quinta-feira, maio 18, 2006

3 Dinheiro jogado fora?


Em 1976 o GIANTS STADIUM abriu suas portas em New Jersey nos USA. Aqui pertinho de onde eu moro. E' um estadio espetacular, com capacidade para uns 78,000, e so cadeiras confortaveis. Ainda tem cabines de Luxo recem instalados e uma infra estrutura muito boa, alem de um estacionamento gigantesco. Em 1977 o Pele se despediu do futebol la com o Cosmos. Foi um jogo entre o Santos e Cosmos, e eu ainda garoto estava la.
Em 94 alguns jogos da Copa foram realizados la, inclusive a derrota da Italia para a Irlanda. O Clima era sensacional pois essa regiao tem muito Italiano e Irlandes.
Esse ano o estadio completa 30 anos e esta em excelentes condicoes, mas a sua "morte" ja esta com data marcada. Vao demoli-lo para construir um estadio novo por $800 Milhoes de dollars. Na minha opiniao uma loucura que exemplifica a direcao fiscal irresponsavel que este pais esta chegando.


Menos mal e' que quem vai pagar pelo estadio sao os donos dos time e nao o povo atraves de impostos como aconteceu com varios outros estadios. Pra mim seria um absurdo destruir um estadio em prefeitas condicoes e o povo ter que pagar so para fazer os donos mais ricos ainda.
Mesmo assim quem paga de um jeito ou outro e' o torcedor. Sabe quanto custa hoje para estacionar no estadio? $15 Dollars! So pra estacionar. E nao tem rua pra estacionar porque fica num complexo isolado. Voce tem que pagar. Dependendo do Esporte um ingresso custa de $20 a $100 dollars, por um jogo! Futebol Americano (NFL) voce nao entra por menos de $70. Soccer (nosso futebol) ainda se consegue ingresso por uns $25 (mais o estacionamento). Quer um cachorro quente...$5 Dollar.
Essa mania de estadios novos comecou a uns 15 anos quando um time de Baseball contruiu um estadio novo mas com estilo Classico. O estadio vivia lotado, o time melhorou e a grana rolou. Logo varias cidades queriam estadios novos. A loucura continua agora com a destruicao do Giants Stadium que tem apenas 30 anos de existencia. A Novo estadio sera no mesmo terreno mas onde hoje e' estacionamento, e depois o esatdio velho vai virar estacionamento.
O Time de futebol que joga la (Red Bull NY o ex-Metrostars) esta ganhado um estadio novo tambem, mas numa outra cidade nao muito longe. Mas o estadio do Red Bull sera menor com capacidade para 25 Mil e com um custo de $90 Milhoes de Dollars, ou seja uns 10% do custo do novo Giants Stadium.

3 Comentários:

Unknown disse...

Como é o time que está pagando acho que não tem problema. Se eles estão fazendo é por que vão ter (ou esperam ter) retorno. Pode ser que não exista muita vantagem em se ter o tal estádio novo, mas só os empregos gerados já devem valer a pena.

Unknown disse...

Quando é o governo que entra com a grana concordo contigo. Mesmo por que quem põe a grana é o governo e quem tem o retorno é o time. Aí é complicado.

Anônimo disse...

Essas coisas que não dá pra entender, um estádio muito bonito e relativamente novo, que já possui sua história própria os donos resolovem demolir, assim do nada.
Se estivesse abandonado e com problemas aí tudo bem, mas se está em perfeitas condições, não tem porque fazer isto.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]