segunda-feira, setembro 11, 2006

O Meu 11 de Setembro

No dia 11 de Setembro de 2001, meu Pai estava visitando do Brasil. Ele me acordou dizendo que um avião tinha caído no WTC. Acordei rapidamente dizendo que ele tava louco, mas logo vi que era verdade. Minha mulher tinha saído para ir trabalhar em New York uma hora antes. Depois do choque inicial do que estava acontecendo tentei ligar pra ela no celular mas tive dificuladades já que todos as linha estavam ocupados.

Finalmente consegui falar com ela. Ela ja estava no trabalho ao lado do Empire State building e agora a gente tinha que decidir o que fazer. Na epoca ela ia ao trabalho de Trem então não era uma simples questão de pegar o carro e voltar. Ainda mais que NYC (Manhattan especificamente) é uma ilha accesivel no lado de New Jersey so por uma Ponte e Tunnel (ambas fechadas logo depois do ataque). Eu sabia que ia ser uma loucura para sair da cidade e voltar para New Jersey. Pensei em dirigir em direcao a NY (uns 30 Kilometros daqui) mas tambem já sabia que seria impossivel chegar perto. Ficar em NYC não era opção pois não sabíamos exatamente se algo mais ia acontecer.

Assim que as coisas continuavam a acontecer eu falei pra ela ir ate o Rio Hudson que separa a ilha de Manhattan de New Jersey. Lá eu falei para ela que os Ferry (o transporte via Barco) seria a unica solução. Ai ela saiu do trabalho e foi naquela direção. Ela e dezenas de milhares de pessoas. Logo depois perdi contato total com ela, as linha telefônicas não suportavam.

As horas foram passando. Normalmente a viagem daqui ate NYC leva uma hora ou um pouco mais, principalmente por causa de transito mas naquele dia seria diferente. Milhares de pessoas que trabalham em NY moram em New Jersey e eu sabia que ia ser uma confusão para achar uma maneira de chegar em casa. Chegar em NJ atravesando o Rio até poderia ser fácil, mas já no outro lado como fazer pra chegar em casa?

Quando garoto minhas primeiras memórias é do World Trade Center. Da minha janela em Newark New Jersey eu via o WTC lá longe. Foi e continua sendo muito estranho elas não estarem mais lá. Em Maio de 2000 levei meu amigo de Porto Alegre e sua mulher até o topo do WTC, ele vestido com a camisa do Inter. Meses depois, uma amiga nossa celebrou seu aniversario no 107 andar, no restaurante Windows on The World. Lembro direitinho daquela noite. Tinha uma banda de Swing tocando, o bar repleto de sofás para o conforto do fregues. Pouco imaginava que meses depois muitos iriam sofrer lá enquanto tomando o Café da manha.

Finalmente, 7 horas depois que ela saiu do trabalho minha esposa chegou em casa. Demorou 7 horas para viajar 30 Kilometros. No estacionamento onde ela deixava o carro para pegar o trem, os donos de 2 carros (veja as fotos) nunca voltaram. Em certas comunidades de New Jersey dezenas de carros ficaram assim. Nao morreram so Americanos, morreram Brasileiros e pessoas de praticamente todas as nacionalidades ja que New York é disparado a cidade mais repleta de estrangeiros no mundo.

A Vida aqui nunca mais foi a mesma. A minha esposa até hoje nunca assistiu as imagens daquele dia, nem lê nada sobre o assunto. Pra ela aquilo foi um pesadelo.

PS: (Escrito em Setembro de 2012).
Ao contrário da minha mulher eu já li varios livros sobre o assunto e praticamente vi todos os documentários. Eu sempre quiz saber o que aconteceu exatamente naquele dia. O que as pessoas pensavam, como escapara, quais decisões foram feitas que salvaram suas vidas etc etc etc. Recentemente visitei o Memorial lá mesmo e fiquei decepcionado com o clima Turistico. Pessoas de todos os cantos do Mundo que só estão lá por curiosidade sem relação alguma com o site vão lá pra tirar fotos (sorrindo) e tirar do checklist turistico. Tem até lojinha pra comprar produtos relacionados e vendedores ambulantes ao redor do site vendendo livros com fotos da tragédia. Tudo muito Disneyland para meu gosto.

Gastaram quase 1 Bilhão de dollars no memorial e o custo anual será de 60 Milhões de Dollars pra manter o site (20 vezes mais que a maioria dos sites históricos no País). Um museu no site só vai abrir em 2014.  Acho que exageraram. Acredito que um memorial menor para as familias irem lá de vez em quando teria sido mais apropriado. Hoje até as familias estão PDC com o clima turistico no site.

Quando tive lá achei um exagero. Aqui sempre falam coisas especialmente na epoca tipo "os Terroristas não podem vencer" mas quando tu faz um monumento desse tamanho, com museu mostrando a destruição acho que os próprios terroristas vão adorar. Afinal seu "trabalho" fica a mostra pra sempre no site do ataque.

Mas o que me irrita mais do que qualquer coisa são as pessoas que pouco estudaram os eventos daquele dia e ficam falando em conspirações porque viram videozinho no youtube. Especialmente dos prédios terem sido implodidos e de que foi missel no Pentágono. Qualquer pessoa com bom senso e que tenha realmente estudado o caso não falaria tamanha bobagem. É risível a ideia de que os predios foram implodidos...risível e ridiculo (O video claramente mostra o edificio desabando começando lá na area de impacto dos aviões).

Todas as teorias que rola por aí é um insulto a intelig6encia, ainda mais porque todas já foram desbancadas. Todas. O mesmo sobre um missel no pentágono. Não existe o menor indicio de Missel. Nunca existiu. Seria o mesmo que sugerir que foi um coelho rosa gigante que fez aquilo pois há tanta prova disso quanto a de um missel. Fica minha sugestão a quem acredita (ou quer acreditar nessas boboseiras) que caia na real e que veja e leia documentos de verdade sobre o assunto. Ficção é legal, mas vamos deixar isso pra Hollywood. Ah e PS...o Homem foi a Lua sim! Grow up!

E que fique bem claro, detesto Bush e sua tropa de vigaristas que comandavam a casa branca na epoca e tambem discordo com muitas coisas que os EUA já fez por aí. Mas essas coisas não mudam os fatos de 11 de 9.