jogo, porém discordo da tua posição em relação a bandeiras e papel picado. Aliás, já estou acostumado com esse tipo de pensamento e é exatamente o que estou tentando mudar. Estou vendo que o caminho será árduo mas não vou desistir. Estes dias vi um video onde aparecem crianças jogando papel na Bombonera, onde este gesto já é tradicional. Daí tu vais me dizer: - mas isso é na bombonera!
Pois é... quem sabe um dia dirão: - Festa assim, só no Beira-rio!

Anônimo disse...

POPULAR É ESPETÁCULO!

Rafael Severo disse...

Vaia é chinelagem pura!

Anônimo disse...

Bom, concordamos quanto à vaia e tb quanto à festa. Tb espero que o Beira Ria seja palco de festas memoráveis.
Nada contra a Bombonera ou imitar atitudes legais. Não se trata de ser diferente.
Ocorre que papel é combustível, quando picado mais ainda; se o clima for seco o problema fica mais sério. Ai passamos a depender da educação das pessoas...
No referido jogo, não era possível pisar na arquibancada, pisava-se sobre papel. Nesta quantidade o papel é um perigo em potencial. Foi jogado pelos funcionários do Inter de cima da coburtura das perpétuas, aculumou acima das cabines de rádio e na social, estava quente e seco e alguem poderia ter se machucado.
Lembro que antes do fogo já estávamos achando exagero, pois entrava na roupa e nos copos de cerveja.
Claro que o perigo depende da quantidade. Assim como o alcool.
Aliás, outra questão polêmica.
Gosto de poder tomar minha cerveja, mas dependendo da lotação, o consumo pode se tornar um problema de segurança.
Eu não vou ficar bêbado e fazer confusão, mas e quanto aos outros ?
Do que estamos dispostos a abrir mão em nome da segurança? Se um amigo ou filho nosso se fere no fogo ou num tumultuo, reveremos nossa posição?
Nem papel nem alcool são problemas; mas podem fazer parte de um! Ou não?

Sds
Raimer

Denilson M. (POA) disse...

Agora estamos concordando, Raimer!
Certamente, tudo que é exagerado não faz bem (talvez sexo...hehe).
Te garanto que a iniciativa de papel picado vinda dos torcedores tem muito menos efeito que com a máquina funcional do clube entrando em cena, mas mesmo assim fica show e não causa todo este transtorno! Além disso, duvido que chegue a 50 por cento da torcida com bandeiras, mas certamente se 2 em cada 10 colorados aderissem, já faria muita diferença e duvido atrapalhar (sempre haverá quem reclame). Quanto à cerveja, se não venderem no estádio, certamente continuarão vendendo lá fora...
Mas ainda assim, tudo é uma questão de equilibrio. Torcedores com bom senso saberão o quanto beber, o quanto tremular bandeiras, quanto papel jogar e até quando usar o sinalizadores (que oficialmente são proibidos....rsss).

Sds coloradas

Anônimo disse...

A Guarda Colorada é bem legal. Nunca participei, até porque não sei todos as canções... Mas que ela foi formada para se igualar a "Alma" gremista foi.
Tá certo todo se esforçam para ser originais, e é isso que está fazendo a Guarda ficar mto boa.
Sou totalmente a favor da Guarda ser levada para o centro do estádio, fazendo com que todos ali localizados entrassem na onda. A velharada, e corneteiros que vão para outro lugar.
Quanto a outras torcidas, eu fiquei P. da cara quando começaram a tocar a musica tema do TITANIC no jogo contra o Vasco! PQP daonde tiraram isso?
Com certeza o inter podia ajudar adquirindo os Bumbos pra espalhar pelo estádio, pq muitas vezes o som no estádio se mistura e a torcida começa gritar errado.
Acho que o principal é fazer com que os corneteiros fiquem em um lugar reservado para eles, (pode ser na rua tb =P).
E bandeiras são muito legais! Ou se não aqueles bastões inflaveis! Na hora de torcer vale tudo!

Denilson M. (POA) disse...

Só um adendo... TODAS as torcidas ditas "barra-bravas" ficam atrás do gol. Isso é de prache pq os ingressos nesses lugares são mais baratos e tb pq a galera que vai lá é tipo da "cozinha" ou do "barulho" e não é prioritário VER o jogo e sim incetivar o time!
Nem os integrantes da popular, nem a direção do Inter faria essa mudança sugerida. Minha opinião: quanto mais gurizada se juntar atrás do gol, inclusive na superior, mais alto serão ouvidos.

e dê-lhe bandeiraço no Beira-rio!!!

Sds coloradas.

Anônimo disse...

E sem falar da pressão que dá no adversário, diante do fato que é a goleira escolhida pelo ataque colorado no segundo tempo.

Denilson M. (POA) disse...

Certamente... a popular é um bafo na nuca do goleiro adversário...hehe

Anônimo disse...

Gaúchada,"chorolados" em geral.
Vocês se dizem prejudicados no Brasileiro 2005.Alguém de vocês, lembra que em 1976, a diretoria do seu clube colocou BHC na água do vestiário do adversário ? Que o próprio Dadá Maravilha disse em entrevistas, que essa torcida regional queria bater nos jogadores adversários na saída do estádio? Tentaram até fazer um tal de "SOS" p/ pleitear o Brasileirão 2005.KKKKKKK.Sois ridículos gaúchos,sua dança típica e o centro de cultura é um plágio dos Açorianos.Seu clube "chorolado" foi feto por paulistas e o Gaymio parece os bambis daqui:é um time que depende dos outros e acha que é europeu.
Sorte no Mundial da FIFA (aliás esse caneco já temos s/ sair daqui)e que vocês possam representar o Brasil (Lembre-se:nosso Mundial tinha Manchester Untd.Real Madrid e Vasco da Gama).
Quem sabe um dia tú possas vir no Pacaembú, já quem vem são os churrasqueiros que moram aqui !!!!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]